Ir ao conteúdo

Módulos de RAM da mesma marca e modelo, mas frequências e latências diferentes

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde, Senhores e Senhoritas !

Infelizmente, eu não obtive sucesso em achar um esclarecimento para minha dúvida na internet, e mesmo consumindo muitos vídeos e sites. Peço, por gentileza, a ajuda de vocês...

Atualmente tenho um kit de Módulos da Ram ( Corsair Dominator Platinum RGB - DDR4 - 2x8 - 3200Mhz - 16-18-18-36 - CMT16GX4M2C3200C16 )

Não estou conseguindo achar outro kit igual, então, minha pergunta é... Eu achei outro kit Corsair Dominator Platinum RGB - DDR4 - 2x8 ) Porém, a frequência é maior e as latências são diferentes. Posso fazer essa combinação ? Se Sim, qual seria melhor ordem para encaixa-las visando tentar evitar incompatibilidade e ter o melhor aproveitamento e desempenho ? 

Na foto do anexo mostra atualmente como elas estão encaixadas. Se eu for adicionar outros dois pentes, encaixo nos dois barramentos disponíveis ou tem ordem mais apropriada ?

Placa-Mãe ( ASUS ROG STRIX B550-F WIFI II )

Obrigado desde já e que deus abençoe todos vocês !

Imagem do WhatsApp de 2025-11-20 à(s) 12.26.42_237f08c6.jpg

Postado

Esta usando os canais B1/B2, coloque as outras memórias nos canais A1/A2 - ficam intercaladas.

O que pode ocorrer (de ruim) é não conseguir ativar um perfil XMP porque são diferentes (frequência, timings) nos dois tipos. Então tem que tentar por overclock manual, na base do tentativa e erro.

Também, usando 4 pentes aumenta a possibilidade de problemas por incompatibilidade, estabilidade, tendo que usar as memórias numa frequência menor que as nominais, por exemplo,a 3000MHz ou mesmo 2667MHz.

Enfim, é uma "loteria", tem que "pagar para ver".

O melhor a fazer é comprar 2x16GB e vender as 2x8, e não demore a decidir porque memória está subindo constantemente (efeito das IA), piorado pelo fato que DDR4 chegando no fim de produção ano que vem, ou seja, a oferta vai diminuir ainda mais, outro fator de aumento de preço.

Preciso comprar um pente de  8GB, quinta feira passada comprava por R$ 210,00 na sexta foi para 235,00 no sábado para 245,00 e terça foi para 254,00 subiu + 20% em menos de uma semana.

Postado

@1lokos Estou usando nos barramentos B2-A2, as outras colocarei as novas no B1-A1 ?

Eu comprei essas duas no KaBuM por R$ 580,00 Reais. Achei um outro kit da corsair dominator por R$ 600,00 reais, mas a frequência é 4000 e a latência é diferente...gostaria de manter os quatro módulos.

Será que é possível que todas fiquem 3200 ou é isso que irá acontecer ? Porque as que tenho aqui é 3200 e as que estou vendo é 4000. Não teria problema para mim não poder aproveitar o máximo das de 4000 porque o preço dos dois kits vai sair o mesmo para mim.

• Solução
Postado

Você esta usando a configuração do meio nesta imagem, não mecha nela e adicione as novas memórias nos slots vagos. Tente ver se um perfil XMP configura as 4 em 3200MHz, se não faça a configuração manual,

Citação

Se você tiver quatro slots e quatro módulos de memória, deverá inserir um par de módulos idênticos no primeiro e terceiro slots e outro par de módulos idênticos no segundo e quarto slots.

pcw09_MSI-Handbuch.jpg?quality=50&strip=

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...