Ir ao conteúdo

NCQ o q é isso ?

Salla

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por Bradley@03 fev 2005, 21:36

isto foi tirado da página do link que você colocou.

native command queuing (NCQ)

[]'s

HEHE, acho que ele quer a explicação... não o nome.......

Cara, não sei se estou certo, mas acho que é assim...

Esse NCQ é uma tecnologia que estão começando a aparecer nos HD´s SATA I, e essa tecnologia virá incorporada em SATA II...

Ja tinha explicado em outro topico sobre esse NCQ, mas continua a advertir, que não sei se estou certo..

È tipo assim, por exemplo um arquivo é formado pelas letras A B C D, nos HDs sem essa tecnologia o HD primeiro iria procurar a letra A, depois a B etc.. ou seja, os dados seriam acessador por ordem... E mesmo se a letra D passase pelo caminho enquanto o HD tava procurando a B , o hd não daria bola,....

COm essa tecnologia essas letras podem ser acessadas aleatoriamente, o HD pegaria quem estivesse no caminho...

COm isso se promete um menos tempo de acesso aos dados....

Me corrijam se eu tiver errado.

falou

Postado

ola, gostaria de saber o q significa NCQ, é sata2 ???

o solicitado era o que significa e não o que é, como funciona, etc...

na realidade, é uma tecnologia que da capacidade ao HD de aceitar o encadeamento de uma série de comandos e executá-los de forma a, teóricamente, obter melhor desempenho. a controladora onde o HD estiver conectado tem que suportar NCQ.

parece que nem sempre o desempenho melhora.

deem uma olhada AQUI

[]'s

• 2 meses depois...
Postado

Tenho uma hd da Seagate de 80 Gb com o tal NCQ e ainda não consegui perceber nenhuma diferença em relação ao mesmo hd da Seagate sem o NCQ.

Talvez se perceba alguma diferença usando algum soft de desempenho, mas no uso normal nçao consigo perceber nada.

Valeu

Katendo :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por Katendo@30 de abril de 2005, 22:37

Tenho uma hd da Seagate de 80 Gb com o tal NCQ e ainda não consegui perceber nenhuma diferença em relação ao mesmo hd da Seagate sem o NCQ.

Talvez se perceba alguma diferença usando algum soft de desempenho, mas no uso normal nçao consigo perceber nada.

Valeu

Katendo :bandeira:

Amigo , primeiro você deve saber se o chipset de sua placa mãe suporta NCQ, você vai encontrar isso na net, ou na bios da placa mãe...........

Não vai adiantar nada por exemplo se você por um HD com NCQ se o chipset não o suporta, portanto o NCQ é desativado...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...