Ir ao conteúdo

Como exatamente funciona o Zero RPM e o potenciômetro da Corsair RM750X ATX 3.1?

Ir à solução Resolvido por Batata Defumada,

Posts recomendados

Postado

Comprei recentemente a Corsair RM750X ATX 3.1 Sobre o potenciômetro que controla a fan (acho que é isso), qual posição seria mais recomendada? O suficiente até o barulho não incomodar?

edit: acabei de ler que o "zero rpm mode" controla automaticamente a rotação da ventoinha, sendo a opção recomendada, certo?

• Moderador
Postado

@Maacaa O modo Zero RPM já é o predefinido, o botão seletor atrás dela funciona de maneira diferente do convencional, em vez de ativar ou desativar o Zero RPM ele vai apenas influenciar na velocidade de rotação que a ventoinha vai começar a girar, mas o momento em que ela começa a girar não se altera.

No link abaixo está bem explicadinho:

Como funciona exatamente o botão de controle da ventoinha nas fontes de alimentação CORSAIR?

• Curtir 1
Postado

@Batata Defumada Perfeito, entendido.

Em resumo, a ventoinha vai começar a girar a depender da carga na qual ela for demandada ou em uma temperatura pré-definida pelo fabricante. Enquanto esses valores pré-definidos de carga ou temperatura não forem atingidos, a ventoinha permanece parada.

Entendi que o botão de seletor define a rotação da ventoinha quando a mesma entrar em operação (carga ou temperatura). Entretanto, ainda ficou algumas dúvidas que não encontrei a resposta:

1. Caso eu não defina nenhuma rotação, deixe o botão 'desativado', o gerenciamento seria automático? Ou seja, ela vai entrar em funcionamento quando atingir um dos dois parâmetros (carga ou temperatura), mas a velocidade de rotação vai ser variável? Sempre se ajustando para o resfriamento necessário?
  2. Caso eu defina uma rotação, quando ela entrar em operação, só vai rotacionar nessa velocidade que eu defini ou essa velocidade que eu defini é só pro "start" da ventoinha? Caso seja necessário maior resfriamento, ela aumentaria a rotação automaticamente?

Não sei se consegui ser claro nos meus quesionamentos.

Agradeço desde já.

• Moderador
  • Solução
Postado

@Maacaa Olá! Primeiramente, eu movi nossos posts para este tópico dedicado, de forma a não escapar do escopo do tópico daquele outro usuário.

1 hora atrás, Maacaa disse:

Caso eu não defina nenhuma rotação, deixe o botão 'desativado', o gerenciamento seria automático? Ou seja, ela vai entrar em funcionamento quando atingir um dos dois parâmetros (carga ou temperatura), mas a velocidade de rotação vai ser variável? Sempre se ajustando para o resfriamento necessário?

Exato. Vai funcionar da forma que o Zero RPM foi originalmente projetado na sua fonte.

1 hora atrás, Maacaa disse:

Caso eu defina uma rotação, quando ela entrar em operação, só vai rotacionar nessa velocidade que eu defini ou essa velocidade que eu defini é só pro "start" da ventoinha? Caso seja necessário maior resfriamento, ela aumentaria a rotação automaticamente?

É apenas para o start, à medida que certos níveis de carga e/ou temperaturas forem atingidos ocorrerá a variação da rotação.

Se não fosse assim, algum usuário desavisado poderia facilmente prejudicar bastante a fonte mantendo a ventoinha em baixíssima rotação em cenários de grande aquecimento devido a cargas elevadas, por exemplo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...