Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente troquei de fonte no pc (msi mag A850GL) e ela veio com um ruido muito irritante que aparece de vez em quando mais alto e em alguns momentos somem, pesquisando descobri que se trata do coil whine, gostaria de saber se colocar um bom no-break tipo um sms pro ajudaria nesse sentido pois estaria fornecendo energia limpa e corrigindo essas variações na rede. 

Esse problema de coil whine já vem ocorrendo no  meu filtro de linha (clamper) do mesmo jeito aparece e some, troquei o filtro e diminuiu mas acontece do mesmo jeito me levando a pensar que pode ser a uma caracteristica da rede eletrica de casa, será que colocando um no-break posso minimizar esse problema?

• Moderador
Postado
19 horas atrás, Icaro Lara disse:

será que colocando um no-break posso minimizar esse problema?

A resposta rápida é: Um no-break não vai resolver seu problema!

O coil whine não é causado por variação da rede, mas sim por vibração física das bobinas/indutores dentro da fonte, GPU ou placa-mãe quando passam corrente, ou seja, energia “limpa” não impede as bobinas de vibrarem já que o ruído não vem da rede, vem da própria eletrônica da fonte.

Você pode tentar acionar a garantia e solicitar a troca da fonte (RMA), não acredito que não seria aceita a solicitação, tendo em vista que é algo normal, mas não custa tentar.

Além disso, segue um vídeo do Gabriel Torres sobre coil whine: Coil whine é prejudicial?

• guilherme_dr alterou o título para No-break poderia eliminar ou diminuir coil whine?
Postado

@guilherme_dr  Mesmo que apareça de vez em quando não tem a ver com a rede? 

Isso aparece umas 2 3 vezes por dia e dura uns 5 min depois some.

Será que eu aterrar essa tomada melhora nesse sentido?

@ArturGC  A fonte é novinha e de boa qualidade, como eu disse é de vez em quando, nesse momento mesmo está tudo normal, sem ruído.

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Icaro Lara disse:

Mesmo que apareça de vez em quando não tem a ver com a rede?

Coil whine normalmente não é contínuo, ou seja, pode aparecer ao entrar em um jogo, forçar o hardware com benchmarks ou quando a taxa de quadros está ilimitada em jogos, fazendo o FPS ficar muito alto (tipo 1000 FPS 😅), já vi casos em que o coil whine só ocorria no menu de um jogo específico, ao iniciar a gameplay parava.

Você pode testar e ligar o PC em outra tomada (acho que não irá mudar em nada) e também alterar plano de energia no Windows para Equilibrado, pode ajudar a reduzir, mas não é garantia.

Postado

@guilherme_dr  No caso aqui independe do quanto de processamento está sendo exigido, as vezes to usando 80% da gpu e ta tudo normal e com o computador desligado começa o ruído no filtro de linha e na fonte, é bem estranho, a casa não tem aterramento, vou fazer na tomada do pc pra ver se resolve.

Acredito que esse ruído comece quando algum vizinho liga algum equipamento porque não é aqui em casa, o bom é que dura uns 5 min e para mas quando acontece é bem irritante.

• Moderador
Postado

@Icaro Lara Tudo que mencionei até o momento foi levando em consideração que pudesse ser coil whine, mas existe a chance de não ser e estarmos falando de algum ruído por interferência externa (geladeira, ar-condicionado, ferramenta elétrica, etc.), então, vale sim tentar o aterramento, conectar o PC em outra tomada, não ligar ao filtro para testar (ligar direto na tomada) e até tentar outro ambiente, como a casa de um amigo. 

Faça os testes e volte para nós contar se resolveu o problema!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...