Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Cara, vou falar que eu sempre tive duvida sobre isso.

Ter mais W/mK Realmente implica positivamente em desempenho? Vejamos bem, isso não seria mais limitado a condutividade em relação ao processador? o que quero dizer que o desempenho em refrigeração, no caso a negatividade em C° não seria influenciada principalmente pela eficiência do dissipador do cooler? do que na transferência de calor em W/mK da pasta térmica, claro eu sei, mas mesmo que a gente colocasse uma pasta térmica boa tipo, kryonaut grizzly ou MX-6, realmente faria diferença a condutividade nesse sentido? mesmo que a gente tivesse maior quantidade de condutividade, isso não seria limitado pela dissipação do cooler, então mesmo que tivesse essa melhora, a temperatura C° não iria cair?

Estou falando de uma diferença de 2 a 5 graus, realmente é possível ela existir?

• Cydro Anemo alterou o título para Condutividade termica em relação a refrigeração de CPU e GPU
  • Solução
Postado

Quanto mais qualidade e eficiência um dissipador tem, maior será o tempo até atingir o equilíbrio térmico. O único papel da pasta térmica é transferir esse calor de forma eficaz para o dissipador evitando formações de bolhas de ar e preenchendo micro espaços que atuam como isolante térmicos. 

Se você tem um dissipador muito bom, e possui uma pasta térmica de má qualidade. Essa pasta terá uma condução térmica baixa que fará com que a transferência de calor tenha uma performance significativamente menor, assim fazendo com que o calor fique mais retido na área da CPU, por exemplo.

O intuito da pasta é sempre transferir o calor da forma mais eficaz possível. Quando isso não acontece, o seu dissipador não estará trabalhando da melhor forma, pois não está recebendo essa transferência de calor de forma eficiente. 

Hoje é muito fácil encontrar pastas de qualidade. Com o crescimento do mercado principalmente aqui no Brasil, é muito fácil encontrar diversas OEMs e White Label's. Isso, com um preço bem acessível. 

Mas, é importante lembrar que de nada adianta uma pasta térmica de qualidade e uma má aplicação. Com uma aplicação incorreta, você terá uma condução térmica prejudicada devido as formações de bolhas de ar atuando como isolante térmico. Você irá observar uma diferença de temperatura significativa. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...