Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Então, desde julho desse ano, comprei meu primeiro pc, só que como era minha primeira vez mexendo nele eu ainda tava com um certo medo de montar errado então pedi para um técnico montar, ele me havia dito que meu gabinete não tem a funcionalidade de mudar as fans que acompanha nele no botão led nem o reset (é um Superframe Hawk)

https://www.terabyteshop.com.br/produto/24767/gabinete-gamer-superframe-hawk-RGB-mid-tower-vidro-temperado-e-atx-black-sem-fonte-com-3-fans?srsltid=AfmBOopXyOcFUxGivOqLvcS1X6KPCcOcnQXyj39MSFXmJ-UqHXJCLn64

Ele disse que se eu quisesse ou trocava as 3 ou só deixava ligado na fonte pra elas ficarem no modo rainbow, então deixei, posteriormente instalei umas fans da rise mode que ganhei, e percebi que as fans do gabinete elas são conectadas umas nas outras, e tem um certo fio que sai pela parte de cima, fui atrás de ver o que era e percebi que era o "controlador" delas, tentei conectar ao botão led ou reset, mas sem sucesso, gostaria de uma ajuda

Postado

Nestes fans baratos (e fracos) quando uma das fans tem um cabo com dois fios saindo dela, com um conector femea na ponta, é para ligar no cabo do botão LED do gabinete*, que usar para trocar as cores e efeitos do "frufru" de fans pelas opções pre-programadas na memória de um chip dentro desta fan.

Para que isso funcione, essa fan com o cabo tem que ser a primeira fan da fila, pois ela é o "controlador" das outras.  Geralmente ela esta ligada num Molex branco, que vai num Molex da fonte. Fora verificar isso não a mais nada a fazer.

Esse tipo de LED "baratex" não pode ser controlado por controladora ou por sofware, só pelo botão LED ou Reset. *

* Quando o gabinete não tem botão LED usa-se o botão Reset, que não faz falta para uso normal, mas o Hawk tem o botão LED.

Postado

Desculpa a demora, mas obrigado por esclarecer algumas coisas, mas eis a questão, elas não tem molex, elas são conectadas umas nas outras e vai direto em conexão sata (eu acho?)

Screenshot_2025-12-08-16-06-20-146_com.instagram.android.jpg

Screenshot_2025-12-08-16-06-16-880_com.instagram.android.jpg

Postado

Molex, Sata...tanto faz, são fans de RPM fixa para ligar direto na fonte.

O fio (2 pernas) que sai da primeira fan da sequencia é que liga no botão LED do gabinete. Por estas fotos ai não da para saber o que é o que.

• GabrielLV alterou o título para Fans do gabinete Superframe Hawk não respondem ao botão LED ou reset

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...