Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comecei a montar meu primeiro PC. Como o processador e SSD ainda não chegaram, tirei o dia para montar a fonte e fazer a organização dos fios, e deixar as 4 Fans que vieram no gabinete preparadas. 

Vi uns vídeos, montei em série e liguei com o cabo Molex da fonte, mas sobrou aquele cabinho de dois pinos (um orifício está vazio) que controla o LED. Youtubers sugerem ligar em um dos fios do gabinete (reset), mas minha placa-mãe (MSI B650 Gaming Plus) tem duas entradas RGB (figura anexa). Eu não poderia ligar em uma delas e deixar o fio de reset na sua função original? Mas aí como eu controlaria os LEDs?

Valeu!

IMG_20251207_163241664_HDR.jpg

IMG_20251207_164452018_HDR.jpg

SmartSelect_20251207_205320_Drive.jpg

• GabrielLV alterou o título para Como ligar o RGB das fans na MSI B650 Gaming Plus com gabinete Hayom?
Postado

Esse cabo com 3 pinos - faltando um; não pode ligar na placa-mãe, se fizer isso vai danificar. 

Quando o "frufru" dos fans é controlável por placa-mãe vem um conector ARGB - 3  pinos "banguela", compatível com o conector JARGB_V2_1

51nXcrOExwL.jpg

Em geral o tipo de LED que colocam em fans baratos de gabinetes baratos é o "Rainow",  não tem controle por placa-mãe ou controladora, é só pelo botão LED ou Reset  do gabinete - usa o Reset quando o gabinete não tem botão LED, hoje em dia a maioria tem.

Dentro do primeiro fan da sequencia tem um chip com algumas cores e efeitos "frufru" pré-programados, que alterna pelo botão do gabinete.

Qual o modelo desse gabinete - parece "aquário"; se for a fan que aparece na segunda foto esta orientada errado.

• Curtir 1
Postado

@1lokos muito obrigado pela resposta. Eu não abri a embalagem da placa-mãe ainda, mas, vendo a foto que mostrou, conferi que essas entradas são pinadas e nem daria mesmo para eu espetar esse cabo branco. Valeu por me atentar disso!

É um gabinete aquário Hayom 1799. Ele só tem dois botões no topo, um maior (provavelmente liga desliga) e um menor (provavelmente reset). Para eu controlar as luzes, eu teria então de fazer a ligação que simulei na foto? Não sou obrigado a ligar o "reset" na placa-mãe? Nesse caso o botão reset não seria "reset" (eu poderia usar o comando do Windows, ok) e ele mudaria as luzes? Vou ver o que você disse sobre a a fan principal (a que possui o fio solto): ela deve ser a primeira após o Molex da fonte, certo?

(eu também acho frufru... é que estou montando com meu filho - quero mostrar para ele como funciona - e as luzinhas vão deixá-lo mais interessado rsrs)

@lordekay2 obrigado por alertar! Percebi agora que não daria para espetar lá mesmo!

Postado
1 hora atrás, TioDito disse:

Não sou obrigado a ligar o "reset" na placa-mãe? Nesse caso o botão reset não seria "reset" (eu poderia usar o comando do Windows, ok) e ele mudaria as luzes?

Não é obrigatório conectar o botão Reset na placa-mãe, e na prática ele não faz falta. É mais um "legado" da era DOS.

O Reset é usado para reiniciar o PC quando o Windows congela, em uso normal o Windows tem o proprio botão Reset.

Se o PC congelar, pode fazer o "reset" apertando e segurando o botão Power que o PC desliga, aperta de novo (normal), liga novamente.

Meu gabinete "Frankenstein" só tem o botão Power (liga/desliga) e o power LED, que indica se esta ligado.

Conectando o cabo de controle dos fans no botão Reset, o botão funcionará apenas para alternar as cores (umas 10) dos LED, e os efeitos pré-programados do "frufru" dos LED.

Faz isso apertado o botão em sequencia, primeiro mudam as cores, depois mudam os efeitos, e em alguns casos a última posição do botão desliga tudo, e depois reinicia o ciclo novamente.

Citação

Vou ver o que você disse sobre a a fan principal (a que possui o fio solto): ela deve ser a primeira após o Molex da fonte, certo?

Sim, a fan principal (da qual sai o fio de controle) tem que ser a primeira da sequencia - antes daquele conector Molex branco.

As fans no "piso" do Gabinete Hayon G1799 devem estar soprando ar para dentro. Pela foto esta soprando para fora, a não ser que seja fan reversa, o que o desenho das pás indica não ser.

A ilustração do anúncio do gabinete também mostra as fans no fundo e na lateral na posição errada, soprando para fora, colocam assim porque fica "bonito na foto" - não mostra o suporte dos motores do fan dentro do gabinete.

Do jeito que esta o gabinete na foto abaixo, todas as fans estão soprando para fora, isso cria pressão negativa dentro do gabinete e ele vira "aspirador" de pó, porque aceleração da gravidade (9,8 m/s) empurra ar e poeira para dentro por todo furo e ranhura que tiver no gabinete. E pior, deixa o radiador do WC (na lateral direita) com "fala de ar".

gb1799-b-470x543.png

Para resolver esta questão "estética" - que ficou mais evidente nos "aquário"; existem as fans "reverse" (invertidas) para colocar nas entradas de ar, elas sopram para dentro - na mesma direção do cubo do motor; assim o suporte do motor não fica aparecendo dentro do gabinete. Exemplo:

cooler-para-gabinete-pcyes-sangue-frio-3

1 hora atrás, TioDito disse:

(eu também acho frufru...

Liga não, coisa de gerações... "Teoria da conspiração": essa imposição de PC colorido coincidiu com o auge da imposição da agenda do "wokismo". 😜 

• Curtir 1
Postado

@1lokos Joia! Vou conectar o cabo de controle com o fio reset do gabinete então. Um problema a menos. Agora esse lance da direção do vento das fans vou conseguir ver só quando ligar a placa-mãe... eu não entendi bem como checar a orientação com elas parada (pensei em colocar um pedacinho de papel quando elas estivesse funcionando rs). De qualquer forma, como você citou alguns pontos de montagem, estou enviando uma foto do gabinete até agora. Já passei os cabos da MB para a frente (24pin, CPU (superior), Audio e USB lá embaixo na esquerda, USB azul do gabinete e liguei o controle da fan no reset. Próximo passo é colocar os espaçadores e aguardar o processador.

Se quiser comentar algo sobre as fans ou se há algo muito errado, ficarei muito grato com sua disponibilidade. Obrigado!

IMG_20251208_141723079_HDR.jpg

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...