Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos,

comprei recentemente um ASUS F16. belíssimo notebook, desempenho muito top, gostei demais, consigo jogar todos os jogos que quero.

ele veio com um SSD NVMe de 512GB e possui um slot M.2 extra para conectar outro SSD.

eu já tinha um SSD NVMe Netac de 256GB que não estava utilizando, já usei algumas vezes para testar instalação de sistema em outro computador, nunca me deu problema.

então pluguei o SSD Netac no segundo slot M.2 do notebook, liguei, comecei a usar, tudo normal, funcionou bem.

aí no outro dia liguei o note e o SSD não mostrava mais no windows, e nada no gerenciador de disco também.

reiniciei o note e nada também.

mexi um pouco com configurações da BIOS, habilitei, desabilitei o controlador VMD da intel, atualizei todos os drivers, o Intel IRST, desabilitei economia de energia para o drive, para o PCIe, enfim... aí o SSD voltou a aparecer.

no outro dia, sumiu de novo.

aparentemente ele volta a aparecer quando eu acesso a BIOS e clico salvar e sair, sem mexer em nada, mas aí na próxima reinicialização some de novo.

notei que algumas vezes quando eu deixo o notebook suspender, quando ele volta dá uma tela azul com erro DRIVER_POWER_STATE_FAILURE, e quando reinicia o SSD não está mais lá.

se alguém tiver alguma ideia, agradeceria... já tentei pesquisar por tudo, consultar GPT, Gemini, DeepSeek e o que for, e não consigo resolver de jeito nenhum.

já tive esse problema antes com o notebook Dell de uma cliente, ela me pediu pra instalar um SSD a mais no notebook dela, aí instalei, e ele ficava desaparecendo do nada. no fim resolvi o problema instalando o Windows no SSD extra, e deixando o principal para armazenamento, assim não sumiu mais. estou considerando fazer isso no meu também, como último caso.

TL;DR: instalei um SSD NVMe extra no notebook e ele fica sumindo do windows e do gerenciador de disco, já tentei de tudo mas não consegui resolver

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...