Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal Boa tarde! eu tinha um Ryzen 5 5600, mas ele sofreu um acidente e acabou entortando e quebrando alguns pinos, isso me fez precisar comprar outro CPU, apareceu para mim um 5700x, consegui compra-lo, então resolvi testa-lo no Fortnite, (jogos diversos jogos) mas fui no Fortnite porque ja estava instalado aqui na maquina, notei que perdi um pouco de desempenho, percebi também que o clock do meu CPU não fica fixo em 4650MHz, ele oscila muito, tipo, tem horas que o clock  esta em 4600Mhz, 4400,MHz, 4500mhz, etc, tenho uma A520M-A pro da MSI, vi uns testes na internet e ela segura ate que bem o 5700x em stock, minha placa-mãe não tem PBO, não mexi em nada na BIOS, Resolvi ate formatar o pc  para ver se podia ser algum problema do Windows, mas parece que ficou a mesma coisa, sera que e algo psicologico? ou eu perdi desempenho? sera que a placa-mãe ta limitando o CPU? vou deixar minhas configs abaixo.

Ryzen 7 5700X

GTX 1660 SUPER 6GB

16 GB 2x8 3200mhz

SSD 1 tb sata

JOGO com tudo no baixo no modo performance 

• J.Augusto F alterou o título para Ryzen 7 5700X não se mantém em 4,6Ghz no Fortnite
  • Membro VIP
Postado
3 horas atrás, sevenxl disse:

Olá pessoal Boa tarde! eu tinha um Ryzen 5 5600, mas ele sofreu um acidente e acabou entortando e quebrando alguns pinos, isso me fez precisar comprar outro CPU, apareceu para mim um 5700x, consegui compra-lo, então resolvi testa-lo no Fortnite, (jogos diversos jogos) mas fui no Fortnite porque ja estava instalado aqui na maquina, notei que perdi um pouco de desempenho, percebi também que o clock do meu CPU não fica fixo em 4650MHz, ele oscila muito, tipo, tem horas que o clock  esta em 4600Mhz, 4400,MHz, 4500mhz, etc, tenho uma A520M-A pro da MSI, vi uns testes na internet e ela segura ate que bem o 5700x em stock, minha placa-mãe não tem PBO, não mexi em nada na BIOS, Resolvi ate formatar o pc  para ver se podia ser algum problema do Windows, mas parece que ficou a mesma coisa, sera que e algo psicologico? ou eu perdi desempenho? sera que a placa-mãe ta limitando o CPU? vou deixar minhas configs abaixo.

Ryzen 7 5700X

GTX 1660 SUPER 6GB

16 GB 2x8 3200mhz

SSD 1 tb sata

JOGO com tudo no baixo no modo performance 

Esse comportamento não é necessariamente anormal, nem todo chip vai conseguir manter o boost máximo em todos os cores(nenhum 5700x é igual ao outro, cada unidade só foi "binada" pela amd pra ter características semelhantes de fábrica).

Como essa placa-mãe não permite overclock e como o  boost está funcionando apesar de não pegar o clock máximo eu duvido que seja questão de configuração de BIOS. 

Outra possível culpada é a temperatura do processador. Qual temperatura ele tem pegado em média quando você joga? 

Você pode tentar também instalar os drivers de chipset da AMD se ainda não fez e mudar o power plan do Windows pra alto desempenho(nessa ordem)porque o modo equilibrado as vezes causa inconsistência nos clocks.

Ou então pode ser simplesmente pelo fato do Fortnite ser um jogo que não faz bom uso de paralelismo deixando muitas threads "dormindo" e o software tá reportando a frequência média dos núcleos, com poucos núcleos sendo de fato requeridos pela aplicação só eles vão estar com a frequência máxima e os núcleos mais ociosos vão estar com a frequência mais baixa derrubando a média reportada pelo software.

Postado

@343 mano, então, meu processador fica em torno de 82, 83, 80 graus, eu uso ele com um cooler box, aquele padrão da amd, mano, mas agora to pensando, sera que o silicio do meu cpu, e muito inferior?

• Membro VIP
Postado
19 horas atrás, sevenxl disse:

@343 mano, então, meu processador fica em torno de 82, 83, 80 graus, eu uso ele com um cooler box, aquele padrão da amd, mano, mas agora to pensando, sera que o silicio do meu cpu, e muito inferior?

Mesmo que todos os cores estejam de fato 100-200 MHz a baixo do boost máximo isso não faz muita diferença.

As temperaturas estão meio próximas do limite de operação, talvez seja essa a causa.

Ou pode ser simplesmente o que eu falei em cima: alguns núcleos estão com frequência menor porque não estão sendo muito requeridos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...