Ir ao conteúdo

Migrar da plataforma AM4 para AM5, até R$4.000,00

Ir à solução Resolvido por 1lokos,

Posts recomendados

Postado

Atualmente uso essas configurações:
Ryzen 3 3200g
2x2666 DDR4
Placa-Mãe MSI A520M-A PRO
Fonte Gamer Rise Mode Zeus, 550w
SSD kingston 240G

Estou pensando fazer um upgrade para AM5, mantendo um processador com gráfico integrado.

• Moderador
Postado

@Fang Você deve estar ciente que os preços das memórias estão ridículos, quando se encontra pra comprar, então eu acho melhor perguntar: qual o motivo do desejo de migrar pra AM5?

Você pode gastar bem menos comprando um processador AM4, como um Ryzen 5 5600GT, por exemplo, ainda seria um upgrade decente.

• Batata Defumada alterou o título para Migrar da plataforma AM4 para AM5, até R$4.000,00
Postado
Em 23/12/2025 às 17:58, Fang disse:

Atualmente uso essas configurações:
Ryzen 3 3200g
2x2666 DDR4
Placa-Mãe MSI A520M-A PRO
Fonte Gamer Rise Mode Zeus, 550w
SSD kingston 240G

Nessa placa-mãe MSI A520M-A pode usar qualquer CPU AMD, desque que seja em stock - sem overclock.

Se sua prioridade é jogos, compre o Ryzen 55003XD - R$ 1.000,00 (P'chau), se isso for secundário, o Ryzen 5700X - R$ 1.200,00 (P'chau) é melhor em multitarefa, e aproveita para comprar um NVMe de 1 TB, antes que aumente mais, o popular Kingston NV3 já aumentou uns 45%.

Postado

@1lokos opa mano, isso mudaria com uma placa de Vídeo? eu era problemático depois que a minha antiga deu problema, mas vou abrir minha mente para esse caminho.

• Solução
Postado

Esses dois CPU sugeridos,  Ryzen 5500X3D e 5700X não tem Vídeo integrado, então precisa de uma placa de vídeo.

Sem placa de vídeo tem que ser uma APU, ex.  Ryzen 5600GT - R$ 847,00 mas o vídeo integrado pouco difere do 3200G, se equiparado a uma AMD Radeon RX 550, praticamente inútil para jogos atuais. 

Se não pretende comprar uma GPU já é o caso de migrar para AM5, pois o Vídeo integrado de um Ryzen 8600G - R$ 1.159,99; é melhor que dos AM4. Nesse caso terá que se contentar com 16 GB (2x8GB) DDR5 5200 MHz, ou o orçamento vai só na memória.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...