Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia,

Possuo a seguinte configuração:

• Ryzen 7 7700X
  • placa-mãe ASUS TUF GAMING B650M-E WIFI Micro ATX AM5
  • Cooler Be Quiet Pure Rock Pro 3, 120mm

• Gabinete Pichau Gadit 2 com 3 fans frontais que vieram no gabinete, mais 2 fans superiores e um fan anterior Arctic P12 PWM, 120mm

Até esse fim de semana, minha temperatura média em jogos mais pesados como GTA 5 com Ray Tracing ativado, Expedition 33 e Black Desert Online, ficava em média entre 60º - 75º. Porém nesse fim de semana com as temperaturas na minha cidade ficando mais altas, 28º - 32º graus por exemplo, percebi que em alguns momentos a temperatura média nesses mesmos cenários ficava por volta de 75º - 81º. Essas temperaturas não eram constantes durante todo o tempo, inclusive ficando nas temperaturas médias que estava acostumado durante momentos da gameplay. Em outras atividades como meu trabalho, com programação, uso do Docker, etc, as temperaturas ficavam normais também. Além disso, as temperaturas da placa de vídeo estavam normais também, 55º - 70º se não me engano. Sei que o fluxo de ar nesse gabinete não é muito bom, pretendo fazer a substituição dele no próximo ano.

Nesse sentido, o processador atuar com essa média de temperatura é um problema? Ou essa temperatura apesar de não ideal seria "aceitável" por alguns meses, até que eu consiga fazer a mudança do gabinete? Ou o gabinete em si pode não estar sendo o principal problema e sim alguma outra questão, como configuração do processador (estou usando as configurações que vieram da compra) ou algo como a direção dos fans (os 2 fans superiores estão jogando o ar de dentro para fora, nesse caso o fan da frente poderia estar "roubando" o ar frio que iria chegar ao Cooler da CPU?)? O que posso fazer para tentar validar o principal problema nessa situação?

Todas as sugestões são bem vindas!

Obrigado!

Postado

@predo99 Essa temperatura está boa amigo, esse Ryzen foi projetado pra operar numa faixa de temperatura perto dos 95º Graus.

Se a temperatura ambiente aumenta, a temperatura dentro do gabinete também. Eu mesmo ganhei uns 3-5ºC à mais na CPU durante esse calorzão.

Esse cooler é bom, não é high-end, mas é adequado pra tua máquina. O resto também, aparentemente, ta tudo ok.

Se isso acabar te incomodando, faz uma limpeza geral no gabinete, melhorando esse fluxo de ar, vai ganhar uns graus à menos.

Considere também um fan traseiro até trocar de gabinete.

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, predo99 disse:
  •  75º - 81º. E

Nesse sentido, o processador atuar com essa média de temperatura é um problema? 

Para o CPU não tem problema ficar nos 80 graus, verifique se outros componentes, GPU, VRM não estão sendo afetados pelo ar quente dentro do gabinete.

Para ver o qual ruim esta o airflow do gabinete, remova o painel frontal, se der 5 ou mais graus de diferença o gabinete é ruim, se for o caso troque os fans "de enfeite" que vieram no gabinete por modelos melhores (CFM, pressão).  

O "mesh" frontal do Gadit 2 não é dos piores, os furos oblongos tem area maior do que o que fica de metal, deve ter uma porosidade de 40-50%, o que é bom.

Citação

Gabinete Pichau Gadit 2 com 3 fans frontais que vieram no gabinete, mais 2 fans superiores e um fan anterior Arctic P12 PWM, 120mm

Inverta o fan no topo do gabinete que fica perto da frente, para admitir ar, como os "pros" fazem. *

Quando usa CPU Cooler a ar, fans no topo que fiquem para a frente do air cooler, puxam para fora parte do ar fresco que entra pelos fans da frente prejudicando o CPU Cooler a ar, pois cria pressão negativa na frente do fan. Veja aqui com fumaça.

Os melhores CPU Cooler a ar mantem um Ryzen 7700X em jogos na faixa dos 70-75 graus, num ambiente com ar condicionado a ~24 graus.

* A NZXT, baseado em teste que fez com o gabinete H6, recomenda nem colocar fans no teto quando usa CPU Cooler a ar. Ja a Lian Li criou uma "PLACA DE FLUXO DE AR ANTI-vazamento DE PRESSÃO" para tapar os furos no teto do Lancool 217, que reduziu 2 graus na temperatura de um i9-14900K, o que para este "Chernobyl" pode ser a diferença entre o "thermal throttling" ocorrer ou não. Alias, os "pro" imitaram esta tampa. 😉 

%E7%A9%BA%E5%86%B7%E9%81%AE%E7%89%87%E8%

• Curtir 2
  • Batata Defumada alterou o título para AMD Ryzen 7 7700X com temperaturas entre 75 - 81ºC, tem problema?
Postado

Boa noite,

Muito obrigado pelas informações e sugestões. Sobre a temperatura nos outros componentes, eu só observei a da GPU pois estava monitorando com uma configuração básica do MSI Afterburn, e a temperatura dela estava o que acredito ser o normal ficando por volta dos 65º numa média dos valores. Irei fazer uns testes hoje e amanhã, observando a temperatura em outros componentes, usando o HWinFO (é o único outro programa que conheço kk não sei se é o ideal para isso, mas se tiver alguma sugestão melhor ela é bem vinda) e fazer um teste sem o painel frontal.

Sobre a posição do fan superior foi bem interessante esse vídeo com o fluxo do ar, vou aproveitar o feriado para tentar fazer essa mudança e também observar o resultado.

Postado

Boa tarde,

Fiz alguns testes essa semana, em dias diferentes, a seguir alguns dos resultados. 

Obs. 1: ainda não fiz testes trocando a direção do fan superior.

Obs. 2: testando com o mesh frontal removido não percebi muita diferença de temperatura, no máximo 1º-2º em alguns momentos, mas não uma diminuição constante.

Teste uso geral (trabalho e jogos) - média 3 - 4 horas de uso:

testeGeral1.thumb.png.94029e5eec7cff4149d61930903a0a36.png

testeGeral2.thumb.png.7c9a8224d0174ba88d7b7167b7b3ed3b.png

Teste somente jogos - média 1 - 2 horas de uso:

testeJogos3.thumb.png.2a70be891543ecba3be67148ad521247.png

Durante o uso sem jogos, apenas trabalho, a temperatura média da CPU se manteve na média dos 55º - 60º se não me engano, porém esqueci de fazer o registro para ter os valores reais.

Com base nesses testes considerado um ambiente sem ar condicionado, as temperaturas apresentadas estão ok ou deveria me preocupar em algum ponto? 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...