Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Vou montar um PC com uma RTX 5070 e um Ryzen 7 7800x3d. Depois de ficar muito na dúvida se pegava um Air Cooler ou um Water cooler pra ele, encontrei o Air Cooler da Thermalright, o Phantom Spirit. Só que depois de conseguir apenas comprar memórias RGB pro setup eu não queria prejudicar a estética do PC com ele, já que ele tem duas torres enormes que a princípio ia cobrir toda a RAM. Pensando na estética nesse caso, qual seria a melhor opção, um Air cooler single tower ou um Water Cooler? Eu vejo muita gente falando mal de Water Cooler, falando que pode fazer mais barulho e que a longevidade é bem menor, e vejo também pessoas falando que um Air Cooler Single tower como o Arctic 36 ARBG não seria o suficiente para aguentar o 7800X3D sem fazer muito barulho, que eu teria que gastar em um cooler bem mais caro como um Noctua U12A

Postado

Se sua prioridade no PC é "estética", compre o WC, um de 240mm é suficiente para o 7800X3D, custa o mesmo preço de um CPU Cooler dual tower, dual fan de boa maraca e de quebra ganha uns "frufru" a mais. Por exemplo:

DeepCool LE240 V2 - R$ 320,00 - A loja Oficina dos Bits é antiga é confiável, o frete é barato - pelo menos aqui para MG. Tem na K'bum por R$ 30,00 a mais.

O fabricante dá 3 anos de garantia, desde que tenha nota fiscal.

Postado
7 minutos atrás, 1lokos disse:

DeepCool LE240 V2 - R$ 320,00 - A loja Oficina dos Bits é antiga é confiável, o frete é barato - pelo menos aqui para MG. Tem na K'bum por R$ 30,00 a mais.

O fabricante dá 3 anos de garantia, desde que tenha nota fiscal.

Eu vi esse Water cooler, mas pensei em comprar a versão de 360mm, iria mudar muita coisa em questão de ruído? Sou leigo em relação a Water Coolers

8 minutos atrás, 1lokos disse:

custa o mesmo preço de um CPU Cooler dual tower, dual fan de boa maraca e de quebra ganha uns "frufru" a mais.

Como falei, já praticamente desconsiderei Air Cooler com dual tower, só se você me falar que tem como fazer as RAM aparecerem com o Phantom Spirit sem ficar feio 

Vou mandar uma lista dos Air Coolers com single tower e dos Water Cooler das marcas que eu mais confio e que não tem um preço tão absurdo assim, se puder dizer qual é o melhor de cada lista para meu caso agradeço

Air Coolers: 

Water Coolers:

Postado

@edu6266 se seu lance é estética eu pegaria o WC de 360 mesmo, fica mais “clean” no visual, mesmo que não seja necessário. E sinceramente, é bem raro alguém realmente usar um cooler por muito mais que 5 anos. Se a instalação for feita corretamente, o WC for de boa qualidade pode chegar em 10 anos de uso.

Postado

Qualquer um dos relacionados vai resfriar bem o Ryzen 7800X3D, que não consome, nem esquenta muito - pelo menos não como Ryzen 9, i7, i9.

A questão - no meu ponto de vista; é porque pagar mais caro num WC de 360mm, que vai custar uns R$ 600,00 ou mais, se um de 240mm de R$ 320,00 atende bem?

O CPU Cooler Arctic Freezer 36 tem bom desempenho, mas é muito caro para um CPU cooler com 4 heatpipes, fan de 120mm, se fosse us R$ 200,00 até se justificaria, tempos atrás a PC Cold vendeu por esse preço. O Hardware Canucks fez um "epitáfio" para o Arctic Freezer 36.

Esses CPU Cooler Noctua não valem o que custa aqui no BR, a não ser que seu foco seja uma operação silenciosa, no que tem que considerar os outros componentes do hardware e mesmo o gabinete, não a razão para comprar CPU cooler da Noctua, pela mesma razão acima, tem modelos mais baratos que atendem bem.

Os Cooler Master Hyper 212 designs antigos, não tem preço bom, não a motivo para comprar, pois tem cooler moderno com preço similar ou melhor.

Até o CPU cooler DeepCool AG400 é suficiente para o 7800X3D em jogos, custa uns R$ 150,00 - na versão "vanilla", sem "frufru", sem pintura especial; compare, por exemplo, com  o Thermalright Assassin Spirit 120 Vision que custa R$ 350,00 por causa das "firulas", e não é mais eficiente que o AG400.

O AG400 tem os heatpipes inclinados, o que afasta o fan das memórias, o Scythe Fuma 3 (dual tower, dual fan) também tem esse "offset", assim não escondem o "frufru" dos LED da memória.

AG400-offset.jpg

Dependendo do preço é viável até mesmo comprar um CPU cooler dual tower, dual fan e usar só com um fan no meio das torres, que vai manter a eficiência necessária para o 7800X3D, sem esconder o "frufru" das memórias. O fan adicional não faz muito milagre como se imagina, ajuda baixar 1-2 graus, que na maioria dos casos é irrelevante.

1x2x3-fans.jpg

No Vídeo do Hardware Canucks acima, note que nenhum dos CPU Cooler a ar superou o WC Arctic Liquid Freezer III 240, então com o WC você terá o melhor desempenho pelo valor investido, desde que não se deixe levar pela emoção e compre um WC de mais de R$ 1k, achando que por ser mais caro ganhará desempenho.

• Curtir 1
Postado

@1lokos O Thermalright Phantom Spirit na sua posição padrão iria esconder as memórias com certeza né? Se sim, não iria me agradar a estética que ia ficar o PC com o fan enfiado no meio das torres

Eu acho que vou de Water Cooler mesmo, só queria uma opinião sua sobre o que comentei no início do post, se realmente eles tendem a fazer mais barulho que Air Cooler e se tendem a dar mais problema no futuro. Nunca tive um, só tive Air Cooler minha vida inteira então não posso opinar. Só pra encerrar, queria também um TOP 3 na sua opinão da lista dos Water Cooler que eu coloquei

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

O CPU Cooler Arctic Freezer 36 tem bom desempenho, mas é muito caro para um CPU cooler com 4 heatpipes, fan de 120mm, se fosse us R$ 200,00 até se justificaria, tempos atrás a PC Cold vendeu por esse preço. O Hardware Canucks fez um "epitáfio" para o Arctic Freezer 36.

@1lokosArctic Cooling Freezer 36 por R$ 270 é um preço razoável? Costuma ser vendido por mais de R$ 300.

Postado
8 horas atrás, edu6266 disse:

Eu acho que vou de Water Cooler mesmo, só queria uma opinião sua sobre o que comentei no início do post, se realmente eles tendem a fazer mais barulho que Air Cooler e se tendem a dar mais problema no futuro. 

A tendencia é fazer mais barulho porque tem mais fontes de ruído, a bomba, 2 ou 3 fans.

A "popular wisdom" diz que a bomba do WC deve ficar em 100% de RPM, mas isso vem mudando, WC modernos, como os da Arctic e mesmo o "barato" DeepCool LE240 V2 tem PMW (controle de rotação) na bomba, então com uma curva de fans adequada só vão fazer muito barulho quando o CPU for muito exigido. Além disso, limitar a RPM dos fans do radiador mesmo a 50% causa pouco impacto na temperatura.

Em testes como os do Gamer Nexus, Hardware Canucks, TechPowerUp... tem os resultados com "ruído normalizado" - limitado a ~38dbA, sendo pequena a diferença para com os fans em 50% - relativo a 100%; em jogos.

Cooler-RPM.jpg

7 horas atrás, MGC disse:

@1lokosArctic Cooling Freezer 36 por R$ 270 é um preço razoável? Costuma ser vendido por mais de R$ 300.

Na minha opinião não, porque tem CPU cooler mais eficiente, como o DeepCool AG620 - dual tower, dual fan; por pouca coisa a mais. O Freezer 36 não dá conta dos CPU mais esquentados , e os de menor consumo não precisam dele - tem opção com desempenho similar mais baratos. Situação similar a  do DeepCool AK500.

@edu6266

Embora desnecessário, do ponto de vista de resfriamento/custo, para o 7800XD, do ponto de vista estético um WC de 360 é mais desejável, porque preenche todo o teto, ou a frente/lateral do gabinete. Do (meu) ponto de vista estético aqueles mangueiras grossas penduradas dentro do gabinete são horríveis. 😜 

Esse da Gigabyte tem preço razoável e 3 anos de garantia.

Gigabyte Gaming 360 ARGB 360-mm - R$ 379,99

Alias, devido a vida útil limitada do WC, o tempo de garantia é fator importante em WC, tem marcas que dão 3, 5, 6 e até 10 anos de garantia, mas é preciso levar em conta se tem RMA local, por exemplo, vi um caso da Arctic (6 anos de garantia) que o usuário deveria enviar o WC para a Alemanha, por sua conta. Além disso, ficando a mercê da gana do "taxadd" quando o WC retornar.

• Curtir 1
  • KairanD alterou o título para Water cooler ou air cooler para Ryzen 7 7800X3D, mantendo RAM visível?
Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

@edu6266

Do (meu) ponto de vista estético aqueles mangueiras grossas penduradas dentro do gabinete são horríveis. 

Prefiro isso do que um tijolo que fica tapando tudo dentro do gabinete kkk

@1lokos Poderia só responder a questão sobre o Phantom Spirit (se tiver conhecimento) e me dizer quais seriam na sua opinião os melhores water coolers da lista que eu fiz?

Postado

O fan frontal do Phantom Spirit ficará sobre a memória, que dependendo da altura - as que tem enfeites de "frufru" são mais altas;  precisará mover o fan para cima  no dissipador, o que por sua vez, depende de espaço no gabinete.

O Phantom Spirit tem 155m de altura. O 3500X tem 170mm de espaço para CPU Cooler, então tem espaço suficiente para a manobra com o fan.

Nessa foto é o Thermalright Peerless Assassin 120 SE V2 - similar em tamanho ao P. Spirit; note que se colocar o fan frontal ficará sobre a memória, o usuário optou por não usar - e convenhamos o visual ficou bom, melhor do que o de mangueiras penduradas.;) 

O CPU Cooler "dual tower, dual fan" que evita isso é o Scythe Fuma 3.

IMG-5839.jpg

Quando aos WC, não tem nenhum banco de dados de testes que reúna todos estes modelos, em todo caso olhe no TechPowerUp, a lista deles é extensa.

Como todos são capazes de resfriar o 7800X3D, o "melhor" fica subjetivo, para mim seria o mais barato - para seus critérios pode ser o mais "enfeitado"; o que baixar a temperatura 2-3 graus a mais não vai dar mais desempenho ao CPU.

Acho que o fator mais importante é a garantia, por exemplo o caro NZXT Kraken está anunciado com 1 ano de garantia (talvez por ter sido importado por "via cinza"), o ASUS LC 240 é mais barato e tem 6 anos de garantia - o RMA da ASUS não é dos melhores, mas é no BR. Arctic não tem RMA local, então a garantia não existe na prática.

Garantia da DeepCool, os LE tem 3 anos, os LS e Mystic 5 anos.

Nesse comparativo "o melhor 360mm", o Lian Li Galahad Lite II Performance foi que manteve a menor temperaturas em jogos, mas note que entre o "melhor" e o "pior" a diferença foi ~3 graus, irrelevante para o desempenho do CPU.

A propóstio, no Hydroshift II LCD-C a Lian Li conseguiu minimizar o visual das "mangueira penduradas" 😜

HS2_m_001.webp

Postado

"Still though, every one of these (360mm water) coolers is completely overkill for 9800X3D when it's being used for gaming."

Caso de conflito do fan frontal do Thermalright Phantom Assassin com a memória.

E como o P. Spirit fica sobre a memória, veja no desenho de vista lateral que tem até recortes na base do dissipador para criar espaço para a memória.

https://www.thermalright.com/product/phantom-spirit-120-evo/

PS120.jpg

Resumo da novela, risque CPU Cooler a ar das opções.

Postado

O novo DeepCool AK700 Digital NYX é "fufru friendly", mas não tem "frufru" em si, talvez devido ao display digital. 😜

Tem offset nos heat pipes, afastando o fan da memória, mesmo com 4 pentes de RAM todos ficariam visíveis.

DeepCool-AK700-Digital-NYX-Build-3.jpg

01.jpg?fm=webp&q=60

Review do Enostech* com um Ryzen 9900X. Embora use a apenas um fan, o desempenho do AK 700 foi igual ao do AK620 (dual tower, dual fan) e uns graus melhor que alguns WC de 360mm.

* Se não me engano, é quem faz/fazia testes de coolers para o Tomshardware.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...