Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia galera.

Montei meu desktop recente e estou com um probleminha.

Tem um ruído muito irritante em algum componente do sistema que me parece ser do WaterCooler?
Não sei dizer, não consigo identificar, algum de vocês já viu algo similar a isso?

Fica esse barulho de fundo que parece o vizinho ao lado lavando calçada com mangueira à jato.

Apareceu faz alguns dias, no começo quando montei o computador não fazia esse barulho, foi de uns 2 dias pra cá que começou.

E ele fica por um tempo e depois para, volta depois de um tempo e assim por diante...

Há três possibilidades:
- Bomba do WaterCooler
- Ventoinhas do Radiador/Lateral do Gabinete
- Fonte de Alimentação

Gravei um vídeo com o celular encostado no vidro do gabinete pra dar uma intensificada no barulho e ficar mais perceptível.

32d92832-60fd-4812-8726-64ed0f6a447f.jpg

Postado

@Tiberio O estranho é que até usando apenas o navegador faz esse barulho às vezes. No computador anterior à esse eu tinha ventoinhas 6 ventoinhas das mais "baratas" e nunca aconteceu esse tipo de ruído.  E não é como se fosse um barulho "normal" de ventoinha em alta rotação. É esse rangido que se você perceber no vídeo fica oscilando entre um rangido mais baixo e mais alto. E se eu deixar o computador ligado e sentar no sofá aqui ao lado, consigo escutar também, então não me parece algo comum.

Postado

O problema é que gabinetes funcionam como uma caixa de ressonância -igual à um violão - aumentando o barulho.

Se tivesse alguma coisa para por entre a fan  e o gabinente poderia diminuir.

Postado

Moldura de silicone anti-vibração para fan de 120mm.

https://pt.aliexpress.com/item/1005009666958579.html

Se os fans forem PWM, experimente ligar um em conector diferente da placa-mãe e na curva de fans limitar a RPM para valores diferentes, por exemplo, 70% para este conector e 80% para outro conector com outros fans. Assim evita que os fans entre em  ressonância - vibrar com a mesma frequência.

Se a placa-mãe tiver poucos conectores, limite a RPM de todos para um valor menor, tipo 50%, faz pouca diferença nas temperaturas.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

Após algumas tentativas descobri qual era a fonte do ruído: As benditas 3x ventoinhas que vieram pré-instaladas junto do gabinete.

Inicialmente eu havia instalado ambas no conector CPU_OPT e com o Q-Fan Source na CPU (assim como as ventoinhas do radiador do WaterCooler, que estão instaladas no conector CPU_FAN), então, como vocês mesmos relataram, existia a possibilidade de ser alguma ressonância por conta de todas as 6x ventoinhas estarem rodando e alternando na mesma velocidade.

Foi então que decidi primeiramente desligar as 3x ventoinhas da lateral do gabinete e testar, e foi então que o ruído parou completamente e descobri sua origem.
Então resolvi testar as 3x ventoinhas, uma por uma, desligando todas e deixando apenas uma ligada e, para nenhuma surpresa, todas as 3 possuíam algum nível de ruído.

Testei ainda retirar do conector CPU_OPT e conectar diretamente em um conector SYS_FAN, alterar a Q-Fan Source para fontes de calor diferentes, limitando o RPM, alterando os ranges de velocidade para valores inferiores/diferentes das ventoinhas conectadas no CPU_FAN, mas nada mudou, descartando então a possibilidade de ser algum tipo de ressonância.

Segue um vídeo que fiz.

Muito provavelmente seja um problema de lubrificação das próprias ventoinhas, visto que devem estar pré-instaladas no gabinete já faz algum tempo já e acabaram "ressecando".
Irei acionar a garantia do gabinete para fazer a troca das ventoinhas.

No mais, agradeço pela resposta de todos.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...