Ir ao conteúdo

Vale fazer upgrade no meu Ryzen 5600G para compor com Radeon RX 9060 XT 16GB?

Ir à solução Resolvido por Diogo CF,

Posts recomendados

Postado

Vale a pena fazer um upgrade de processador, atualmente tenho um Ryzen 5600g, b450m ASUS gaming, rx 9060 xt 16 GB, 32 GB DDR4 3200 MHz funcionando a 3000 MHz por conta de instabilidade (são 2 modulos crucial e 2 meio genericos)

No atual cenario, vale a pena investir no Ryzen 5500x3d ou algum outro processador ou o ganho de desempenho não vale o investimento, minha ideia era comprar a rx 9060 xt e monta um PC novo no meio do ano de 2026, mas não tem como com essa situação atual das RAMs

Se o ganho for pouco, irei esperar até os preços voltarem a patamares mais favoraveis

Postado

Na minha opinião esse upgrade compensa apenas se tua preferência for por jogos multiplayer como: CS2, R6, COD, Fortnite, BF6... Pois a memória Cache L3 de 96mb do 5500x3d comparado com os 16mb do 5600g seriam um fator importante para atingir taxas de FPS maiores e combinar com um monitor de alta frequência (144hz+) para ter vantagens em duelos através de uma gameplay mais fluída.

Se for para jogos single player, acho que o 5600g tem muita lenha pra queimar ainda e não vejo sentido em ganhar alguns FPS pelo investimento. Valeria mais pegar esse troco e investir numa 5070 ao invés da 9060xt

• guilherme_dr alterou o título para Vale fazer upgrade no meu Ryzen 5600G para compor com Radeon RX 9060 XT 16GB?
Postado

Cara, pelo teu setup atual: Ryzen 5 5600G, B450M, RX 9060 XT, 32GB DDR4 3200MHz… não vale a pena trocar agora pro 5500X3D.

O 5600G ainda segura qualquer jogo moderno de boa.

O ganho com 5500X3D seria pequeno, só em jogos muito CPU‑bound.

O problema das RAMs rodando a 3000MHz por instabilidade não é gargalo gigante, só deixa o desempenho um pouco abaixo do potencial.

Minha recomendação: espera montar o PC novo em 2026 ou até os preços das peças caírem. O upgrade agora não vai mudar muito a experiência.

• Solução
Postado

valeu, vou esperar até baixar os preços, pelo que li nos comentários, só lá pra 2028, até lá já deve até sair as ddr6.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...