Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, pessoal. Gostaria de saber de algum expert no assunto se é normal esse processador passar de 70 graus jogando em Quad HD. Venho notando isso jogando Dying Light - The Beast, qualidade media com o FSR no modo equilibrado fica em torno de 70-71 graus e na qualidade alta chega até 74 graus, causando alguns travamentos de vez em quando.

Minha configuração: RX 9060 XT 16GB da Sapphire - Fonte MSI Mag 650W - NVMe Kingston de 1TB - placa-mãe MSI Pro A620M-E - memória RAM Kingston Fury 5600MHz 16GB GGDR5

Obs: todas as peças novas, compradas na Black Friday.

Agradeço qualquer resposta.

Postado

A temperatura está boa, até 75 ºC é MUITO tranquilo. Só começaria a me preocupar acima de 80 ºC. Porém, quanto menor, melhor. Esse não parece ser o motivo dos travamentos. A placa-mãe é de uma ótima marca, mas de entrada, veja qual a temperatura do VRM durante a jogatina. Possui 1 ou dois pentes de memória? Trabalhar em single channel limita bastante o desempenho. Qual o modelo do gabinete e a disposição das fans?

• Curtir 1
Postado

@Anthony Fernando O airflow do teu gabinete não é dos melhores, pois as fans estão direcionadas diretamente para o vidro, resultando em turbulência. Adicionar mais fans pode ajudar nas temperaturas, porém 2 boas fans chega próximo do valor de um bom CPU Cooler, como Montech NX400, DeepCool AG400, Thermalright Assassin X120, que estão por volta de 120-150 reais. A Fan dele direcionaria o ar interno para a exaustão, melhorando o airflow e diminuindo a temperatura do CPU, se tu estiver utilizando o Cooler stock.

Mas o melhor upgrade seria adicionar mais 1 pente de 8gb para ter um dual channel assíncrono, que perde muito pouco desempenho em relação ao dual channel convencional, pois outro pente de 16gb está muito caro. Se encontrar um pente de 16gb DDR5 com bom preço, melhor ainda. Isso atacaria diretamente a questão da inconstância no frametime e nos mínimos de 1% low FPS.

Postado
10 horas atrás, Anthony Fernando disse:

O gabinete é um Pichau Magpie 4B, Mini tower, com 3 fans sendo um na parte de trás e duas na lateral, Mas brevemente irei adicionar mais duas em cima.

Se colocar duas fans no teto do gabinete como exaustor, a fan mais perto da frente vai prejudicar o desempenho da fan do CPU cooler, pois estará puxando para fora parte do ar fresco que entra pelas fans laterais antes que chegue na fan do CPU cooler. Coloque uma fan puxando ar para dentro e a outra - mais atrás, para fora, assim:

Fractal_North_Build_Top_view.jpg&w=720&q

Postado

@1lokos Como foi minha primeira vez instalando fans em gabinete, eu instalei assim

IMG_20260110_011610.jpg

@1lokos Creio eu que o ar está sendo sendo puxando para fora, pois quando coloco minha mão atrás das fans sinto o ar quente saindo

@Arthcevada Cara de momento não penso em adicionar outro pente ou fazer upgrade de RAM não pois os preços estão lá nas alturas

• Solução
Postado

A fan na traseira esta na orientação correta, já as fans da lateral direita estão "erradas", o correto é puxar ar fresco de fora para dentro.

Do jeito que esta, com os 3 fans puxando ar para fora cria pressão negativa dentro do gabinete, e a força da gravidade empurra ar e poeira para dentro por toda festa do gabinete, que vira um "aspirador de pó". 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...