Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

quero colocar umas fans no meu pc, não to com muita grana, no maximo do max quero gastar 100 reais, se der até 80, quero mais ppr estética mas também não quero pegar uma fan fraca

Postado

A fan mais barata do mercado, que tem especificaçoes minimas para ser recomendavel - ser PWM, CFM acima de 50, pressão acima de 1.0:

Pichau Ventus NX - R$ 29,99

Fluxo de ar: 62 CFM
Pressão de ar: ,6 mm H₂O ±10%

LED padrão ARGB (5v, 3 pinos)
Conectores: Fan PWM 4P + LED 5V 3-Pin

O kit com 3 sai por R$ 59,99 (R$ 20,00 cada)

Acegeek Silverline é similar, mas esta esgotada.

• Curtir 1
  • Rio McCloud alterou o título para Sugestões de ventoinhas até R$ 100
Postado

@1lokos achei mt bom o preço, valeu mt bntas também, mas também vi na pichau um kit com 5 por 100 vale a pena eu ja pegar 5? no pc eu tenho 1 unica fan que veio no gabinete e não é muito boa

outra pergunta, tem algo que eu precise saber tipo, se eu comprar 5 fans vai ter onde encaixar elas todas? minha placa-mãe é uma b450m

Postado
28 minutos atrás, Tobias2022 disse:

achei mt bom o preço, valeu mt bntas também, mas também vi na pichau um kit com 5 por 100 vale a pena eu ja pegar 5? no pc eu tenho 1 unica fan que veio no gabinete e não é muito boa

Se tiver espaço para isso tudo no gabinete, provavelmente vale.

29 minutos atrás, Tobias2022 disse:

tem algo que eu precise saber tipo, se eu comprar 5 fans vai ter onde encaixar elas todas? minha placa-mãe é uma b450m

Pelo pouco que eu vi das Fans, elas são conectadas no conector 4 pinos. Se falar o exato modelo da sua placa-mãe fica mais fácil de saber, mas acredito que existam mais de 1 conector 4 pinos já que normalmente as placas vem com 2 a 3.

Postado
57 minutos atrás, Tobias2022 disse:

... se eu comprar 5 fans vai ter onde encaixar elas todas? minha placa-mãe é uma b450m

A placa-mãe B450M não tem 5 conectores PWM (SYS_FAN, CHA-FAN), então precisará expandir os conectores que tiver - em geral 1 a  3; para as 5 fans.

Faz isso com cabo splitter PMW ou controladora ARGB com HUB PWM.

É preferível a controladora ARGB porque além de expandir conexões PWM e ARGB, alimenta os fans direto da fonte. Se a placa-mãe tiver só um conector PWM, ligar 5 fans nele com cabo splitter pode exceder a corrente (A) fornecida, danificando alguma coisa. E se for comprar dois cabos splitter, fica no preço de uma controladora.

E se a placa-mãe não tem conector ARGB (5v, 3 pinos), a controladora permitirá ativar o "frufru" ARGB dos fans, pelo controle remoto e/ou botão LED ou Reset do gabinete. Exemplo: 

Controladora ARGB PWM Aurora Gamemax com HUB PWM para até 9 fans.

Esta controladora tem também com as marcas KBM (Kabum), Rise Mode e outras lá no AliExpress. O preço era por volta de R$ 40-50,00.

Tem uma controladora (ARGB e PWM) similar da PCYes.

Artenção, não compre controladora "baratex" CingLing com conector de 6 pinos, não é compatível com estes fans PWM, só com fan fajuto.

Postado
3 horas atrás, 1lokos disse:

A placa-mãe B450M não tem 5 conectores PWM (SYS_FAN, CHA-FAN), então precisará expandir os conectores que tiver - em geral 1 a  3; para as 5 fans.

Será que não dá para fazer Daisy Chain (Um conector macho ligado no fêmea da outra fan) nessas fans? Ai usaria apenas 2 ou 3 conectores...

• Solução
Postado
2 horas atrás, AsraelRedFire disse:

Será que não dá para fazer Daisy Chain (Um conector macho ligado no fêmea da outra fan) nessas fans? Ai usaria apenas 2 ou 3 conectores...

Pode, mas antes colsute o manual da placa-mãe e veja qual a corrente (A) que o conector SYS_FAN/CHA_FAN suporta, 5 fans podem ultrapassar a corrente (A) fornecida pelo conector, que tipicamente é 1 A. Tem casos que 5 fans fans funcionam durante algum tempo, depois alguma coisa pifou e pararam.

As fans Ventus NX tem este consumo:

• Corrente: 0,25 A ±0,05%

Ou seja, se o conector PWM suporta 1 A, pode conectar até 4 fans através de um spliter, por via das dúvidas conecte apenas 3, e 2 em outro conector - supondo que a placa-mãe tenha dois.

No caso do OP,  as fans sugeridas não tem conectores macho e fêmea, então não dá para fazer Dayse Chain, e se a placa-mãe B450M tiver dois ou mais conectores PWM precisaria de dois cabos splitter (2 fans em um, 3 no outro, ou 2 no outro e 1 em outro conector, sem cabo splitter), que acabará saindo quase o preço de uma controladora, que não tem problema de exceder a corrente (A), além do que deixa os cabos mais organizados.

Postado
15 horas atrás, 1lokos disse:

No caso do OP,  as fans sugeridas não tem conectores macho e fêmea, então não dá para fazer Dayse Chain,

Pensei que tinham, por isso sugeri.
No geral realmente a controladora parece ser o melhor caso para ele.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...