Ir ao conteúdo

Conectar PC aterrado a TV sem pino terra via HDMI pode causar danos?

Ir à solução Resolvido por guilherme_dr,

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tudo bem?

Aqui em casa a tomada (220v) do PC não tinha aterramento e isso estava dando choque na carcaça do gabinete quando eu estava descalço. Chamei um eletricista que aterrou essa tomada e os choques no PC cessaram.

Ai surgiu uma dúvida: Eu conecto esse PC via HDMI na TV que não possui o plug 2P+T. Ambos estão ligados em um Iclamper que está conectada nessa nova tomada aterrada.

Existe a possibilidade de ter problemas futuramente (por causa da TV que não possui o pino Terra) ou algum dano nas portas HDMI tanto do PC como na TV?

A preocupação maior é a Placa de vídeo - uma 5070 TI onde faço a ligação com a TV!

valeu

• guilherme_dr alterou o título para Conectar PC aterrado a TV sem pino terra via HDMI pode causar danos?
  • Moderador
  • Solução
Postado

@-andrezinho Bem-vindo ao Clube do Hardware!

Você pode ficar bem tranquilo em relação à conexão HDMI, mesmo a TV não estando conectada a uma tomada aterrada.

O próprio cabo HDMI tem referência de terra, ou seja, quando você conecta o PC (aterrado) à TV (sem terra), a TV passa a ter referência de terra via o HDMI.

Espero ter respondido sua dúvida, abraço!

Postado

Obrigado @guilherme_dr pelo recebimento!

Fico tranquilo em saber disso!

Até fiz uma Pesquisa sobre esse assunto e não encontrei nada que tratasse exatamente da minha dúvida em fóruns ou no Reddit. Em alguns momentos, cheguei até a pensar que a minha dúvida pudesse ser incoerente.

Algo que notei também antes do aterramento é que havia interferência de sinal entre o PC e a TV (pela conexão HDMI) com a tela piscando várias vezes. Depois do aterramento, isso parou completamente. 

Agradeço novamente pela ajuda, um abraço!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...