Ir ao conteúdo

Upgrade de Placa de Vídeo para jogar em QHD. Preciso trocar algo mais?

Ir à solução Resolvido por Übermenschh,

Posts recomendados

Visitante

Postado

Boa tarde, como vocês estão? Então, possuo a seguinte configuração:

• Processador: Ryzen 5 5600;

• Air Cooler: Thermalright Spirit 120 V2 Plus;

• placa-mãe: A520M Plus II;

• Placa de Vídeo: RX 6600 ASUS Dual V3;

• memória RAM: 4x8GB 3200MHz HyperX Fury Beast;

• Armazenamento: NVMe 1 TB Kingston NV3;

• Fonte: Cooler Master MWE 600W, ACAAB-WO;

• Gabinete: Montech Air 903 Base;

• Cooler: Kit Fan Cougar MHP, 3x120mm;

Esse PC foi montado no final de 2024, esse ano eu queria fazer um upgrade de GPU para conseguir rodar games em QHD; Gostaria de saber também, para eu trocar a GPU eu precisarei trocar a placa-mãe e a Fonte também, pois se precisar eu começo com isso que é menos caro né;

Possuo também um monitor Full HD da ASUS, modelo VG249Q1A, como eu tô ≈1 ano fora do mercado de Hardware também gostaria de algumas indicações custo/benefício de monitores QHD.

• J.Augusto F alterou o título para Upgrade de Placa de Vídeo para jogar em QHD. Preciso trocar algo mais?
  • Membro VIP
  • Solução
Postado
1 hora atrás, Jão Rodrigues disse:

Boa tarde, como vocês estão? Então, possuo a seguinte configuração:

• Processador: Ryzen 5 5600;

• Air Cooler: Thermalright Spirit 120 V2 Plus;

• placa-mãe: A520M Plus II;

• Placa de Vídeo: RX 6600 ASUS Dual V3;

• memória RAM: 4x8GB 3200MHz HyperX Fury Beast;

• Armazenamento: NVMe 1 TB Kingston NV3;

• Fonte: Cooler Master MWE 600W, ACAAB-WO;

• Gabinete: Montech Air 903 Base;

• Cooler: Kit Fan Cougar MHP, 3x120mm;

Esse PC foi montado no final de 2024, esse ano eu queria fazer um upgrade de GPU para conseguir rodar games em QHD; Gostaria de saber também, para eu trocar a GPU eu precisarei trocar a placa-mãe e a Fonte também, pois se precisar eu começo com isso que é menos caro né;

Possuo também um monitor Full HD da ASUS, modelo VG249Q1A, como eu tô ≈1 ano fora do mercado de Hardware também gostaria de algumas indicações custo/benefício de monitores QHD.

Se o objetivo for 60 FPS, o CPU é suficiente.

Para 1440p, o ideal é partir de RTX 5070 / RX 9070. A partir dessas placas você já tem desempenho confortável para jogar nessa resolução com qualidade gráfica muito alta, usando upscaling de forma estratégica:
não como muleta para alcançar uma experiência aceitável, mas como recurso para habilitar tecnologias mais pesadas (ray tracing, por exemplo) e como fator de longevidade, pensando em jogos futuros.

As RX 9060 XT e RTX 5060 Ti (16 GB) já funcionam como 1440p de entrada, desde que você aceite reduções pontuais de qualidade gráfica e/ou uso de upscaling. Ainda assim, já exigem concessões desde o lançamento.

Já RTX 5060 / RX 9060 XT com 8 GB até têm CHIP gráfico utilizáveis para 1440p com presets moderados usando upscaling, isso quando a memória de vídeo não for um problema, 8GB de VRAM já é uma limitação em alguns títulos recentes mesmo em 1080p, já exigindo redução de texturas eem 1440p, o gargalo de memória se torna bem mais sério

A Arc B580, apesar dos 12 GB de VRAM, tem um chip gráfico insuficiente para 1440p. Além de depender de upscaling, exige reduções excessivas de qualidade gráfica para se manter jogável, algo esperado de uma GPU já envelhecida, não de um produto recém-lançado, é uma placa de vídeo de entrada pra 1080P, mesmo nessa resolução mais baixa ela já não tem muita margem
Comprar essa placa hoje visando 1440p só faz sentido se o upgrade estiver muito próximo e você aceitar preset médio ou inferior, não há margem de longevidade: no lançamento ela já está no limite.

Aqui nesse artigo do adrenaline, que foi testado em qualidade ultra que a ARC B580 já apresenta uma média muito próxima dos 60 quadros em 1440P mesmo já usando upscalling qualidade sendo que na bateria de testes do adrenaline são incluídos jogos e-sport que elevam a média da placa de vídeo.

Quanto à plataforma, não é necessário trocar a placa-mãe.
Apesar do suporte apenas a PCIe 3.0, isso não é um fator crítico para nenhuma dessas GPUs, nem mesmo para a RTX 5060 Ti 16 GB (que possui menos lanes). Essa limitação só se torna realmente problemática em placas com pouca VRAM, o que não é o caso aqui.

A Fonte Cooler Master MWE Bronze também é adequada, desde que o SKU seja MPE-ACAAB (se não for checar melhor, porque pode ser um novo modelo com corte de custos). Trata-se de uma fonte Tier B, com potência suficiente até para as GPUs mais exigentes citadas.

Visitante

Postado

@Z-P No caso de GPU como a RTX 5070 ou a RX 9070 o Ryzen 5 5600 consegue levar né?

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, Jão Rodrigues disse:

@Z-P No caso de GPU como a RTX 5070 ou a RX 9070 o Ryzen 5 5600 consegue levar né?

Não precisa se preocupar com isso, se preocupa se esse CPU entrega fluidez o bastante pra você.

Pra 60 quadros o Ryzen 5 5600 é mais que suficiente, e por "tabela" é suficiente pra uma experiência acima de 100 quadros com Frame Gen com latência aceitável.

Postado

@Jão Rodrigues Sim, mas entre os dois (5070 OU RX 9070) 5070 é melhor, ambas rodam em 2K, porém a tecnologia da NVIDIA é superior ao da AMD, isso é claro, tudo bem que o FSR 4 (DLSS da AMD) melhorou bastante esse ano, mas o DLSS da NVIDIA 4.5 é incomparável, faz teu jogo ficar perfeito, e de AMD só em processador mesmo que eles são os melhores.

https://www.nvidia.com/pt-br/GeForce/news/dlss-4-5-dynamic-multi-frame-gen-6x-2nd-gen-transformer-super-res/

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...