Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve rapaziada, montei meu pc pela primeira vez (com uma pequena ajuda do meu velho, meu pai) e tô com um pé bem atrás, bem preocupado e inseguro pois sinto que errei ou forcei muita coisa, montei bem de forma meio errada por eu ser desastrado e fico com uma ansiedade ferrada e pirando quando sinto que posso ter feito algo errado, ainda mais com algo tão caro e valioso pra mim.

Bom, sendo direto, montei meu pc e teve algumas coisas que estão me deixando preocupado e com leve medo:

1. Minha placa de vídeo está, em idle, ou quase sem uso da mesma, com a "temperatura de junção" muito alta (eu acho) toda hora basicamente assim que ligo o pc, e permanece sempre assim. E só aumenta a cada programa que abro (65/68), quando jogo bate 78 ou mais. Tá certo isso? Vi uma galera falando que era "normal", mas poxa.. 60 graus toda hora.. Não é demais? Não desgata muito a placa com o tempo? Ela fica assim direto, e só aumenta. 

2. Outro ponto, não sei se é porque minha config chega a ser meio fraca pela cpu (4600g + 7600) mas o desempenho em games estão estranho. No valorant vi alguns testes no yt e os caras rodam a +200 fps com a mesma config, o meu fica alternan do entre 140/150. Em outros jogos, ficam -20/30 fps do que devia ter. 

3. Por último, minha 7600 deu crash três vezes num dia, acabei de fazer um undervolt e estou testando. Bastei as frequências e aumentei um tiquinho a força das fans, mas passei o ddu certinho, instalei driver certo, tudo normal. Tem algum risco de eu ter pifado ou danificado a placa de vídeo na hora da montagem? Meu único medo é esse. Poxa, foi tão cara, tão difícil e um sufoco para comprá-la.

Bom, no mais é isso rapaziada. Muito obrigado qualquer ajuda, sou leigo, sei beem o básico do básico, então, queria muito ajuda.     

20260201_181750 (1) (1).jpg

gpu memory alta.PNG

ELDEN RING NIGHTREIGN 01_02_2026 16_51_05.png

• J.Augusto F alterou o título para Ryzen 5 4600G e RX 7600 com temperatura "alta" e jogos com baixo desempenho
Postado
2 horas atrás, kid cane disse:

Por último, minha 7600 deu crash três vezes num dia, acabei de fazer um undervolt e estou testando. Bastei as frequências e aumentei um tiquinho a força das fans, mas passei o ddu certinho, instalei driver certo, tudo normal. Tem algum risco de eu ter pifado ou danificado a placa de vídeo na hora da montagem? Meu único medo é esse. Poxa, foi tão cara, tão difícil e um sufoco para comprá-la.

dependendo do jogo é normal, alguns jogos nas placas amd tem problema de crash, eu mesmo joguei the last of us part 2 com muito crash coisa de 1 a cada meia hora enquanto isso zerei cyberpunk 2077 com mas de 70 horas sem nenhum crash,residene evil 4 remake zerei varias vezes e nunca tive crash, mas o ideal mesmo é não mexer em nada naquele painel da amd eu mesmo nem instalo ele, escolho aquela opção de apenas drivers

1. Minha placa de vídeo está, em idle, ou quase sem uso da mesma, com a "temperatura de junção" muito alta (eu acho) toda hora basicamente assim que ligo o pc, e permanece sempre assim. E só aumenta a cada programa que abro (65/68), quando jogo bate 78 ou mais. Tá certo isso? Vi uma galera falando que era "normal", mas poxa.. 60 graus toda hora.. Não é demais? Não desgata muito a placa com o tempo? Ela fica assim direto, e só aumenta. 

realmente está um pouco acima do normal pois eu tenho esse exato modelo da xfx mas não fica com uma temperatura tão elevada, fica no máximo um pouco acima de 70 graus e abaixo disso em jogos, acredito ser a falta de fans para exaustão, seria ideal encher esses espaços de cima e de trás com fans para expulsar melhor o ar quente de dentro do gabinete, além disso quais são as fans da frente? 

Outro ponto, não sei se é porque minha config chega a ser meio fraca pela cpu (4600g + 7600) mas o desempenho em games estão estranho. No valorant vi alguns testes no yt e os caras rodam a +200 fps com a mesma config, o meu fica alternan do entre 140/150. Em outros jogos, ficam -20/30 fps do que devia ter. 

isso depende de muitos fatores, geralmente em jogos competitivos nos jogamos com gráficos baixos e em muitos casos até mesmo em 900p ou resoluções mais baixas ainda, também a Memória ram é muito importante para esses jogos, Memórias 3200mhz em dualchannel são essenciais para ter uma boa taxa de fps e estabilidade, 

Postado
3 horas atrás, kid cane disse:

No valorant vi alguns testes no yt e os caras rodam a +200 fps com a mesma config, o meu fica alternan do entre 140/150. Em outros jogos, ficam -20/30 fps do que devia ter. 

você plugou o cabo do monitor na placa de vídeo? essas informações sobre FPS estão parecendo com o desempenho da iGPU do processador que deve entregar 200FPS no valorant e menos de 30 na maioria dos jogos

Postado

@Red X Eu pesquisei no YouTube e vi vários caras falando que abaixar a frequência e aumentar os RPM's ajudavam. Estou testando, mas se caso não der, eu só volto pro padrão ou reeinstalo os drivers e faço igual a você: coloco a opção de só instalar os drivers mesmo.

21 minutos atrás, Red X disse:

realmente está um pouco acima do normal pois eu tenho esse exato modelo da xfx mas não fica com uma temperatura tão elevada, fica no máximo um pouco acima de 70 graus e abaixo disso em jogos, acredito ser a falta de fans para exaustão, seria ideal encher esses espaços de cima e de trás com fans para expulsar melhor o ar quente de dentro do gabinete, além disso quais são as fans da frente? 

Então, sobre isso.. A minha única preocupação é devido a essa temperatura da "junção da memória". Ela é a única que fica maior. Ela fica 60/65 graus só comigo mexendo no Google, aí nos games passa dos 70. Estava jogando Stellar Blade (a demo pois sou pobre) e bateu 81 graus, usando 100% da placa. Segue o anexo. Acho que, fora essa temperatura da "junção da memória" sempre a 60 (o que tá me deixando com medo, por pensar que tá desgastando minha placa com essa temp direto), as outras temp estão suave. 

Eu só estou usando as fans que vieram no gabinete. Comprei 3 daquelas da Pichau, as Ventus NX, estão para chegar já! 

15 minutos atrás, Mascote01 disse:

você plugou o cabo do monitor na placa de vídeo? essas informações sobre FPS estão parecendo com o desempenho da iGPU do processador que deve entregar 200FPS no valorant e menos de 30 na maioria dos jogos

Pluguei sim. Mas pode ser o Valorant, não sei. Eu testei Sekiro, acabei de instalar Stellar Blade (a demo), e rodou tudo suave. Tirando os crash que aparece de vez enquando (de ontem pra hoje foi uns 3), tá até dando pra jogar. Todos em 60 suave, as vezes cai alguns fps, mas são bem poucos. 

StellarBlade (Demo)   01_02_2026 21_14_05.png

Postado
5 minutos atrás, kid cane disse:

@Red X Eu pesquisei no YouTube e vi vários caras falando que abaixar a frequência e aumentar os RPM's ajudavam. Estou testando, mas se caso não der, eu só volto pro padrão ou reeinstalo os drivers e faço igual a você: coloco a opção de só instalar os drivers mesmo.

Então, sobre isso.. A minha única preocupação é devido a essa temperatura da "junção da memória". Ela é a única que fica maior. Ela fica 60/65 graus só comigo mexendo no Google, aí nos games passa dos 70. Estava jogando Stellar Blade (a demo pois sou pobre) e bateu 81 graus, usando 100% da placa. Segue o anexo. Acho que, fora essa temperatura da "junção da memória" sempre a 60 (o que tá me deixando com medo, por pensar que tá desgastando minha placa com essa temp direto), as outras temp estão suave. 

Eu só estou usando as fans que vieram no gabinete. Comprei 3 daquelas da Pichau, as Ventus NX, estão para chegar já! 

essas temperaturas estão normais, presei mais atenção nos textos do que as imagens e pensava que se tratava da temperatura do chip gráfico 

• Amei 1
Postado

@Red X Então não quebrei nada na montagem ou danifiquei pelo visto né? KKK

Estou com um medo da peste, mas acho que tá tudo bem. Fora os crashs e essa temperatura da memória, tá tudo rodando bem até. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...