Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi Alex! O Ryzen 5500X3d é o melhor AM4 disponível para comprar até o momento, visto que o 5700x3d e o 5800x3d não são mais fabricados.

O Cache maior beneficia jogos como CS2.

O problema desses processadores AM4 x3d é que concorrem com a própria AMD, no caso os AM5.

• Curtir 1
Postado
42 minutos atrás, Alex Zaleski disse:

ele teria algum gargalo com essa placa que citei?

o gargalo é 0% na maioria dos jogos. Você vai pegar essa placa? tá comprando usada? tá saindo por quanto? Porque além dela ser uma usina nuclear consumindo mais de 300w, uma RTX5060 tem o mesmo desempenho e consome 3x menos energia, além de ter tecnologias recentes que elevam muito mais o desempenho.

• Curtir 1
Postado

@Mascote01 Vou pegar ela usada, uma 5060 ta saindo 1000 reais mais cara e tb porque ela tem o pci express 4.0 ou 5.0 se não me engano e a minha placa-mãe b450 vai limitar o desempenho dessas placas mais novas, mas tb posso pegar uma 3070 normal sem ser a ti, qual você me recomendaria

Postado
8 minutos atrás, Alex Zaleski disse:

mas tb posso pegar uma 3070 normal sem ser a ti, qual você me recomendaria

veja, se você pode pegar uma 3070 ou uma 3070ti, então quem vai decidir é você + seu dinheiro, mas se quer a minha opinião, então eu digo: não compre.

RTX3070Ti tem um consumo "chernobyl" de mais de 300W (ultrapassando 330w em picos), então é uma placa quente, e tudo isso pra entregar 10% mais FPS que uma 5060 que tem 2,5x menos consumo (145w), além de ser mais moderna e ter suporte a tecnologias recentes garantindo longevidade e desempenho. Se você não tem uma fonte adequada (mínimo 600w) então uma 3070ti não e uma boa ideia.

16 minutos atrás, Alex Zaleski disse:

ela tem o pci express 4.0 ou 5.0 se não me engano e a minha placa-mãe b450 vai limitar o desempenho dessas placas mais novas,

a tua placa-mãe B450 não suporta nativamente PCIe 4.0, algumas BIOS iniciais no lançamento do chipset até permitiam velocidades próximas comparadas/equivalentes a PCIe 4.0, mas as atualizações posteriores limitaram para 3.0 para garantir estabilidade (e vendas do B550), então a tua placa é 3.0 e você já estaria sendo "limitado" com uma 3070Ti, a diferença é pequena do 3.0 pra 4.0 em placas de entrada que mal conseguem saturar o PCIe 3.0, mesmo uma 3070ti não teria perdas relevantes, no pior cenário você poderia perder no máximo 5% de desempenho, isso em Workloads muito grandes e cenários específicos, o mesmo vale para uma 5060, aqui a perda seria de no máximo 10%, talvez fosse uma boa ideia se você pegasse essa 3070Ti economizando 1000R$ comparada a 5060 e usasse esse valor pra pegar uma B550 e ficar preparado

• Membro VIP
Postado
Em 09/02/2026 às 15:11, Alex Zaleski disse:

Bom galera queria saber se esse processador suporta uma 3070ti, jogo apenas em 1080p a 144fps, como cs2, valorant e alguns outros games de fps e mmo

Não se preocupa com gargalo ou "se o processador aguenta", isso é puro bullshit, se preocupa se o CPU é bom o bastante pra entregar a fluidez alvo

O Ryzen 5 5500X3D é um CPU bem rápido pra jogos e-sport, suficiente pra 144FPS no Valorant e CS 2 e o "gargalo" nesses jogos continua quase inevitável independente do processador que você utilize. Em jogos de computador o CPU e a GPU exercem funções diferentes, a grosso modo, o CPU calcula geometria, física, entidades etc. e envia essas informações pra GPU sobre o que deve ser "desenhado", e quando o CPU está demorando mais tempo pra terminar "a parte dele" a GPU fica ociosa esperando por novas instruções,  isso não é algo fixo como "configuração x tem gargalo y", é algo que varia de acordo com a aplicação em execução, e até em diferentes cenas dentro do mesmo jogo, e é muito provável que isso aconteça nesses jogos que você citou simplesmente porque é muito leve pra GPU e por isso quase sempre ela vai ser mais rápida que o CPU e não é um problema apesar de ser tecnicamente "gargalo", é um "gargalo" que seria possível de mudar com uma GPU mais lenta que o CPU, o que faria a taxa de quadros obviamente diminuir pra abaixo da capacidade do CPU e sua experiência seria pior com fluidez e responsividade menores, ou seja, a experiência com "gargalo" é melhor nesse caso. 

Por quanto você achou a RTX 3070 Ti? Qual o resto da configuração incluindo marca e modelo da fonte de alimentação?

Postado

@Z-P Fala, achei a RTX 3070ti por 2300, porém estou considerando pegar uma 3070 normal mesmo por 2000, 300 a menos o resto da config é b450m gaming, 16gb de ram 3000mhz fonte de 650w e o processador como eu disse o Ryzen 5 5500x3d, porém queria puder extrair um pouco mais da Memória ram se eu puder aumentar mais ainda o MHz dela

Postado
Em 13/02/2026 às 22:17, Arthcevada disse:

@Alex Zaleski nesse momento, a PowerColor RX 9060XT 16GB está por 2600 reais. Mesmo desempenho em rasterização da 3070ti, dobro de memória, nova, triple fan e com garantia. Por 300 reais a mais do que uma usada é de se considerar.

@Alex Zaleski Conforme dito pelo amigo, vale realmente você investir nessa placa.
Meu computador segue essa configuração 5500X3D + 9060XT 16gb. Acredito que você alcançará as taxas de FPS que almeja tranquilamente, digo isso pela minha experiencia, em jogos pesados como Red Dead Redemption 2, Cyberpunk 2077, tenho mantido taxas estáveis numa média de 80fps na resolução 2k. Com qualidade Alto/Ultra.  
Como você joga em 1080p, acredito que conseguirá até mesmo uma longevidade maior com essa placa, do que a 3070.

• guilherme_dr alterou o título para Ryzen 5 5500X3D suporta uma GeForce RTX 3070 Ti?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...