Ir ao conteúdo

Controladora RGB do gabinete Montech Sky Two parou de funcionar

Ir à solução Resolvido por Roberto Soares,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!
atualmente tenho um gabinete sky two da montech, tenho a mais ou menos 1 ano, e ele veio ja incluso uma controladora(ainda n sei se é controladora ou uma fan hub com argb incluso) mas é que em menos de 4 messes atras ele(controladora) começou a dar um problema nas luzes, elas começaram a bugar, no próprio gabinete tem um botão para trocar as cores, e quando eu tentava ela ficava na mesma cor, sem querer mudar, e quando era cor com efeito(tipo respiratório) era praticamente flashes de luz, de tanto que piscavam, ai depois de uns 3-5 dias elas desligaram, e ignorei ate hoje(n exatamente hoje mas comecei a pensar melhor hoje, consegui a placa-mãe recentemente) se eu conectava na minha placa-mãe, (atualmente sendo a B550m Pro-VDH Wifi), mas pensei melhor e vim para o clube perguntar, se eu conectar o cabo argb na minha placa-mãe tem problema? e se n tiver, tem chance dela voltar a ter luz? desde já agradeço

(para qualquer adm do site, eu não sei se deixei na categoria certa, então me desculpe 🙏)

• Solução
Postado

sei que n teve nenhuma resposta ate agora, então vou me "responder" 

então, mesmo se você conectar, com o tempo que já passou, muito provável que a controladora esteja queimada, você pode fazer o teste na placa-mãe que vai funcionar 

Postado

Pode ligar os cabos de LED dos fans direto na placa-mãe, mas não ligue mais do que 3-4 por conector da placa-mãe para não correr o risco de sobrecarregar.

Faça o teste para saber se é a controladora/HUB do gabinete ou os fans que estão pifados.

Se for a controladora, além dos cabos de LED precisa conectar também os cabos PWM dos fans, pois os dois tipos estão conectados no HUB PWM e ARGB, que em 5 portas de cada:

innerside2rgb.jpg

Como na placa-mãe só tem 3 conectores PWM para fans (SYS_FAN) e 2 ARGB para LED, vai precisar comprar cabo splitter, sendo mais prático comprar outra controladora

Exemplo, com 10 portas PWM e 10 Portas ARGB, que recebe alimentação direto da fonte, na placa-mãe só vai o cabo de sincronia dos LED (ARGB) e o cabo PWM para controle de RPM das fans.

Controladora Acegeek HUB 10 portas ARGB, 10 portas PWM

Depois que sincronizar a controladora com a placa-mãe não use mais este controle remoto que acompanha, o objetivo dele é ser usado com placa-mãe que não tem conector de LED.

Postado
7 horas atrás, 1lokos disse:

Pode ligar os cabos de LED dos fans direto na placa-mãe, mas não ligue mais do que 3-4 por conector da placa-mãe para não correr o risco de sobrecarregar.

Faça o teste para saber se é a controladora/HUB do gabinete ou os fans que estão pifados.

então deve ser isso....

porque além das 4 fans que já vem do gabinete, tenho mais 3 do meu water cooler, então no final o problema foi eu ter sobrecarregado, valeu ai, planejo comprar outra controladora

e outra, o meu water cooler veio com aqueles conector pwm pra deixa as conexões em 1 só, mas dava só pra conectar 3 fans(meu wc é 360mm) então só conectei do wc

Postado
12 horas atrás, 1lokos disse:

Controladora Acegeek HUB 10 portas ARGB, 10 portas PWM

Depois que sincronizar a controladora com a placa-mãe não use mais este controle remoto que acompanha, o objetivo dele é ser usado com placa-mãe que não tem conector de LED.

outra pergunta, tem alguma que tu consegue recomendar na aliexpress? n preciso de muito urgente, ate porque RGB n da fps, mas queria na ali porque vai que consigo barato em alguma boa, tipo aquela que tem conexão com usb na placa-mãe e conecta no signal RGB(agora n vou lembrar o nome dela)

Postado
5 minutos atrás, 1lokos disse:

No AliEx tem a mesma controladora com várias marcas, como Teucer, veja pelo "X" da capa. E com o "taxadd" não tem vantagem de preço.

infelicidades, mas tentarei o maximo comprar um bom e barato(o famoso custo beneficio) mas isso seria para depois mesmo

e outra, atualmente to so com a bomba do wc conectada na placa-mãe(ela tem frufru) ai agora a pouco reparei que as 3 fans do wc que ainda ta conectada na controladora do gabinete, ta piscando em vermelho, n sei se isso é um sinal bom ou n

13 minutos atrás, Roberto Soares disse:

e outra, atualmente to so com a bomba do wc conectada na placa-mãe(ela tem frufru) ai agora a pouco reparei que as 3 fans do wc que ainda ta conectada na controladora do gabinete, ta piscando em vermelho, n sei se isso é um sinal bom ou n

sobre isso, ele ligo normalmente do nada, mas se eu desligar, ele não liga junto apenas, deu um pequeno bug no meu pc ai tive que desligar e ligar(n tava dando pra reiniciar) e ele n ligo

Postado
2 horas atrás, Roberto Soares disse:

...mas tentarei o maximo comprar um bom e barato(o famoso custo beneficio) mas isso seria para depois mesmo

Cuidado com a ilusão do "custo-benéficio" para não cometer o erro de comprar aquelas controladoras abacaxi com conector de 6 pinos, não são compatíveis com conectores ARGB padrão (5V, 3 pinos "banguela") das fans do WC e do gabinete. Barato pode sair caro. 😜 

O modelo com d controladora/HUB com 9 conectores é mais barato - é a mesma vendida aqui no BR pela Gamemmax, KBM (Kabum), Rise Mode (desta era uns R$ 40,00).

Controladora HUB 9 fans do AliEx - R$ 23,05 + 50% de "taxadd". O problema é que se comprar só ela tem que pagar frete R$ 32,26 que também paga os ~50% de "taxadd".

Postado
1 hora atrás, 1lokos disse:

Cuidado com a ilusão do "custo-benéficio" para não cometer o erro de comprar aquelas controladoras abacaxi com conector de 6 pinos, não são compatíveis com conectores ARGB padrão (5V, 3 pinos "banguela") das fans do WC e do gabinete. Barato pode sair caro. 😜 

eu pesquiso muito antes de comprar algo, eu já tive uma fan argb de 6 pinos, mas tive problema depois sobre algumas coisas, o que eu considero pra um custo beneficio é a durabilidade de primeira coisa, e depois vejo a diferença entre alguns outros, ate pergunto pra alguém que entenda no assunto para isso, tento ser muito atento em varias coisas pra n me arrepender depois

mas valeu ai! 👍

• KairanD alterou o título para Controladora RGB do gabinete Montech Sky Two parou de funcionar

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...