Ir ao conteúdo

Recomendação de placa de vídeo com foco em jogos 1080p e IA

Ir à solução Resolvido por Übermenschh,

Posts recomendados

Postado

Tive uma GTX 970 que apresentou problema no final do ano passado. Adiei a substituição, mas, diante da possível alta de impostos, acredito que agora seja o momento de comprar.

Procuro uma GPU que rode os principais jogos AAA em 1080p a cerca de 60 FPS, com qualidade alta (não necessariamente ultra), e que também tenha bom desempenho em IA local, especialmente para modelos de texto e código.

Meu orçamento é de R$ 2.500, podendo estender até R$ 3.000 se houver ganho real em desempenho e longevidade. Sei que não é a faixa ideal para foco em IA, mas não posso ultrapassar esse limite no momento.

Considerei comprar usado, mas tenho receio quanto a garantia, procedência e desgaste prévio (principalmente uso em mineração). Ainda assim, estou aberto a sugestões se fizer sentido.

Observação:
Minha fonte é uma Corsair 650W 80 Plus Gold de 2012, ainda funcionando perfeitamente. No entanto, é provável que não possua conectores mais recentes exigidos por algumas GPUs atuais. Nesse caso, o uso de adaptadores de energia é viável?

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Sultry1429 disse:

Minha fonte é uma Corsair 650W 80 Plus Gold de 2012, ainda funcionando perfeitamente. No entanto, é provável que não possua conectores mais recentes exigidos por algumas GPUs atuais. Nesse caso, o uso de adaptadores de energia é viável?

Nessa faixa de preço todas as GPUs novas disponíveis pra compra usam conectores PCI Express tradicionais, apenas um de 8 pinos(ou pelo menos é assim como referência da AMD e NVIDIA, alguns modelos as vezes modificam isso)

A RX 9060 XT 16GB é a melhor opção nessa faixa de preço, mas eu não sei o quanto a necessidade de IA vai pesar nessa balança, porque a microarquiteura Blackwell performa consideravelmente melhor que RDNA 4 em IA, mesmo com a metade da VRAM até mesmo a RTX 5060 performa melhor em aceleração de IA, mas quem vai decidir isso é você, nesse mesmo review você pode ter uma noção se a RX 9060XT é rápida o bastante pra você em aceleração de IA, mas saiba que ela é uma escolha muito melhor pra jogos tendo em vista que além de ter mais performance em rasterização ela tem o dobro de VRAM, vai ter a longevidade muito maior já que 8GB de VRAM já é um gargalo hoje, exigindo muitas vezes reduzir texturas pro médio ou mesmo no low em alguns títulos mesmo em 1080P.

Sobre comprar uma GPU usada: a maioria das GPUs que você encontra usadas nessa faixa de preço são no máximo tão rápidas quanto a RX 9060XT em games e mais lentas em aceleração de IA, placas anteriores à Ada Lovelace(RTX 40) não suportam instruções FP8 por exemplo.

A propósito, RDNA 4 é muito próximo das RTX 40 em performance de IA, entre uma RTX 40 e RX 9000 não tem muita diferença se elas forem GPUs equivalentes.

Postado
12 minutos atrás, VLR disse:

mesmo com a metade da VRAM até mesmo a RTX 5060 performa melhor em aceleração de IA

Foi o que acabei percebendo ao pesquisar, parece que a Nvidia ainda tem uma mão maior na parte de IA, pelo menos por enquanto.
Eu estou cogitando uma RTX 3060 12GB, me parece que ela me atenderia suficientemente tanto para IA quanto para jogos. O que pensa dela?

• Membro VIP
  • Solução
Postado
Em 24/02/2026 às 19:28, Sultry1429 disse:

Foi o que acabei percebendo ao pesquisar, parece que a Nvidia ainda tem uma mão maior na parte de IA, pelo menos por enquanto.
Eu estou cogitando uma RTX 3060 12GB, me parece que ela me atenderia suficientemente tanto para IA quanto para jogos. O que pensa dela?

Isso só é verdade hoje se a gente estiver comparando as gerações atuais(RTX 50 e RX 9000), RTX 50 é melhor pra acelerar IA, mas se a gente compara as RX 9000 com as RTX 40 essa vantagem da NVIDIA já não existe mais, a RTX 3060 12GB é muito mais lenta que a RX 9060XT 16GB tanto pra jogos quanto pra IA por exemplo, ela é uma GPU que muitas vezes nos jogos AAA mais intensos mesmo em 1080P ela só consegue rodar em qualidade média ou low, pelo preço que estão cobrando não vale a pena.

• Curtir 1
Postado
14 horas atrás, VLR disse:
Em 24/02/2026 às 19:28, Sultry1429 disse:

Isso só é verdade hoje se a gente estiver comparando as gerações atuais(RTX 50 e RX 9000), RTX 50 é melhor pra acelerar IA, mas se a gente compara as RX 9000 com as RTX 40 essa vantagem da NVIDIA já não existe mais, a RTX 3060 12GB é muito mais lenta que a RX 9060XT 16GB tanto pra jogos quanto pra IA por exemplo, ela é uma GPU que muitas vezes nos jogos AAA mais intenso mesmo em 1080P ela só consegue rodar em qualidade média ou low, pelo preço que estão cobrando não vale a pena.

Pois é, acabei pegando a 9060XT 16GB mesmo. Mais custo-benefício que as RTX e bem melhor que a 3060. Obrigado pela ajuda.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...