Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala pessoal! Então, eu tenho 4 Memórias ram no meu pc, duas Memórias RAM Fury Beast cl 16, 1.2 V, de 2400 > 3200 MHz, e duas Memórias RAM XPG Gammix cl 18, 1.35 V, de 2666 > 3600 MHz, e placa-mãe ASUS Tuf Gaming b550m plus. Tem como eu aumentar todas as Memórias para 3200Mhz? Elas estão setadas a 2400Mhz. Agradeço a ajuda.

Postado
35 minutos atrás, Sammy Oh disse:

Tem como eu aumentar todas as Memórias para 3200Mhz

Ter até tem, mas não garanto que vá ficar estável. Posso saber o modelo do seu processador?

O jeito correto seria forçar manualmente a configuração de todas pra 3200 MHz, subindo a tensão junto pra 1,35, mas mesmo assim, elas podem entrar em conflito.

Pode ser também, que ativando o perfil de XMP das Fury, as XPG não gostem muito da mudança, o correto seria ter dois pentes da mesma marca.

Se quiser testar, faz o que eu falei ali em cima, verifica se a BIOS está atualizada, acho legal também rodar elas depois em algum programa externo como MemTest5 ou OOCT, se não acontecer nada durante o teste, e nem depois, com uso normal no PC, está ok.

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, Sammy Oh disse:

Elas estão setadas a 2400Mhz. Agradeço a ajuda.

Se elas estão a 2400Mhz então estão sem XMP, ai quando você ativar XMP elas vão para 3200 nas HyperX e 3600 nas XPG, mas o sistema vai capar pela mais baixa que seria 3200Mhz visto que 3600 das XPG pode danificar as HyperX, já tentou isso? acredito que só ativando XPM já vai deixar tudo a 3200Mhz, ative XMP e olhe no CPU-Z, se não resolver, ai vai ter que fazer como o colega orientou acima.

Postado

@Sammy Oh A tua placa-mãe é uma TUF B550Plus, então ela deve te dar todo o suporte para fazer esse OC, as configurações devem estar na aba "memory" ou algo relacionado a Oveclock, mas primeiro tente fazer com o XMP

Postado
7 minutos atrás, Sammy Oh disse:

mas eu não sei onde muda pra XMP... 

Reinicie o PC e entre na BIOS, se abrir no EZ Mode aperte F7 para ir no Advanced Mode, ai la voce vai na aba AI Tweaker e procure a opção AI Overclock Tuner, mude para D.O.C.P, depois que fizer isso ele vai mostrar o perfil da Memória, 3200Mhz CL16 etc. Aperte F10 > Save&Exit. A ASUS não chama de XMP, eles chamam de D.O.C.P (Direct OverClock Profile), que é a versão deles do XMP para placas AMD.

Depois só confira no CPU-Z se o Memory Frequency ficou correto, o FCLK normalmente deve ficar metade da RAM (ex: RAM 3200 > FCLK 1600).

Postado
4 minutos atrás, Sammy Oh disse:

já fiz isso que você falou, e não vai, vou te mostrar, o que aparece, ja volto 

já sei o que acontece, Ryzen 5 5600X tem controlador de Memória robusto e suporta até 3600Mhz com facilidade, o problema é que as duas são Memórias diferentes (Hynix, Micron, etc.) então o controlador entra em modo de compatibilidade, e dessa maneira o D.O.C.P não funciona como deveria, no pior dos casos o sistema dá crash, não boota ou dá tela preta, mas em alguns casos ele derruba pra 2133/2400Mhz,, ai voce vai ter que ajustar manualmente mesmo sem usar D.O.C.P.

Faça o mesmo processo que mostrei no outro post 

6 minutos atrás, Mascote01 disse:

Reinicie o PC e entre na BIOS, se abrir no EZ Mode aperte F7 para ir no Advanced Mode, ai la voce vai na aba AI Tweaker e procure a opção AI Overclock Tuner, mude para D.O.C.P, depois que fizer isso ele vai mostrar o perfil da Memória, 3200Mhz CL16 etc. Aperte F10 > Save&Exit. A ASUS não chama de XMP, eles chamam de D.O.C.P (Direct OverClock Profile), que é a versão deles do XMP para placas AMD.

Depois só confira no CPU-Z se o Memory Frequency ficou correto, o FCLK normalmente deve ficar metade da RAM (ex: RAM 3200 > FCLK 1600).

Mas quando chegar na parte de coloca o D.O.C.P você seleciona "Manual", e ai seleciona todas as Memórias em 3200Mhz.

Ajuste o FCLK manualmente para 1600Mhz e deixe em 1.1, a tensão coloque 1.35v que é a tensão dos 2 kits com XMP, isso ajuda a estabilizar os módulos, e outra coisa opcional, mas recomendado, trave o SOC Voltage em CPU SOC Voltage > 1.05 V, assim você terá 3200Mhz estável 99% garantido sem crash, Ryzen gosta muito de Memórias rápidas, mas é preferível 3200Mhz estáveis e bem configurado do que 3600Mhz "de qualquer jeito"

Postado

@Mascote01 Agora deu certo, Uhuuuu

Então, aqui não tem CPU SOC Voltage e também não tem a opção de deixar 1.1. Eu tinha feito manual como você disse, ai num foi. 

Eu fiz a mesma coisa que você falou, mas coloquei em DOCP, ai deu certo!

E mudei de 2400, para 3200Mhz

Muito Obrigado Pela Atenção e Ajuda!

@Mascote01 @lbastos

• Curtir 2
Postado

o pc desligou  4 vezes seguidas, abrindo jogo... ta traduzindo sozinho, o que escrevo..

"trave o SOC Voltage em CPU SOC Voltage > 1.05 V", preciso saber onde é essa opção, pra setar, eu não encontrei.

Postado

@Mascote01 eu coloquei em 1.2, ai não funcionou, ai mudei pra 1.35, ai funcionou... para trabalhar ( renderizar ficou ok), mas pra jogar aparece uma msg de erro e desliga o pc. E eu encontrei tb onde trava em 1.05v. e mesmo assim ta crshando.

Postado
1 minuto atrás, Sammy Oh disse:

eu coloquei em 1.2, ai não funcionou, ai mudei pra 1.35, ai funcionou... para trabalhar ( renderizar ficou ok), mas pra jogar aparece uma msg de erro e desliga o pc. E eu encontrei tb onde trava em 1.05v. e mesmo assim ta crshando.

calma, estou falando da tensão, eu não sei se você mudou mas para operar em 3200Mhz o ideal é no mínimo 1.35v~1.36v, se deixar menos ai dá problema mesmo

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

curso-hardware-popup.jpg

LANÇAMENTO:
CURSO DE HARDWARE
DO GABRIEL TORRES!

CLIQUE AQUI E CONFIRA!