Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve galera, postei a mesma coisa em outro forum conhecido - mas sempre valorizei a opinião do pessoal do cdh, 

Sou entusiasta de computadores há muitos anos, sempre quis ter um PC bom das galáxias mas quando era adolescente não tinha dinheiro e depois na vida adulta além da correria a parte financeira sempre pegou, agora escolhi o pior momento pra isso devido ao aumento dos preços das memórias e tudo mais, mas mesmo no pior momento em relação a preços acho que é o meu melhor momento financeiro. Como eu jogava muito com meus primos quando era adolescente eu curtia a ideia de portabilidade, pois levava os videogames e os notebooks para jogarmos no mesmo espaço físico, então nos últimos anos venho de notebooks gamers, tive o R15 da alienware com i7 11800h + RTX 3070 (fabricado no Brasil), depois vim para meu notebook atual com i9-13980hx + RTX 4090 com 64gb ram (que comprei nos estados unidos praticamente pelo preço do anterior no Brasil). Pretendo manter meu notebook, pois ainda consigo jogar os jogos na tela qhd dele mas queria ir além dessa vez, até porque eu gosto de brincar com modelos de LLM no PC e os 16GB de VRAM dela gargalam um pouco.

O negócio é que eu não entendo nada de placas mãe, coolers, fontes e gabinetes. Comecei a montar o PC em uma loja brasileira (não sei se pode citar nome de loja aqui) mas sempre dou uma travada quando chego na parte de montar a placa-mãe. 

Com orçamento de até uns 60 mil estava pensando em algo assim:

Ryzen 9 9950x3d + não sei qual cooler

placa-mãe não tenho ideia (Placa-Mãe MSI MPG X870E Carbon seria uma boa?)

128GB ram (memória RAM Kingston Fury Beast Expo, 64GB (2X32GB), 6000MT/s) x 2 (ou com esse orçamento seria melhor pegar 6400? compensaria fazer esse upgrade?)

Placa de Vídeo RTX 5090 AORUS MASTER ICE (aqui tenho dúvida também, pois essa aorus vi bons reviews, mas é refrigerada a ar, valeria a pena trocar por uma refrigerada a líquido?)

Fonte CORSAIR RMe Series RM1200e, 1200W (não sei se essa fonte é boa - mas acredito que suportaria o sistema todo)

Gabinete também não tenho noção de qual seria ideal.

Também pensei em talvez pegar um no-break, se custar até uns 2500 reais - vale a pena? Aqui em Florianópolis a energia não costuma ser tão instável - mas mesmo assim ela cai de vez em quando. 

Outra dúvida é que eles tem opção de entrega montada, vale a pena? Transportar com ele montado não é arriscado? Até ia gostar de montar tudo, mas a última vez que montei um PC faz uns 20 anos na adolescência e não custava o preço de um rim no mercado negro.

Se puderem me dar uma luz, eu agradeceria. 

Se eu comprar o PC pretendo fazer algum review das primeiras impressões.

Postado

Acho que dois SSDs de 4TB seriam mais que suficientes. Na verdade a máquina toda é MAIS do que suficiente. 

O 990 EVo estava em um precinho que entraria no orçamento, o da ADATA Legend 900 PRO também. 

Alguma outra sugestão?

Postado

Vou considerar - não sei o ganho real de performance real entre os ssds (em benchamarks tenho a impressão que a diferença é maior do que no uso prático), mas provavelmente nesse aspecto vou ficar com o mais barato, até porque todo o resto do computador já é bem caro e não quero ter que ultrapassar o valor máximo que eu estipulei. 

outra coisa que eu vou ter que considerar é comprar uma licença do windows 11. já que venho de notebooks e nunca precisei me preocupar com isso. 

Postado

Boa, então até o momento está assim:

Ryzen 9 9950x3d

Placa-Mãe MSI MPG X870E Carbon

128GB ram (memória RAM Kingston Fury Beast Expo, 64GB (2X32GB), 6000MT/s) x 2

Placa de Vídeo RTX 5090 AORUS MASTER ICE

Fonte CORSAIR RMe Series RM1200e, 1200W

SSD Corsair MP600PRO 4tb x 2 OU XPG mars 980 pro 4tb x2 

Em relação ao cooler para o processador, em relação a placa-mãe, a fonte e ao gabinete, alguma sugestão?

Postado

Lian Li Lancool 217 - tem uma versão com fundo infinito na frente, mas pelo menos neste modelo os fans ficam através do vidro não atrás como em outros gabinetes, não compromentendo o airflow.

Antec Flux

ASUS PRO Art

Fractal Design Meshify 3 XL Ambience, North XL...

https://www.waz.com.br/fractal design?_q=fractal design&map=ft&order=OrderByPriceDESC

Estes gabinetes linkados estão entre os de melhor performance térmica nos testes do TechPowerUp.

Se gosta de aquário, Corsair Air 5400 "triple camber" - a area de exaustão do ar quente do radiador é isolada do resto do gabinete, o que não faz dele um campeão de airflow, mas já é uma melhora.

• J.Augusto F alterou o título para PC dos sonhos - até R$60.000,00
Postado

Curti esses gabinetes aí. Principalmente o da ASUS e o da ANTEC, achei que não são muito chamativos, ideal pra mim. Se todos tem bom desempenho térmico provavelmente vou ficar com um desses dois. 

Postado

Vi que vai sair o Ryzen 9950X3D2, será que vale a pena esperar ou a diferença de desempenho não vai ser muito grande?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...