Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma RTX 5050 de 8gb e ao jogar o forza horizon 5 a gpu não passa de 6.7gb em 4k no ultra e quando vou para um lugar de floresta densa o jogo começa a baixar o fps de 50fps para 15fps e também o sistema começa a usar quase 1gb da memória RAM compartilhada que por sinal é DDR3 explicando talvez o desempenho baixo... novamente lembrando que a gpu n passa de 6.7gb.

Minha pergunta é seria possível fazer com que a gpu usasse toda Memória de Vídeo dela e parasse de usar a Memória compartilhada? Ou estou ficando louco e não tem nada a ver o acabei de escrever?

1000012602.jpg

• J.Augusto F alterou o título para Geforce RTX 5050 não usando VRAM total em jogos
  • Membro VIP
Postado
22 minutos atrás, Gabriel Melo1 disse:

Tenho uma RTX 5050 de 8gb e ao jogar o forza horizon 5 a gpu não passa de 6.7gb em 4k no ultra e quando vou para um lugar de floresta densa o jogo começa a baixar o fps de 50fps para 15fps e também o sistema começa a usar quase 1gb da memória RAM compartilhada que por sinal é DDR3 explicando talvez o desempenho baixo... novamente lembrando que a gpu n passa de 6.7gb.

Minha pergunta é seria possível fazer com que a gpu usasse toda Memória de Vídeo dela e parasse de usar a Memória compartilhada? Ou estou ficando louco e não tem nada a ver o acabei de escrever?

1000012602.jpg

Bom, você não está ficando louco, mas dá pra explicar o que tá acontecendo aí:

O Windows e os drivers da NVIDIA não vão esperar a memória de vídeo chegar em 100% para começar a mover dados para a memória compartilhada (RAM). O sistema reserva uma parte da VRAM para o próprio Windows e processos de fundo, e quando o jogo percebe que a memória está ficando "apertada" (geralmente acima de 80-85% de ocupação), ele começa a mover texturas menos importantes para a memória RAM para evitar que o jogo simplesmente trave ou feche.

A única forma de você resolver isso é gerenciando recursos de memória: ou reduz sua textura e nível de detalhe ambiental para Alto, ou desliga o que mais estiver usando que consuma VRAM, como RayTracing por exemplo (em resumo, ou reduza qualidade gráfica, ou efeitos de iluminação, ou resolução). Você escolhe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...