Ir ao conteúdo

Instalação do Windows: requisitos mínimos...

N0625

Posts recomendados

Postado

Fala, galera!!

Vou citar aqui os requisitos de todas as versões 32 bits do Windows com base experiências pessoais com a instalação de cada sistema e também de muita leitura.

Os requisitos mínimos de todas as versões do Windows 32 bits:

WINDOWS 95:

Processador Intel 386, 8MB de RAM e mínimo 100MB de disco.

WINDOWS 98:

Processador 486DX2-66, 16MB de RAM (24MB no caso do 98SE) e 300MB de disco.

WINDOWS ME:

Processador Pentium 150MHz, 32MB RAM e 500MB de disco. O Windows ME possui uma rotina de detecção que não permite a instalação em PCs com processadores de menor potência que a exigida. Esta exigência pode ser burlada para permitir a instalação em PCs com chips de potência menores de 150MHz através da chave INSTALAR /IS ou SETUP /IS, este último no caso do WinME em inglês.

WINDOWS NT4:

Processador 486DX2-66, 16MB de memória e 120MB de disco.

WINDOWS 2000:

Processador Pentium 133MHz, 32MB RAM e 650MB de disco.

WINDOWS XP:

Processador 233MHz, 64MB RAM (WinXP HOME) e 1,0 GB de disco.

Requisitos mínimos recomendáveis de todas as verões Windows 32 bits:

WINDOWS 95:

Processador 486DX2-66 ou Pentium 100, 16MB de memória e 150MB de disco.

WINDOWS 98:

Processador Pentium 133MHz, 32MB RAM e 500MB de disco.

WINDOWS ME:

Processador Pentium 200 ou 233MHz, 64MB RAM e 700MB de disco.

WINDOWS NT4:

Processador Pentium 100 ou 133, 32MB RAM e 200MB de disco.

WINDOWS 2000:

Processador Pentium II 300MHz ou K6-2 300MHz, 64 a 128MB RAM e 1GB de disco.

WINDOWS XP:

Processador Pentium II 400MHz ou K6-2 500MHz, 128MB RAM (no caso do WINXP HOME) e 2 GB de disco.

Requisitos confortáveis e recomendados para as versões de Windows 32 bits, levando-se em conta os recursos que cada um dispõe, como incrementos de interface, ferramentas para gerenciamneto otimizado de memória e restauração do sistema (WinMe e XP).

WINDOWS 95:

Processador Intel Pentium 166 ou melhor, 32 a 64MB RAM e 250MB de disco.

WINDOWS 98:

Processador Pentium II ou K6-2 350MHz, mínimo 64MB RAM (128MB recomendados) e espaço em disco a partir de 500MB.

WINDOWS ME:

Processador Pentium II 350MHz ou K6-2 500MHz, 128MB RAM e espaço em disco començando por 1GB.

WINDOWS NT:

Processador Pentium 200MHz, 64MB RAM (128MB são bem-vindos) e 500MB de disco.

WINDOWS 2000:

Processador Pentium II ou III ou K6-2 500MHz ou melhor, memória disponível a partir de 128MB (no caso do 2000, qualquer quantidade acima de 128MB é excelente) e 1,5GB de disco ou mais.

WINDOWS XP:

Processador Pentium III a partir de 733MHz, Duron ou Athlon a partir de 700MHz; versões mais novas destes processadores, como o P4, Duron ou Athlon a partir de 1,2GHz são recomendados para um ótimo desempenho. memória RAM começando em 256MB e espaço em disco a partir de generosos 3GB.

Observações em relação ao espaço em disco disponível.

Com relação ao WinMe, 2000 e XP, quanto mais espaço em disco, melhor para o desempenho, pois estas versões contam com recursos que demandam espaço em disco, como a Restauração do sistema (WinMe e XP) e gerenciamento de memória virtual (2000 e XP). O Win2000 e XP calcula o tamanho do arquivo de paginação de acordo com a quantidade de RAM disponível, multiplicando por 1,5 este valor. Se um PC está equipado com 256MB de RAM, o Win2000/XP reservará 384MB de espaço em disco para o arquivo PAGEFILE.SYS, responsável pela paginação da memória virtual no disco rígido. Caso deseje alterar o comportamento deste mecanismo de gerenciamento de memória do Win2000/XP, basta acessar as Propriedades do sistema > guia Avançado > botão Configurações da caixa Desempenho.

O Windows 98/Me tem um bug que não utiliza toda a memória RAM física disponível, acionando o disco rígido para armazenar informações. Isto significa perda de rendimento, pois o acesso ao disco é bem mais moroso que o acesso à RAM do sistema. ALtere a forma do Win98/Me lidar com o gerenciamento da memória virtual acrescentando a linha ConservativeSwapfileUsage=1 no final da seção [386Enh] do arquivo C:\WINDOWS\System.ini. Esta alteração fará que o win98/Me só utilize o disco como memória virtual quando a RAM física se esgotar. No Windows 95 esta linha já está ativada por padrão.

Pode-se definir um tamanho fixo para o arquivo WIN386.SWP (arquivo que gerencia a memória virtual do Windows 9x/Me), evitando uma fragmentação do sistema de arquivos em decorrência do aumento de tamanho deste arquivo em momentos de falta de memória RAM física. Acesse as Propriedades do sistema > guia Desempenho > Botão Sistema de arquivos e defina um tamanho fixo para a memória virtual. Multiplique a quantidade de RAM que seu sistema dispõe por 1,5. O resultado será um valor adeqaudo para a definiçãao do tamanho do arquivo WIN386.SWP.

Última dica: está com problemas de espaço livre? Já tentou remover programas não utilizados, limpar cache de Internet, pasta TEMP e lixeira mas ainda não dspõe de muito espaço livre? Pode-se tentar uma última alternativa: se você não usa o recurso de hibernação (Painel de controle > Opções de energia > Hibernação), pode-se ganhar espaço desativando esta função. O Windows Me (nunca vi esta função de hibernação em nenhum sistema Win98, embora a Ajuda do mesmo afirme que exista esta função no Win98) reserva um espaço em disco de tamanho igual à metade da quantidade de RAM disponível no sistema para guardar as informações da memória e assim salvando o último estado operacional do sistema antes de desligar o PC. Assim, ao ligá-lo este estado é totalmente restaurado. O Windows 2000/XP já é mais "guloso", reservando um arquivo chamado HIBERFIL.SYS de tamanho igual à quantidade de RAM disponível. Imaginem um PC com 512MB RAM? Desativando este recurso, ganha-se este espaço ocupado pelo HIBERFIL.SYS, ou seja, mais espaço livre em disco!

• 2 semanas depois...
Postado

Opa... bem interessante isso aí. Eu só queria saber se você tem as configurações mínimas (e as confortáveis) pra rodar o 2003 server enterprise edition... tu tem?

Quanto ao resto, acho que é isso mesmo. O sistema pode ser instalado em computadores bem antigos (como foi mostrado), porém o desempenho não seria nada satisfatório.

falou.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...