Ir ao conteúdo

Como programar para winXP?

Cassiano BH

Posts recomendados

Postado

Galera, estou suando a camisa para aprender C++, mas um questionamento surgiu na minha cabeça, se estou aprendendo a programar em c++ considerando que posso fazer qualquer programa para windows, não seria um estudo em vão se os programas que estou aprendendo funcionam somente em DOS ou win9X/Me? Caso comum é o acesso ao hardware no xp que não é direto. Tem uns programas que pode ser instalado mas gostaria de saber se tem como saber como interagir diretamente com o winxp.

t+

Postado

Olá Cassiano,

Dá uma lida sobre hal (Hardware Abstraction Layer). Em breve eu também vou começar a programar para XP e já estou procurando me informar sobre isso.

Conheço um cara em que, na empresa dele, fazem muitos programas utilizando o hardware e rodando no XP, mas tudo chamando APIs... bem, talvez haja outra forma um pouco mais direta de se fazer esse acesso.

E o programador de PIC, como vai indo? Eu acho que não vou mais montar aquele, estive conversando com um profissional que manja muito de PIC e tive algumas idéias diferentes, qualquer coisa a gente conversa aí.

Falou cara,

Tranzorb.

• Membro VIP
Postado

Inútil não é. Existem alguns drivers já prontos e gratuitos que te permite acessar o hardware no Windows NT (não apenas o XP protege o acesso, mas toda a família NT, o que é algo extremamente recomendado para um sistema que não quer ser derrubado por qualquer erro causado por um programa).

Um exemplo clássico é o giveIO.

Se você quiser fazer o seu device driver, você irá precisar estudar um pouco sobre o Windows DDK, que em conjunto com o Visual Studio te permite criar esses device drivers. Inclusive ele já acompanha alguns exemplos.

Postado

Valeu Tranzorb e sledgehammer pelas respostas.

Tranzorb, estou montando aquele circuito russo, não sei qual será o resultado mas espero ter sucesso, enfim não tenho medo de arriscar. O tópico é bem sugestivo, porque tenho interesse de fazer circuitos usando o PIC, mas para isso tenho que saber c++ e acesso ao hardware no winxp,nt. Como disse lá no tópico vou montar o circuito e posto lá o resultado. Sobre o que você disse vou pesquisar na net sobre este assunto "(Hardware Abstraction Layer)", estou montando um circuito com leds para quando mandar escrever um bit na paralela ele acender, mas isso quando aprender fazer no xp.

PS: o que o colega seu falou sobre o circuito?

sledgehammer,

vou procurar na net sobre DDK, na ajuda do visual studio tem sobre isso?

abraços!

Cassiano

Postado

Saudações

Então Cassiano, esse meu colega é profissional há muito tempo, dá uma olhada no site dele aqui.

Ele utiliza o IC-PROG. Eu também estou utilizando esse programa aqui em casa. Ele é compatível com vários programadores, e os esquemas podem ser encontrados no site do IC-PROG para montar. Meu colega não chegou a se interessar nesse programador russo porque não vê vantagens em utilizar o MPLAB para programar os chips, já que o IC-PROG funciona bem e oferece uma gama de programadores simples, baratos e bastante funcionais para trabalhar. É uma coisa para hobbistas, mas funciona tão bem que as empresas usam bastante. Até no meu antigo serviço o engenheiro usava para programar PICs, mesmo possuindo um PICSTART PLUS, um PRO MATE e um outro lá que não lembro o nome, mas tudo original e importado dos states.

O IC-PROG pode fazer acesso direto ao hardware, mas, no caso do XP, você pode mandá-lo fazer o acesso via API. Em todas as versões do win isso é possível, mas acredito que no XP seja necessária pelos conhecidos motivos.

Eu t mandei um e-mail, cara, n chegou?

Falou Cassiano, vamos trocando idéias, e os colegas do Fórum que se interessarem, entrem nessa.

Tranzorb.

Postado

Esqueci de ver o e-mail do click21, estou usando o gmail vou te responder. Estou baixando umas apostilas de api no emule, vou ver e posto aqui. Eu gosto de usar o MPLAB por que ele tem debug, e dá para ver em realtime o comportamento do programa, isso é de cada um mesmo, você tem a manha de fazer o pic fazer conta em ponto flutuante?

• 1 ano depois...
Postado

Olá..tudo bem.....bom....estou aprendendo a programar pics e gostaria de trocar umas idéias, tem como?? :) ............. eu montei um bom programador, você pode dar uma olhada acessando o endereço www.lancos.com ....o prog chama Ponyprog

..e esse programador russo?...é bom?

até +

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!