Ir ao conteúdo

Como programar para winXP?

Cassiano BH

Posts recomendados

Postado

Galera, estou suando a camisa para aprender C++, mas um questionamento surgiu na minha cabeça, se estou aprendendo a programar em c++ considerando que posso fazer qualquer programa para windows, não seria um estudo em vão se os programas que estou aprendendo funcionam somente em DOS ou win9X/Me? Caso comum é o acesso ao hardware no xp que não é direto. Tem uns programas que pode ser instalado mas gostaria de saber se tem como saber como interagir diretamente com o winxp.

t+

Postado

Olá Cassiano,

Dá uma lida sobre hal (Hardware Abstraction Layer). Em breve eu também vou começar a programar para XP e já estou procurando me informar sobre isso.

Conheço um cara em que, na empresa dele, fazem muitos programas utilizando o hardware e rodando no XP, mas tudo chamando APIs... bem, talvez haja outra forma um pouco mais direta de se fazer esse acesso.

E o programador de PIC, como vai indo? Eu acho que não vou mais montar aquele, estive conversando com um profissional que manja muito de PIC e tive algumas idéias diferentes, qualquer coisa a gente conversa aí.

Falou cara,

Tranzorb.

• Membro VIP
Postado

Inútil não é. Existem alguns drivers já prontos e gratuitos que te permite acessar o hardware no Windows NT (não apenas o XP protege o acesso, mas toda a família NT, o que é algo extremamente recomendado para um sistema que não quer ser derrubado por qualquer erro causado por um programa).

Um exemplo clássico é o giveIO.

Se você quiser fazer o seu device driver, você irá precisar estudar um pouco sobre o Windows DDK, que em conjunto com o Visual Studio te permite criar esses device drivers. Inclusive ele já acompanha alguns exemplos.

Postado

Valeu Tranzorb e sledgehammer pelas respostas.