Ir ao conteúdo

Aterramento simples da certo?

Arcanjo C.H

Posts recomendados

Postado

Ola galera gostaria de saber se aquele fio com uma presilha (igual a uma arruela)q vem no micro ondas(fio terra ) para parafusar na parede junto a tomada ele realmente faz o aterramento e se faz, posso usar este metodo para ligar o fio do PC(terra) na parede?

Obrigado a todos.

Postado

aquele fio é pra captar e eliminar interferencia...

no caso, uma parte da interferencia q o microondas gera seria capturada e descarregada no metal SE o local onde o parafuso estiver preso seja o da tomada e nele haja um encanamento metálico para dissipar a energia...

aquilo não é um terra da tomada. pode ser ligado no terra da tomada, mas não pode ser usado como terra de energia elétrica

não sei se fui bem claro, mas não consegui mes expressar melhor...

• Membro VIP
Postado

Nos equipamentos como microondas, geladeiras, fogão elétrico, etc. que têm o fio de aterramento na carcaça, o aterramento é usado principalmente, para proteger o usuário contra choques elétricos por fuga de corrente. No PC, uma das principais funções do aterramento é desviar cargas estáticas e também induzidas, mas principalmente, para proteger os componentes sensíveis do mesmo, além de evitar choque na carcaça!

Postado

Aquele fio com o parafuso na parede não consegue dissipar a eletricidade corretamente, seria melhor uma barra (ou haste) enterrada.

O ideal seria chamar um eletricista para fazer as medições no solo e a instalação correta, dependendo do tipo de solo é necessário colocar sal, literalmente, pra melhorar a dissipação :-BEER

Postado

Po galera vocês são meus anjos da guarda(Rssss) e q teve um mané q me dize q o tal fio era o aterramento como não saco nada deste assunto, perguntei logo aos meus anjos da guarda(vocês) para me dizer o que e certo.

Obrigado a todos os anjinhos (Rssss) ate a procima :palmas:

• Membro VIP
Postado

Completando o que disse o Medx, o sal deve ser colocado em volta da(s) haste(s), mas não em contato com elas, para evitar a corrosão do metal. Existem produtos químicos próprios para a melhoria do aterramento e que não são agressivos ao metal das hastes, conexões e cabos.

T+

• 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...