Ir ao conteúdo

Configurar placa de som para funcionar em 5.1

e-spyko

Posts recomendados

Postado

Pessoal, tenho uma placa mãe Abit NF7, cuja placa de som é uma Nvidia Nforce audio. Essa placa é uma 5.1, tem até 3 saídas exclusivas para caixa de som. Já conectei 2 fones de ouvido + 1 caixa de som na placa de som e eles não funcionaram corretamente, apenas a caixa de som que tava no slot verde funcionou. Já os slots amarelo e preto que se destinam aos outros canais não estão ativados.

será que alguém pode me ajudar a fazer o som 5.1 funcionar? Pois ele só tá em 2.0.

• Membro VIP
Postado

você já configurou o windows pra sair som em 5.1... você tem essa propriedade em "Painel de Controle", "Sons, falas e dispositivos de audio", "Sons e Dispositivos de áudio", em configurações de Alto-Falante, clique em Avançadas... veja se lá consta como 5.1... se tiver, deve ter alguma outra configuração nas propriedades do driver da placa de som...

Postado
Postado Originalmente por fcontato@28 de fevereiro de 2005, 21:10

você já configurou o windows pra sair som em 5.1... você tem essa propriedade em "Painel de Controle", "Sons, falas e dispositivos de audio", "Sons e Dispositivos de áudio", em configurações de Alto-Falante, clique em Avançadas... veja se lá consta como 5.1... se tiver, deve ter alguma outra configuração nas propriedades do driver da placa de som...

Bem, eu tentei fazer isso, porém eu não conseguí ainda fazer essa placa de som funcionar no modo 5.1 eu já configurei os autofalantes para o modo 5.1. E tentei conectar 3 dispositivos de reprodução de áudio, nas saídas de audio cujas cores são:

verde (Frontal esquerdo e direito)

amarelo(Traseiro esquerdo e direito)

preto (Central e subwoofer)

Lembrando que essa placa de som tem os jacks de microfone e line in isolados dos de som 5.1.

Ela tem até um conector chamado OPT1, no manual diz o seguinte:

OPT1:

Esse conector deve ser usado para conectar por fibra optíca à digitais equipamentos de som.

• Membro VIP
Postado

acho que você inverteu as cores... o plug preto são os canais trazeiros, e o amarelo o central e subwoofer... no seu driver de som não tem nenhuma opção para configurar isso tb? digo isso porque aqui tem a configuração do windows e do driver da creative tb...

Postado
Postado Originalmente por fcontato@28 de fevereiro de 2005, 21:37

acho que você inverteu as cores... o plug preto são os canais trazeiros, e o amarelo o central e subwoofer... no seu driver de som não tem nenhuma opção para configurar isso tb? digo isso porque aqui tem a configuração do windows e do driver da creative tb...

Não conseguí ainda, e essa é a sequencia correta nessa placa de som. Ela pode ser um pouco diferente do padrão...

Bem, eu não econtri ainda a opçaõ de configurar o som 5.1. Nem no windows, nem na placa de som.

Eu gostaria de tocar uma música no winamp e escutar a mesma música em todos os canais simutaneamente.

• Membro VIP
Postado

Siga a sequencia que te falei na primeira resposta que você vai chegar certinho nas opções do windows... estranho ser diferente a cor dos plugs, porque até as caixas de som usam esse coloração que te passei... sobre escutar o som em todos os canais no winamp, não é possível, pelo menos na minha placa... o canal central não toca...

• Membro VIP
Postado

o único que encontrei é o powerdvd que ele emula o som em 5.1 (dolby pro-logic), mas ele não é muito legal para esse tipo de coisa, já que é voltado para ver dvd's... no winamp, ele toca as caixas dianteiras, traseiras e subwoofer, o central não toca...

Postado
Postado Originalmente por fcontato@28 de fevereiro de 2005, 22:18

o único que encontrei é o powerdvd que ele emula o som em 5.1 (dolby pro-logic), mas ele não é muito legal para esse tipo de coisa, já que é voltado para ver dvd's... no winamp, ele toca as caixas dianteiras, traseiras e subwoofer, o central não toca...

E ai, pra eu tocar uma mp3 pelo power dvd? só seu eu criar um VCD com uma mp3 de teste. :muro:

Será que não há uma outra opção não?

Tá complicado configurar esse som 5.1 viu... :naonao::muro:

estou com medo dele estar defeituoso, se for isso eu mando trocar amanha mesmo.

Postado

opá psyco to sem computador em casa , to te respondendo da faculdade.... cara não me lembro como configurar mas não é difícil não.. vou ficar sem net uns 2 meses ainda ... moh bost*..... não é difícil não vou tentar descobri , foi mal não responder sua mp tem um bom tempo hehehe...

abração

mas não deve ser problema de placa-mãe não , pode até ser o driver ....

Caio

• 4 semanas depois...
Postado
Postado Originalmente por Venom.Team@03 de março de 2005, 18:56

opá psyco to sem computador em casa , to te respondendo da faculdade.... cara não me lembro como configurar mas não é difícil não.. vou ficar sem net uns 2 meses ainda ... moh bost*..... não é difícil não vou tentar descobri , foi mal não responder sua mp tem um bom tempo hehehe...

abração

mas não deve ser problema de placa-mãe não , pode até ser o driver ....

Caio

Valeu pela sua dica. Eu peguei o driver mais moderno para o chipset nforce direto do site da nvidia. Na verdade o meu chipset é o nforce 400 ultra, e no driver que eu peguei está incluso um utilitário chamado NVmixer, que permite várias configurações no som do PC que tem placa de som da nvidia.

Olha, só achei que os canais de som central, subwoofer, traseiro esquerdo, traseiro direito estão com uma distorção na qualidade sonora. Eles chegam a ficar com um grande nível de ruido branco, talvez seja como o som de uma pcchips com placa de som SIS.

Só o som do frontal esquerdo e direito tem uma excelente qualidade.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...