Ir ao conteúdo

Virus de Celular


Dom AL

Posts recomendados

Postado

Há alguns dias atrás, eu vi essa notícia na internet, falando que foi registrado o primeiro caso de " Virus de Celular " nos Estados Unidos. Parece que esse virus foi criado na Tailandia ou India ( não me lembro ) por pura sacanagem, pois ainda não tem um anti-virus para ele.

Se alguém estiver por dentro do caso...

Dom AL.

Postado

Não sei muito bem, mas, parece que esse virus desconfigura a tela de celular e às vezes o celular tem dificuldades de entrar no Menu.

Postado

Vírus para celular era teste

Quinta-feira, 12 agosto de 2004 - 14:56

IDG Now!

O que se pensava ser mais um Cavalo de Tróia para telefones celulares na verdade não passa de um programa de testes. Noticiado como uma praga especial para o sistema operacional Symbian, que equipa os aparelhos da Nokia, o worm Mosquit é na verdade um mecanismo experimental de segurança incorporado dentro do jogo pelos desenvolvedores originais.

O suposto vírus era responsável por mandar mensagens SMS não autorizadas para números de serviços pagos estrangeiros. A Symbian revelou que a funcionalidade SMS estava incorporada em versões primárias do aplicativo como licença experimental e mecanismo contra proteção a cópias.

"O mecanismo de licenças não está presente na versão comercial final, mas as cópias ilegais são baseadas na versão primária e ainda incluem a funcionalidade SMS", afirmou a empresa.

Em um comunicado online, a empresa de segurança F-Secure afirmou que a Symbian cancelou o contrato com a empresa que recebia as mensagens SMS, logo a cobrança pela utilização do serviço também foi terminada. Mesmo que as mensagens ainda sejam enviadas, o único valor cobrado será o de utilização do serviço na operadora local

Postado

O primeiro vírus identificado foi o Cabir, há nove meses. Encontrado em 17 países, ele usa o sistema Bluetooth para se expandir. Também utiliza o sistema Symbiam, de tecnologia GSM. O arquivo malicioso foi desenvolvido por um grupo de hackers que criam vírus conceituais, que servem de demonstração para falhas em sistemas operacionais e não têm código destrutivo.

“Esses vírus se propagam mais rápido que um resfriado. Os celulares não são bloqueados e as pessoas não têm conhecimento de como proteger seu aparelho. Existem vírus que também podem danificar a bateria ou a câmera fotográfica. É só uma questão de tempo para que esses arquivos se espalhem”, explica Daniel Carbone, diretor de operações no Brasil e no Mercosul da F-Secure, empresa de tecnologia de segurança que desenvolve anti-vírus para celulares há cinco anos.

Até hoje não foi registrado nenhuma contaminação no Brasil. “Só houve o desenvolvimento de um vírus, o Velasko, por um programador brasileiro. Ele utiliza o Bluetooth para ser transmitido, mas não é nocivo, e o anti-vírus está disponível no próprio site do criador.” Apesar disso, o vírus serviu de base para o desenvolvimento de 32 versões do código.

GSM – O Symbiam é usado por grandes fabricantes mundiais de celulares, como Nokia, Sony Ericsson, Siemens, Motorola, Samsung e Panasonic. No Brasil, esse sistema operacional é oferecido apenas em operadores de GSM, que, no final de 2004 e início deste ano, ultrapassou o número de clientes de outras tecnologias. Segundo a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), são cerca de 23,7 milhões de usuários de GSM no país, contra 19,7 milhões de CDMA e 22,8 milhões de TDMA.

A operadora de telefonia celular Claro fechou um acordo com a Trend Micro para oferecer anti-vírus para seus clientes. “É uma solução completa de anti-vírus e anti-spam para não haver o risco de perda de dados ou de produtividade de quem utiliza muito o celular. É mais voltado ao mercado corporativo”, afirma Rodrigo Pellicciari, gerente de marketing Trend Micro. A versão disponível é a 1.0. É preciso que o usuário faça as atualizações do arquivo de proteção. “O 2.0 deve estar disponível em junho e fará as atualizações sozinho.”

A TIM recomenda que seus clientes só baixem arquivos de sites seguros. A Samsung informa que não utiliza o sistema operacional Symbiam no Brasil. A Motorola alega desconhecer vulnerabilidade de segurança de seus aparelhos celulares.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!