Ir ao conteúdo

Projeto pra ligar lampada ao entrar em um quarto!

ENGENHARIA1985

Posts recomendados

Postado

To querendo saber se da pra fazer um projeto q detecta quando uma pessoa entra em um quarto, para acenter a luz, e ao sair desligar! entenderam ??? se alguem tiver a manha ou ideia me mande alguma coisa... valeu galera!! :looka::joia:

Postado

Dá para fazer, mas é meio complicado.

Por exemplo, se você usar um sensor de movimento na porta do quarto, e programar pra "ligar" quando passar 1 vez, e "desligar" ao passar uma 2ª vez, vai acontecer de você entrar, aí a luz acende, e se outra pessoa entra, a luz apaga... aí 1 de vocês sai do quarto e a luz volta a acender :huh:

Com sensor de movimento na área do quarto, dava pra usar com temporizador, tipo, quando detecta movimento, a luz acende, e fica acesa por por exemplo, 10 min. Mas enqto você tá no quarto, e vai se movimentando, o sensor vai reiniciando o tempo em 10 min cada vez q detecta o movimento.

Ai quando você saísse do quarto ele apagava depois de 10 min. Mas se você está por exemplo lendo um livro deitado, praticamente sem se mexer, a luz pode apagar... ou quando você estiver dormindo e se mexer, a luz acende no meio da noite :wacko:

Poderia fazer um programa com 2 sensores direcionais na porta do quarto. Por exemplo, sensor A e B. A fica do lado de dentro do quarto e B do lado de fora. quando os sensores detectam movimento de B para A (entrar no quarto), a luz acende, e de A pra B (sair) a luz apaga. então você entra no quarto e a luz acende, aí entram outras pessoas a luz continua acesa... mas ao sair a primeira pessoa a luz apaga.

então teria q arranjar uma outra programação qualquer, inclusive uma com horarios de funcionamento, não adianta a luz estar acendendo durante o dia.

O mais fácil seria por som, ou querendo gastar um pouco mais, por comando de voz... Uma coisa pode parecer simples de fazer.. mas no fundo, não é estão simples assim :goff:

Postado

VALEU AMIGO, ACHO A SUA IDEIA MELHOR, SO QUERIA SABER SE você TEM IDEIA DO PROJETO , E QUANTO EU GASTARIA , SE COMPENSA ??? SE + ALGUEM TIVER ALGUMA IDEIA E ALGUM PROJETO, PODE DAR IDEIA . VALEU

Postado

Em qualquer casa de materiais eletricos você compra esse sensor de movimento temporizado que o amigo la falou ! acho que esse tipo de coisa é melhor comprar doque tentar montar !

Postado

é, você poderia comprar o sensor de movimento com temporizador, e ligar ele no interruptor.

daí quando começa a escurecer, você liga o interruptor... assim o sensor fica ativado, quando você entra no quarto e esta por la ele esta aceso (a não ser q fiquei muito tempo parado, como já citei), e quando for dormir desliga o interruptor, e o sensor e a luz fica desligado :joia:

Postado

E ai ENGENHARIA1985, tudo certo...

Bom esse projeto é bem difícil de ser realizado. O esquema lógico, a distribuição de blocos pode ser fácil, mas a criação das placas de circuito, a implementação é complexa, devido ao elevado numero de trilhas e a proximidade em relação a todas elas. Você pode tentar fazer utilizando micoprocessadores...mas tecnicamente você deveria saber programação como assembler...além de ter um soquete de programação para os micros...

Eu vou descrever "brevemente" como você pode montar esse projeto, utilizando circuitos digitais simples, facilmente adquiridos em lojas de componentes eletrônicos. A implementação, deixo por sua conta pois presumo que você seja um engenheiro (dado o seu nick...)

A base desse projeto seria a utilização de dois sensores. O de entrada e o de saída.

Todos eles serão iguais, mas seu funcionamento será controlado pela utilização de

multiplexadores.

Depois, o próximo bloco de controle seriam os contadores como o 4029B.

Esses valores vão ser comparados por circuitos comparadores como o 74LS85. Ele indicará em três linhas de saída mutuamente incluídas se um deles é maior, menor ou igual que o outro.

E por último, a etapa de potência, caracterizada pela utilização de um rele, controlada pelo comparador.

O seu funcionamento seria "relativamente" simples:

você colocaria dois sensores no batente da porta. Um mais "externo", que seria o sensor de entrada. E outro, mais "interno", perto da porta, que seria o sensor de saída.

Então, quando alguém entrasse no quarto, ela acionaria primeiro o externo e

posteriormente, o interno. Mas o sinal desse sensor seria descartado. Isso por causa do multiplexador, que funcionaria como um seletor de dados, roteando/dirigindo a informação enviada dos dois sensores, MAS CONSIDERANDO APENAS O PRIMEIRO SINAL, para uma saída única, ou seja, enviando para o contador.

Neste momento o contador teria a indicação do número 1 (ou seja, uma pessoa passou pelo sensor). Aí o próximo bloco entraria em funcionamento, ou seja, o comparador.

Ele compararia os dados dos dois contadores. O contador externo estaria indicando 1. Já o contador interno estaria indicando 0 (isso porque o multiplexador desabilitou a contagem em virtude do acionamento em primeiro lugar do sensor externo). Como 1 é diferente de zero, ele manda um sinal (nível lógico alto), acionando um transistor, que por sua vez, liga o rele, fazendo a luz acender.

CONTINUA

Postado

Aí entra no mesmo quarto, outra pessoa. E acontece o mesmo procedimento. Ela aciona primeiro o sensor externo. Por consequencia, o multiplexador "ignora" os dados do sensor interno.

Aí o contador externo estaria com o valor 2 e o contador interno com 0. Vem o comparador... Ele compara os dois números e constata que os dois são diferentes, e mantém nível lógico alto.

De maneira homóloga, quando somente uma pessoa for sair, o sensor interno será acionado primeiro, o multiplexador agora vai ignorar os dados do sensor externo, e o contador interno vai marcar 1, enquanto o contador externo continua com 2. Aí novamente vem o comparador, compara os dois numeros...constata que são diferentes e mantém o nivel lógico alto.

Quando a segunda pessoa (e última) sair do quarto, ela vai acionar primeiro o sensor

interno...aí o multiplexador discarta os dados do sensor externo. Aí teríamos o contador interno marcando 2 e da mesma forma o contador externo também marcando 2. Ai o comparador "checaria" esses dois valores e....constataria que são iguais. Aí ele colocaria a saída em nível lógico baixo, desativando o rele, e consequentemente desligando a luz.

Um complemento desse circuito poderia ser a utilização de LDR's com utilização de um oscilador e um rele. Essa LDR seria instalada fora da sua casa. Assim, quando começasse a escurecer, ele acionaria o rele que ligaria esse sensor de iluminação. Assim, durante o dia, o sensor ficaria desligado, evitando gasto de energia.

Para finalizar, você poderia implementar nos pinos de número 13 dos contadores, um interruptor push-botton. NORMALMENTE, esse é pino RESET dos contadores. Você instalaria esse botão próximo a sua cama. Quando você apertasse esse botão, os dois contadores zerariam, o multiplex constataria que os dois tem o mesmo valor, e consequentemente desligaria a luz.

Dessa forma, você poderia apagar a luz do seu quarto sem ter que "sair dele" ou mesmo levantar para apagar manualmente...

Com essa implementação você evitaria problemas como os que o amigo rafaelgrecco citou, como a que se a primeira pessoa sair, INDEPENDENTE do número de pessoas que ainda estiverem dentro do quarto, a luz se apagaria.

Também, seria evitado a necessidade de ter que se movimentar a cada 10 minutos, afim de evitar o "desligamento automático" promovido por sensores de movimento temporizados.

Isso poderia ser comprovado como desvantajoso, para o caso de você estar LENDO um livro em cima da sua cama. Você não faria grandes movimentos, e consequentemente não seriam captados por esses sensores...aí quando você menos espera...a luz apaga, bem no meio da melhor parte do livro...que ruim hein...Isso se deve a esses sensores serem acionados pelas

diferenças/variações de luminosidade. Quando nos movimentamos, a luz de um ambiente reflete em parte no nosso corpo, e depois parte dela é refletida para o sensor. Quando lemos um simples livro, fazemos movimentos lentos e extremamente pequenos, propiciando variações quase imperceptíveis a longas distancias...portanto, só fincionaria de forma eficaz se estive perto da sua cama.

Em relação a iluminação por comando de voz, é muito complicado...Tenho uns amigos na FEI que estavam desenvolvendo um projeto desses e tiveram problemas...como por exemplo, que o

acionamento da luz ficasse vinculado apenas a sua voz. Ou seja, a luz só acenderia com a sua voz...além de outros fatores complicativos.

Bom, quanto a questão do preço, não sairia muito caro. O ÚNICO PROBLEMA seria realmente o desenvolvimeto do projeto. Você teria que trabalhar com vários tipos de circuitos digitais, interfaces de potencia, sensores...

Ou seja, pessoalmente eu acho que não compensa. Só compensaria se esse fosse um projeto de desenvolvimento de sua faculdade com alguma empresa particular, visando a venda/lucro.

Espero ter ajudado.

Postado

Valeu Ferreira pela dica, isso pode me ajudar muito .... eu no 3º Periodo de Engenharia da Computacao, agora q estou estudando assembler, ainda estou meio cru, mas acho esse projeto maneiro, sera q serveria pra complemento de um curso de Engenharia ??? Esses esquema de LDR serria a mesma coisa usada nos postes de luz ?? eu poderia usar algum clock pra determinar a hora q o temporizador seria ativado, acho q seria mais viavel, porque numa hora determinada ele começaria a funcionar.. entendeu minha ideia ??? porque de todo jeito eu vou ter q fazer um projeto de conclusao de curso, e minha mae trabalho com cozinhas e quartos planejados a mais de 10 anos, seria interessante vender esse projeto mesmo antes de eu formar. entendeu ??? valeu amigo, quem tiver mais ideia pode postar... valeu!! :D

Postado

ENGENHARIA1985,então não seiexatamente se os postes de luz utilizam mesmo método (por LDR's)...mas seu efeito seria semelhante.

Que mal lhe pergunte, mas qual seria a utilização de um temporizador, nesse projeto?

Postado

Essa ideia do Ferreira é a mais completa.

Imaginem, dependendo de quem entrar no quarto junto com você, você vai querer mesmo é que a luz fique apagada. E o amigo Ferreira pensou no botão de RESET próximo à cama...: Genial!

Cara, esqueça esse sensor de movimento temporizado. Ainda dependendo de quem entrar com você: vocês vão se mexer muito, se o sensor ficar ligando toda hora por causa dos movimentos, não vai ter clima, concorda?

Tranzorb.

Postado

:bandeira: Companheiro, acho que isso é mais fácil que encontrar caroço dentro de jaca, o Rafaelgrecco já deu o caminho das pedras:

Acredito que de eletrônica você tenha alguma manha....

Cata um laser desses de camelô, de UM REAL e mira num fotodiodo ou fototransistor que são rápidos (será teu sensor de porta). de preferência na altura da canela.

O preço será praticamente o mesmo de usar uma lâmpada qualquer, mas ficará bem mais discreto e bonito se você for esmerado, pois o LASER não "espalha".

Teu sensor de porta dirá quando alguém entrar e deverá possuir um LATCH, deverá manter o estado assim como possuir um RESET(toda trava precisa de uma reposição).

Não importa quantas pessoas entram e nem quantas saem, não importa já que na tua sala pode entrar até um batalhão, então contá-los todos pode ser chato...

Cata agora um sensor PIR.

Todo PIR vagabundo ou não tem uma saída que comanda um relé(geralmente estático) e eles funcionam com uma gama boa de tensão.

Se estiver pensando em algo tipo 12Vcc, pegue um para tensão contínua.

Este sensor é o que vai dizer pro teu circuito que ainda tem gente no recinto.

Geralmente os modelos apresentam um timer de 10s a 3 min depois que ele pára de detectar movimentos.

O teu circuito de comando da lâmpada será um Flip-Flop R-S onde entrará o gatilho LASER(dizendo que alguém entrou ou está chegando no recinto) acendendo assim a lâmpada.

Quando alguém chegar e, enquanto estiver no alcance do PIR, qualquer movimento mínimo será o suficiente para reiniciar o contador do PIR, mantendo a lâmpada acesa.

Deixando o local, o timer do PIR contará até desligar a saída do relé (que deverá ter um circuito para gerar 1 único pulso para reset do gatilho LASER).

Tomei um tempo desenhando aqui no paint e digitando umas condições para funcionar o circuito em questão, mas não sei como colocar para aparecer....se bem que poderia acabar deixando o forum muito lento....

É claro que o texto tá enxugado, tem algumas condições que você precisa observar bem, tipo:

Caso alguém esteja num corredor e volte (quem reseta o gatilho laser?).

O sensor PIR tem que gerar um pulso de reset quando alguém saiu da sala, podem ser vários PIRs pela sala com uma porta "OU" que mantem a lâmpada acesa, o apagamento de todos gera o Pulso reset após N s.

Bom pode ser que você precise de um inversor ou outro, mas nada que um transistor não faça...

Espero ter ajudado um pouquinho, mas é que se escreve muito, acaba-se complicando e o forum fica pesado, o admin pode me chamar a atenção....hehe.....usa a cuca aí.... a intenção é que você use esse miolo aí... :chicote:

valeu!!! Desculpe qualquer erro de português.....tá quente aqui e fica difícil ter paciência para revisar esse texto macarrônico aí em cima! :-BEER

Postado

Valeu galera pelas dicas, o problema vai ser tempo pra fazer isso tudo..... qual dos exemplos vocês acharam melhor o do FERREIRA ou do EDUARDO??? Eu acho os dois super importante, da pra ter uma ideia melhor, achei o do Eduardo mais simples, porque tambem eu não tenho muito conhecimento na area de eletrônica, ainda vou ter a disciplina na faculdade, e vou comecar a fazer curso tecnico no proximo mes.. mas eu sei o básico... O EDUARDO posta o circuito aqui, ou me passa um endereço pra ver.. valeu galera... qualquer ideia mande pra mim. :D

Postado
Postado Originalmente por ENGENHARIA1985@07 de abril de 2005, 00:58

Valeu galera pelas dicas, o problema vai ser tempo pra fazer isso tudo..... qual dos exemplos vocês acharam melhor o do FERREIRA ou do EDUARDO??? Eu acho os dois super importante, da pra ter uma ideia melhor, achei o do Eduardo mais simples, porque tambem eu não tenho muito conhecimento na area de eletrônica, ainda vou ter a disciplina na faculdade, e vou comecar a fazer curso tecnico no proximo mes.. mas eu sei o básico... O EDUARDO posta o circuito aqui, ou me passa um endereço pra ver.. valeu galera... qualquer ideia mande pra mim. :D

Mas e você ENGENHARIA1985, qual você achou melhor???

Postado

AH TANTO FAZ, A DO EDUARDO FICARIA MAIS EXPLICATIVO PRA MIM porque AINDA ESTOU MEIO CRU NO ASSUNTO, O QUE você ACHA DE EU COMPRAR UM SENSOR DE MOVIMENTO PRONTO E DEPOIS EU FAZER O PROJETO PARA O esquema DAS LUZES, EU ATE ACHARIA MAIS INTERESSANTE EU MONTER UM SENSOR , ATE PRA APRENDER MELHOR, MAS AINDA não TENHO CONHECIMENTO SUFIENTE, EU TERIA Q TRABALHAR COM PIC ?

Postado

Não, você não precisaria trabalhar com microcontroladores. Se para você, fica melhor comprar feito...que seja. O importante é que você consiga fazer o que você queira. Só não se esqueça, que de uma forma ou de outra, você estara usando circuitos lógicos....

Postado

QUAL SENSOR EU COMPRARIA E COMO EU IRIA FAZER PRA PROGRAMA O esquema DAS PESSOAS ENTRAREM NO QUARTO, EU FIZ UMAS ANOTAÇOES EM CASA, DAS REGRAS DO PROJETO ... ANOITE IREI POSTAR aqui .. VALEU

Postado

Olha, se você fizer com sensores PIR (por sinal os mesmos que eu REJEITEI), você pode compra-los em lojas de segurança. Não recomendo você comprar nos camelos. Seu funcionamento é simples. Nesses produtos, os manuais são bem explicativos (isso era o que você quiria dizer com "programação"?). De uma maneira "prática", se o sensor detectar alguma coisa, ele manda um sinal, para o controle de um rele...dai vai pra iluminação. Mas essa seria a "ideia crua". Aos poucos você vai desenvolvendo...

Postado

<_< ENGENHARIA1985, olha você poderia simplesmente coprar um receptor destes usados para alarmes pois o mesmo suporta até 400W, podendo ser istalado até 4 lapadas de 60W lembrando que o mesmo vem acompalhado de um contro remoto, dai você poderia comprar um sensor de abertura e colocálo em sua porta quando amesma for aberta o sensor dispara fazendo as luzes acenderem. se acaso intereçar poderia postar o esquema de instalação. lembrando que o mesmo pode ser acionado a cerca de 200 mt.

Obrigado.

Bradock_br :-BEER

• 7 anos depois...
Postado

Estou fazendo este mesmo projeto... usdando dois sensores, um sendo A e o outro sendo B... mais estou com dificuldades em ligar eles no sn74ls279 ( latch SR)... eu olhei o datasheet e tudo, porém nao consegui entender onde fica a saida Q negado...

OBS: no meu projeto, quando a pessoa passar pelos sensores entrando, ele ira contar, e quando a pessoa passar saindo, ele ira diminuir... quando estiver marcando zero no display, a luz ira apagar, caso contrario ela permanecera acessa.... O desenvolvimente dele esta tudo certo... bom pelo menos rodou no multisim... meu unico problema esta em fazer as ligaçoes dos sensores no latch sr.... alguem poderia me ajudar??

OBS2: urgente

post-983360-13884963069502_thumb.jpg

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!