Ir ao conteúdo

samsung sata 160Gb

Rafael Coelho

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Seguinte. Comprei um HD samsung 160Gb sata 8Mb.

Aí instalei ele na placa que eu tinha antes, uma msi kt6v, baseada no via KT600.

Formatei, instalei como segundo drive, e fui medir o desempenho com o diskspeed32. Qual não foi a minha surpresa quando a velocidade média de leitura se estabilizou em torno de 24Mb/s... Mesmo o maxtor de 40Gb que eu usava antes dava uns 64mb/s normalmente, tanto usando ele na controladora ide quanto na sata, por meio de um serillel.

Mas tudo bem. Logo ia chegar minha placa-mãe nova mesmo... Uma asus a8v, que usava o via k8t800pro.

Chagando a placa nova, montei, formatei, instalei e fui testar, obtendo o mesmo desempenho ridículo... Fiquei furioso, pois paguei caro no hd, peguei um sata e aí ele me dá esse desempenho baixo? O de 40Gb, ligado nessa placa nova, me dava novamente os mesmos 64mb/s que dava antes, também ligando na porta sata ou ata.

Aí resolvi fazer um teste: essa placa-mãe tem, além das portas sata controladas pela ponte sul, uma controladora promise, com duas portas sata e uma ata. Liguei o HD lá para testar e surpresa: a taxa de transferência se elevou para 69mb/s!

Aí fica a pergunta: alguém sabe algo sobre essa aparente incompatibilidade entre esse HD samsung de 160Gb sata e as controladoras via? Porque nas duas placas deu baixo desempenho e na controladora promise não?

Não parece ser um problema específico das portas sata da via, pois o outro hd funciona bem nelas.

Sei lá, me digam aí...

Postado
Postado Originalmente por Rafael Coelho@12 de abril de 2005, 09:33

Seguinte. Comprei um HD samsung 160Gb sata 8Mb.

Aí instalei ele na placa que eu tinha antes, uma msi kt6v, baseada no via KT600.

Formatei, instalei como segundo drive, e fui medir o desempenho com o diskspeed32. Qual não foi a minha surpresa quando a velocidade média de leitura se estabilizou em torno de 24Mb/s... Mesmo o maxtor de 40Gb que eu usava antes dava uns 64mb/s normalmente, tanto usando ele na controladora ide quanto na sata, por meio de um serillel.

Mas tudo bem. Logo ia chegar minha placa-mãe nova mesmo... Uma asus a8v, que usava o via k8t800pro.

Chagando a placa nova, montei, formatei, instalei e fui testar, obtendo o mesmo desempenho ridículo... Fiquei furioso, pois paguei caro no hd, peguei um sata e aí ele me dá esse desempenho baixo? O de 40Gb, ligado nessa placa nova, me dava novamente os mesmos 64mb/s que dava antes, também ligando na porta sata ou ata.

Aí resolvi fazer um teste: essa placa-mãe tem, além das portas sata controladas pela ponte sul, uma controladora promise, com duas portas sata e uma ata. Liguei o HD lá para testar e surpresa: a taxa de transferência se elevou para 69mb/s!

Aí fica a pergunta: alguém sabe algo sobre essa aparente incompatibilidade entre esse HD samsung de 160Gb sata e as controladoras via? Porque nas duas placas deu baixo desempenho e na controladora promise não?

Não parece ser um problema específico das portas sata da via, pois o outro hd funciona bem nelas.

Sei lá, me digam aí...

A minha placa mãe tem o Via 8237!

Se eu deixar como master um HD IDE ATA (primeiro boot) , e ligar simultaniamente um SATA, quando eu faço testes de desempenho no SATA, os resultados dos testes realmente são muito baixos... igual ao seu coelho!! Chega a ser ridículo!

Mas se eu inverter os papéis (ligar o SATA como primeiro boot) e refazer o teste marca

um desempenho similar aos seu 69MB/s da outra controladora sua!

Acho que se o HD SATA não estiver como o primeiro boot, os programas que medem desempenho tem um certo "bug" que desvia o resultado do teste do resultado real!!

Digo "desviar" porque se eu transferir aquivos do IDE para o SATA (quando o desempenho do SATA esta sendo marcado muito baixo pelo programa de diagnóstico) a trasneferência se da de forma normal e rapida.. contrariando a medida do teste (24Mb/s).

Tu experiementou fazer testes estando o HD SATA como primeiro boot?

Outra coisa.. nesta minha placa. O HD sata só é reconhecido se o modo SATA/RAID estiver ON!

SATA/IDE não reconhece HD SATA

• Membro VIP
Postado

Testei esse Hd como segundo HD na outra placa, e como primeiro nesta, e sempre deu o mesmo galho.

Aliás, nessa eu testei ele como primeiro com outro HD na segunda porta sata, e também com ele sozinho na primeira, e sempre deu esse desempenho baixo.

Só voltou ao normal quando botei ele na promise...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!