Ir ao conteúdo

Qual a Fonte Mais Indicada?

lefeijo

Posts recomendados

Postado

Galera, to trocando quase tudo no meu PC, e queria saber qual a fonte mais indicada. O PC é esse:

Pentium IV 3.2 / FSB 800Mhz / Cache L2 1Mb

Placa Mãe Asus P4C800-E Deluxe

Memória RAM 512Mb 400Mhz PC3200 Kingston

HD Seagate Barracuda 120Gb 7200RPM SATA

Placa de Vídeo NVídia XFX GeForce FX5200 128mb

CD/RW LG

CD/DVD LG

Monitor LG F700P (não está ligado na fonte)

3 Fans de 8" com Led

Placa de Fax 56 PCI

Eu tenho um Barebone Kit da Dr. Hank - Jaguatirica a um ano e ele tem uma fonte de 300W REAL (segundo o fabricante). É 300W REAL mesmo???

SITE DA FONTE Dr. HANK

Se for, eu posso usar ela, ou mesmo assim terei que trocar?

Se tiver que trocar, vocês sabem +/- quanto eu vou gastar?!

Valeu galera!!

Postado

Cara, com certeza não é fonte real. Eu recomedaria pegar a:

Seventeam 350bkv, que é de 350W eais, e tá custando entre 160 e 180 reais.

É uma excelente fonte.

Postado

Pois é, mas eu estive fazendo o cálculo, de acordo com o artigo aqui do Clube do Hardware, e deu que a fonte tem 390W!!! como pode?!?!

3.3V x 27A = 89,10

5V x 30A = 150

12V x 18A = 216

-5V x 0,5A = 2,5

-12V x 0,8 = 9,6

+5VSB x 2,5A = 12,5

Ignoramos a menor entre as duas primeiras (89,10) e fica:

150 + 216 + 2,5 + 9,6 + 12,5 = 390,06

390W!!!!!!

E temos o mesmo modelo de fonte só que 400W real:

3,3V x 28A = 92,4

5V x 40A = 200

12V x 20A = 240

-5V x 0,5A = 2,5

-12V x 0,8A = 9,6

+5VSB x 2,5A = 12,5

Logo temos:

200 + 240 + 2,5 + 9,6 + 12,5 = 464,60

464W!!!!!!!

Será que o fabricante não está informando os valores rais, ou a fonte é boa mesmo!?!?!?

Agora fiquei com uma duvida ainda maior!

Se alguém tiver alguma explicação pra isso..

Valeu!

• Membro VIP
Postado

Se estiver funcionando bem, se as tensões estiverem estáveis pode continuar usando...

Poste quais as tensões e variações que esta fonte esta apresentando.

Postado
Postado Originalmente por lefeijo@22 de abril de 2005, 00:10

Pois é, mas eu estive fazendo o cálculo, de acordo com o artigo aqui do Clube do Hardware, e deu que a fonte tem 390W!!! como pode?!?!

Se alguém tiver alguma explicação pra isso..

Valeu!

Seguinte cara, acho que nosso amigo Gabriel Torres (autor do artigo que você usou como base para calcular a potência) se equivocou ao usar as palavras "lá ensinamos a calcular a potência real", pois no próprio artigo é dito que a potência máxima também é chamada de potência nominal. Até onde sei a potência nominal é bem diferente da potência real! Certo?

Então, lá ele ensina como calcular a potência nominal e não potência real!

Postado
Postado Originalmente por rasta_man@22 de abril de 2005, 15:17

Seguinte cara, acho que nosso amigo Gabriel Torres (autor do artigo que você usou como base para calcular a potência) se equivocou ao usar as palavras "lá ensinamos a calcular a potência real", pois no próprio artigo é dito que a potência máxima também é chamada de potência nominal. Até onde sei a potência nominal é bem diferente da potência real! Certo?

Então, lá ele ensina como calcular a potência nominal e não potência real!

Cara, diz isso no artigo:

"Mas como saber qual é a potência real de uma fonte de alimentação? Para isso você precisará fazer alguns cálculos bem simples usando os números presentes na etiqueta que toda fonte de alimentação tem."

"Para obtermos a potência total da fonte não podemos simplesmente somar todas as potências individuais porque as fontes de alimentação para PCs usam um conceito chamado potência combinada – aliás, somar todas as potências individuais é uma das formas de se maquiar a potência total da fonte. Para as saídas de +3,3 V e +5 V você deve considerar somente o valor da maior potência entre essas duas saídas (no nosso exemplo, devemos considerar 145 W da saída de +5 V e ignorar o valor 49, 5 W da saída de +3,3 V). Na prática, isso significa somar o valor de todas as potências individuais, ignorando, porém, o valor da potência da saída de +3,3 V."

Sei lá.

E quanto a mostrar as variações.... Não sei fazer isso não :P

Postado
Postado Originalmente por lefeijo@23 de abril de 2005, 00:02

Cara, diz isso no artigo:

"Mas como saber qual é a potência real de uma fonte de alimentação? Para isso você precisará fazer alguns cálculos bem simples usando os números presentes na etiqueta que toda fonte de alimentação tem."

"Para obtermos a potência total da fonte não podemos simplesmente somar todas as potências individuais porque as fontes de alimentação para PCs usam um conceito chamado potência combinada – aliás, somar todas as potências individuais é uma das formas de se maquiar a potência total da fonte. Para as saídas de +3,3 V e +5 V você deve considerar somente o valor da maior potência entre essas duas saídas (no nosso exemplo, devemos considerar 145 W da saída de +5 V e ignorar o valor 49, 5 W da saída de +3,3 V). Na prática, isso significa somar o valor de todas as potências individuais, ignorando, porém, o valor da potência da saída de +3,3 V."

Sei lá.

E quanto a mostrar as variações.... Não sei fazer isso não :P

Fiz os calculos indicados ai em cima para uma fonte VCom 400W nominais e queria saber os reais, e deu acima de 400 W, mas aconteceu isso porque os valores indicados na propria fonte sao incorretos, ou seja, eles inventam numeros altos e poe na etiqueta o q acarreta resultados incorretos.

[]s

• Membro VIP
Postado

A etiqueta dessas fontes é como velocímetro de carro 1.0, marca 220kM/h, mas é a velocidade real atingível?! :P

Procure ver o que acontece em teste de algumas fontes, quando se "suga" de determinada linha, a corrente prometida! Puft....fusível queimado e adeus componentes!

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...