Ir ao conteúdo

Revolução nos microcontroladores!

Cassiano BH

Posts recomendados

Postado

Mais uma vez a microchip saiu na frente inovando com os novos PICs da familia 16F87x series onde internamente tem uma USART para comunicação com a RS232 ou outros modelos a USB2.0. Mas não é ter estes modulos de comunicação a principal vantagem, e sim o recurso de não precisar de circuitos programadores, tudo é necessário com um programa chamado boot loader que ocupa uma parte da memória para se auto programar. Vejam um trecho da nova tecnologia.

"SELF PROGRAMMING

Microchip's PIC16F87X family features self programming capability. Self programming enables remote upgrades to the Flash program memory and the end equipment through a variety of medium ranging from Internet and modem to RF and infrared. To setup for self programming, the designer programs a simple boot loader algorithm in a code-protected area of the Flash program memory. Through the selected medium, a secure command allows entry into the PIC16F87X microcontroller through the USART, I²C™ or SPI™ serial communication ports. The boot loader is then enabled to reprogram the PIC16F87X Flash program memory with data received over the desired medium. Self programming is accomplished without the need for external components and without limitations on the PIC16F87X's operating speed or voltage"

:-BEER

Postado

bem a microchip sempre lanca produtos interessantes no mercado, mas pelo o que li ele fala muito na utilização do microcontrolador para uso em modens e usb ja que ele possui essa interface ja aclopada enquanto outros controladores tem apenas a serial, mas não entendi essa parte de auto programação dele q você citou ai hehe.... não sei o que você quis dizer com circuitos programadores ja que sempre usei apenas um programa e circuitos externos (interfaces) para poder transformar e ler sinais para poder enviar para o microntrolador, se você poder da mais detalhes sobre isso ai e passar os dados tecnicos de controlador ficarei muito contente :palmas: hehehe

Postado

Olha só que legal, para programar o PIC você teria que ter um circuito chamado programador certo. Agora não, é só o chip que você compra e manda direto para ele o arquivo .hex, precisa de um programa chamado bootloader que é carregado na própria memória.

Postado

Esse do bootloader é comum em circuitos USB. Inclusive meu modem ADSL tem o firmware "externo" e é carregado na hora.

Mas para hobistas, esse chip aí é NOTA 10! Quanto custa!?!?

Postado

Na farnell está 45,00 com IPI e frete, é bom porque não precisa de comprar mais circuitos programadores, é só comprar o chip montar o circuito e mandar o hex para o PIC, não testei ainda.

• 3 semanas depois...
Postado

estou querendo montar um projeto de um teclado que ao digitar uma tecla, a mesma apareça no display, ja estudei o 8051, mas de pouca coisa me lembro, qual e melhor usar para isso? o PIC ou o 8051?

Postado

Ambos tem a mesma performance, entretanto o 8051 é mais caro que o PIC de mesmo modelo. Eu sugiro o PIC por ter as mesmas características e ser mais barato. Use um PIC16F877 já faz muita coisa.

Postado

Olá pessoal!

Aqui em Sampa se encontra chips da família 8051 bem mais baratos que o PIC. Por exemplo, numa mesma loja, dá pra achar o PIC16F628 por R$11,20 enquanto que um 89C52 sai por R$10,50. No caso de uma aplicação como essas, se eu pudesse escolher entre os dois, usaria o 89C52, por ser mais barato e, na minha opinião, mais apropriado para essa aplicação.

Bem, não sei no restante do Brasil, mas os preços devem estar por aí também.

Até mais,

Tranzorb.

Postado

E aí Tranzorb, cara de sorte vocês de Sampa hein?! Aqui em BH 8051 é bem mais caro, Na Farnell também. Este modelo que você falou tem as mesmas características do PIC16F628? Se tiver menos recursos ele ainda estará caro em relação ao PIC.

PS: Editei o tópico; Este modelo não concorre com 80C52, nunca estudei 8051, mas ele é bem poderoso mesmo.

:-BEER

Postado

Fala Cassiano!

Então cara, eu também, quando vi o preço desse chip na Sta. Ifigênia nem acreditei...

Mas, mesmo assim cara, ainda acho o PIC a melhor família que existe para quem está querendo começar a aprender sobre microcontroladores. E aprender de verdade, não apenas alguns macetes.

Eu considero o PIC um microcontrolador excelente como um tipo de "elemento de controle" num circuito. Um mini-CLP (hua) na placa controlando o processo.

Já o 8051, ao meu ver, é bem adequado para construir sistemas de computador. E é por isso que eu gostaria de mexer com eles.

Não sei que microcontroladores/processadores são mais usados atualmente no projeto de CLPs, mas, quando eu trabalhava numa empresa montadora de placas, conheci um cara de Vinhedo que projeta CLPs usando esse 89C52. O cara faz tudo em assembly, e isso gera uns programas rápidos pra ######, super-leves e bastante funcionais.

Falouw,

Tranzorb.

Postado

Só uma coisa não gosto nos PICs o clock, por exemplo 40MHz, internamente dá uma freqüência de 10MHz e um tempo por ciclo de máquina de 100nS e no 80c51 33MHz é 30nS, mas acho que a arquitetura é CISC. Mas prefiro o PIC também.

Postado

Óla pessoal,

vou montar um projeto que voce digita com o teclado alguns numeros no display, da enter, e esses numeros vão para a memoria, ai digita mais outros números e assim sucessivamente, e quando eu desligar a placa e ligar novamente, eu terei como recuperar os numeros digitados.

andei me informando e vi no site www.microcontroladores.com.br um kit da atmel 89s8252 com 8k de flash e 2k de EEPRON, ele ja tem display e teclado como perifericos. Gostaria de saber se esse kit atende bem minha aplicação, e o que sai mais em conta, comprar o kit ou montar um?

no site vi dois kits: kit familia atmel e kit familia 8051. quando se fala atmel e 8051 esta se falando de dois controladores difentes?, ou os dois são a mesma coisa?, são fabricados pela mesma empresa?. estou estudando o 8051, os conhecimentos que estou adquirindo servem também para o atmel? existem apostilas e livros proprios para o atmel?

Desculpem me pela minha ignorância, mas apesar de ter estudado o 8051 no colegio, ja esqueci muita coisa do pouco que aprendi

o que vocês puderem me ajudar em meu projeto, talvez me indicando sites, apostilas, foruns, ajudando a tirar duvidas em minhas rotinas, pois sei que terei varias, eu agradeço.

Valeu Galera!

• 1 ano depois...
Postado

pessoal.. sou de Indaiatuba e compro materias de um camarada... um PIC 16F628A sai por 7,50 um PIC16F876A (que eu gosto demais desse carinha ai), sai por 14,00.

Já fiz muitas aplicações com PIC e recomendo a todos.. eu particularmente programo em C, e obtenho ótimos resultados.

Abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...