Ir ao conteúdo

DVD ARCHITECT 2 - Tópico Definitivo

Posts recomendados

Postado
Postado Originalmente por trotfoxbr+26 de maio de 2005, 01:19-->
obrigado Marcio!!!  :joia:

por favor me digam o que vocês acham...

Marcio Sell@26 de maio de 2005, 00:53

Tentem este link:

Tutorial DVD Architect Incompleto

Não esqueçam de escolher "salvar destino como"

Já testei e funcionou.

:-BEER A sua saúde meu caro TrotFoxBR. - Nem precisei ler o tópico todo!!!

Obrigado, realmente, é muito pouco pela qualidade do trabalho. Sem o seu tutorial não conseguiria fazer o que acabei de fazer.

Tenho CSI 3ª Temporada completa e infelizmente apenas com Áudio em Inglês e sem nenhuma legenda. Já havia perdido muito tempo testando programas e tutoriais (foram alguns dias) e adivinha... :D com o seu funcionou tudo Beleza.

Inclusive quero contribuir:

1º) Dá para fazer todo o processo com uma legenda externa ao DVD. Com o SubRip consegui carregar uma legenda tirada da internet formato srt e convertê-la para txt formato "Mac DVD Studio pro". obs.: Não esqueça de revisar a legenda antes

2º) A parte de gerar o .m2v não precisei do VobEdit deu para fazer direto com o DVDDecrypter usando a opção Mode IFO I. Obs. também não precisei do DVDShrink no início, somente no final para comprimir um pouco pois exagerei nos menus animados.

3º) Aprendi a lidar com o bug de legenda (no DVDArchitec versão 3.c - build 133 persiste). Apenas use na Time Line>Insert subtitle track selecione a legenda txt convertida com o SubRip formate ela de acordo com o Tutorial, em seguida use o botão >Export Subtitle escolha a pasta, remova a legenda que anexou e use o botão >Import Subtitle e escolha a legenda que você acabou de exportar o espaço vazio entre as linhas desaparece.

4º) Estou divulgando o seu trabalho no meu blogger davidsonferreira.blogspot.com (visite também aqui abordo a conversão DVD9 para DVD5 com o método DVDShrink em dupla compressão, entre outros assuntos gerais).

• 2 semanas depois...
Postado

:-BEER

Olá Galera!

Antes de tudo, muito bom o nível de vocês. Já andei por aí e encontrar um "arcabouço informativo" tá difícil... Mas vamos lá. Eu sou usuário do DVD Architect desde a versão 2 e atualmente utilizo a versão 3 que melhorou muito. Acredito que possa contribuir com alguma coisa.

Por exemplo, teve uma dúvida recente sobre a navegação de vídeos em que a solução não é difícil. Só para lembrar, tudo o que vocês quiserem fazer com os objetos do projeto, menus, vídeos, links, botões, etc... deve estar selecionado para que as propriedades dos mesmos estejam disponíveis na janela de propriedades, geralmente localizada no lado direito.

Por padrão, ao término de qualquer vídeo existente no projeto, a navegação é direcionada para o último menu recente, geralmente o menu em que foi chamado o vídeo. Para alterar isso é preciso mudara propriedade END ACTION da caixa de propriedades quando o vídeo estiver selecionado.

Esta caixa mostra uma lista de todos os possíveis objetos que você poderá escolher para, ao término do vídeo, se linkar automaticamente. Se perceberem bem a lista contém todos os objetos da janela do projeto, ou seja, os menus e as mídias adiconados ao projeto, que no caso da dúvida postada são os vídeos.

Resumindo, eu tenho n vídeos. Se eu quiser linkar todos eles e somente depois ir para um menu eu preciso selecionar o 1º e na propriedade END ACTION dele informar o segundo vídeo que será chamado. Selecionar o segundo e repetir o processo até terminar a sequencia desejada.

Bom, o DVD Architect faz tudo o que eu precisava para poder autorar um DVD. A única coisa que me frustra são os detalhes e isso é um bom papo sobre as dicas sobre autoração que não fazem parte do método de utilização desta ou daquela ferramenta mas sim do poder criativo que existe em nós e, óbviamente, da lógica de não misturar edição com autoração.

Vou postar mais dicas para vocês mas no momento preciso dormir pois são 2:17 AM. Espero ter iniciado um papo cabeça sobre essas nossas eternas dúvidas!!!

Um abração a todos!

Postado

Joker e galera,

Eu agradeço ao Trot pelo tutorial que me iniciou no uso do DVD Architect (que é o meu programa chave em autoria) e aos outros colegas que têm postado aqui. Sempre se aproveita uma coisa ou outra e se não é exatamente o que queremos, as sugestões nos abrem portas pra outras idéias e novos aprendizados.

Eu tenho feito menus com transição, mas ainda não descobri se existe como (e onde está o ajuste) ajustar o tempo de exposição do mpeg de transição. O programa destina 5 segundos pra essa transição e eu não descobri como alterar isso. Acontece que, se eu tiver um mpeg de transição de 2 segundos, os outros 3 segundos são preenchidos por uma tela preta.

Outra coisa que eu gostaria de saber: em programas como o Maestro e o DVDLab Pro é possivel fazer com que imagens que indicam objetos (botões ou textos) fiquem invisíveis e só apareçam quando a navegação direciona para eles. No Architect é possível fazer isso? Como?

Espero que este tópico fique mais movimentado e que possamos trocar mais experiências. Com isso aprendemos mais e enriquecemos nosso trabalho.

Saudações gaúchas.

Kimo

Postado

Grande Kimo! Tudo bom?

Antes de tudo é bom lembrar que eu estou usando o DVD Architect 3 pois o dois ainda tinham algumas coisas muito chatas de resolver.

Mas vamos lá! O tempo do seu vídeo de transição pode, e deve ser ajustado de duas maneiras e ambas são extremamente fáceis. Abaixo do Time-Line, à direita existem três caixas denominadas Current In Point, que marca o início do vídeo, Current Out Point, que marca o fim do vídeo e a Current Duration que "diz"quanto tempo dura o vídeo selecionado. Se você der um duplo clique em qualquer uma delas você poderá ajustar os valores até a nível de frame. Com isso fica fácil retirar o tempo que você não precisa e evitar a tela preta que aparec em função dos 5 segundos padrões. Uma outra é utilizar a seta amarela que fica no final do vídeo. Basta arrastar para poder corrigir o tempo final.

Em ambos os casos o ideal é sempre trabalhar com o zoom bem alto para poder dar o ajuste fino no frame exato, evitando aquele tempo desagradável quando o vídeo termina e o menu entra. O zoom você consegue com o scroll do mouse ou CTRL + seta para cima/ para baixo.

DICA! --> Para evitar aquele tempo "gap"que fica entre a sua transição e o início do menu utilize o frame final da sua transição como fundo do menu, ou como oprimeiro frame do vídeo de background do seu menu, caso você utilize um vídeo.

Quanto a sua outra pergunta, eu nunca fiz isso pois acho complicado o seu "público alvo" não identificar os botões para navegação, mas, criação é criação... Eu faria diferente. Iria utilizar um texto para indicar o botão e criar uma imagem que fizesse a navegação por sobre ou ao redor deles, podendo escolher entre uma única imagem para todos os botões ou uma para cada um. Se você tiver interessado eu digo como.

Abração!

post-51182-13884898952553_thumb.jpg

Postado

Joker,

Matou a pau! Como diz um amigo meu: num fausto banquete, às vezes nos engasgamos com uma migalha de pão!

A solução do problema é tão fácil que não nos damos conta dela. Valeu o toque.

Eu também estou usando o Architect 3.

Iria utilizar um texto para indicar o botão e criar uma imagem que fizesse a navegação por sobre ou ao redor deles, podendo escolher entre uma única imagem para todos os botões ou uma para cada um. Se você tiver interessado eu digo como.

É claro que eu quero saber, sim.

Outra coisa: no DVDLab e no Maestro, se eu tiver um arquivo txt especificando os tempos no formato hh:mm:ss:ff (h=horas, m=minutos, s=segundos e f=fração de segundos), consigo importar uma lista de capítulos. você sabe se é possível fazer isso com o DVD Architect? Ou, se eu usar marcas no arquivo de áudio usando o Sound Forge, essas marcas são importadas pelo DVD Architect? DVDs de música geralmente necessitam de alguma melhoria no áudio, assim aproveita-se e já se faz as marcas no início de cada música. Os capítulos já estariam determinados se o Architect importar essas marcas, correto?

Mais uma vez, obrigado pela valiosa ajuda.

Saudações gaúchas.

Kimo

• 3 semanas depois...
Postado

opa camaradas estava dando uma olhada no tópico, bom eu gosto muito de mexer com edição de vídeos e flashs, pelo que vi sempre tive usando programas errados, aqui vejo que tem muitos profissionais uns ajudando aos outros, queria propor, ajque eu faço paginas na net se quiserem podemos fazer uma página relacionada ao assunto ela seria atualizada conforme as noticias do meio fossem aparecendo acho que poderiamos nos ajudarmos mais, não desfazendo do fórum do CH que se não fosse por este meio talvez não estaríamos neste tópico se alguém achar que a ideia é válida podem me procurar no msn [email protected] té mais galera

Postado

tudo bem !

comecei ontem a usar o DVD Architct 3.0 , muito bom o programa ( ainda tenho muito a aprender ) vou deixar uma dica

aqui para o pessoal como eu fiz um menu animado ( loop ) e quando apertar enter as letras do menu somem e ele continuar

animado por alguns segundos depois entrando no que foi acessado.

exemplo :

video de um jogador fazendo o gol .

primeiro trabalhar o menu no editor ( uso o ulead videostudio9 )

é nessario dividir o video em 2.

o jagador sai correndo com a bola e chuta para o gol ( mais ou menos 10 segundos ) , corte esse trecho e tire um imagem do ultimo frame ( foto ) insira a imagem

após o termino do video e fazendo com que ela fique uns 15 segundos , agora salve o arquivo de video .( o jogadorcom chuta a bola e chuta ,a imagem fica congelada

por 15 segundos e acaba o video . pronto o primeiro video .

o segundo video deve iniciar onde termina o primeiro ( a bola entrando no gol ) separe um trecho de 5 segundos . pode adicionar efeitos ( camera lenta , 5 segundos ) .

criando menu principal :

arraste o primeiro video para a time line , puxe a linha verde ao inicio da imagem congelada , ( end action , commando , loop ) .

pronto a tela do menu neste exmplo será um imagem ( o menu começa animado ao entrar os comandos fica estatico e ao acessar um comando fica animado por 5 segundos )

Vamos criar o menu principal com um submenu e um video .

click na area do menu com o botão direito ( insert midia , segundo video do menu )

repida o procedimento . click com o botão direito sobre os botões ( boton style , text only )

mude o nome dos botões ( menu ) e ( nome do video ) .

agora insira o seu video e submenu .

click nos botões que estão os video de 5 segundos . ( navigation , aponte os comandos um para o outro )

ou seja pelo controle só tem acesso a essas duas opções .

clik 2 vezes no ( nome do video ) em remote buttons desabilita todos , em END ACTION ( comando link ,destination o video )

agora clik 2 vezes no video em EN ACtion ( comando link , destination menu principal ,destination item loop point )

repita todos os procedimentos para o botão ( menu ) .

deixe os botões ( video ) e ( submenu ) transparente , não aparecendo no menu .

espero ter ajudado .

• mês depois...
Postado
Postado Originalmente por T_TITO_T@15 de maio de 2005, 17:58

sim, a versão 3 tem multiangulo

oi e aí cara bem . to um problema eu queria saber como eu faço para deixar o filme do menu sempre reiniciando. ele vai quando chega no fim ele para

• 3 semanas depois...
Postado

E aí galera, beleza?

Estou ingressando no forum agora e assim como todos gosto muito dessa area.

Espero poder ajudar a todos com o q conheço até o momento.

Mas vamos o q interessa ...

Primeiramente pelo q eu pude ler e reler desse topico ninguém conseguiu ajudar os membros: senninha e NOR com a situação d corte dos videos na passagem para o DVD.

Dps d um pouco d sofrimento e algumas midias queimadas consegui uma solução alternativa para o problema:

O q acontece é q existe um tipo d "limite" ou bordas q diferem o monitor ou resolucao da TV pro monitor, denominada "safe area".

A maioria dos programas relacionados já vem com a visualizaçao dessa area, e por incrivel q pareça a unica coisa q você deve fzr é reduzir o tamanho de seu video para "encaixar" nesse limite, dependendo do formato d seu projeto(NTSC/PAL).

Ainda não conheço uma maneira automatica ou programa para c fzr isso, portanto, c alguem souber poste para o bem d todos! :D Tenho uma leve impressao d ter lido algo sobre + não lembro onde...

é + trabalhoso, porém funciona garantido.

No Sony Vegas habilite no icone Overlays localizado em cima do prewiew a visualizaçao da safe area.

já com o video no layer, va até o final e clique em : Event Pan/Crop.

Uma nova janela abrirá com a tela do video, linhas pontilhadas q podem ser redimensionadas. Dependendo do q você quer há ferramentas no lado esquerdo par redimensionar proporcionalmente entre outras.

O q você deve fazer é:

Aumente pela diagonal até o video se encaixar dentro da primeira area pontilhada se o projeto for NTSC ou na segunda c for PAL.

Renderize novamente (essa é a parte chata) e visualize no DVD Architect com as safe areas habilitadas também. Pronto! Uma borda preta será criada em volta q não aparecerá na TV, seja qual for o tamanho.

é isso aê pessoal, espero ter ajudado, qlq duvidas postem .

Abraço!

• 2 semanas depois...
Postado

Prezados amigos,

Através desse fórum comecei a montar meus dvds, ainda não estão 100%, mas já existem o que já é muita coisa.

Minha dúvida é a seguinte:

Qual o melhor arquivo para se autorar no Architect, pois montei um com arquivo .MPG e no momento do PREPARE e le fico 4:20h preparando o DVD, É assim mesmo?

O arquivo tinha 3.85GB quando inportei ele para o archictect o programa mostrou 5.2gb usado do disco, onde estou errando?

Grato.

Postado

Papamike,

Para trabalhar com o DVD Architect, o ideal é demultiplexar o arquivo MPEG2, ou seja, fazer o demux, separar o áudio do vídeo. Isso evita que o programa carregue o áudio duas vezes, dando a falsa notificação de que o projeto de DVD é muito maior do que o arquivo que está sendo trabalhado.

Se você prestar atenção nas mensagens de erro que o programa lhe mostra, quando começa o processo de finalização pra provável renderização e posterior compilação, vai poder entender melhor onde errou. Mas, pelo sintomas, adianto que você não deve ter prestado atenção nas propriedades do seu projeto. Suas caracteristicas (sistema de cor, resolução, tipo de audio, etc), provavelmente, não estão coincidindo com as do arquivo que você está tentando autorar.

Saudações gaúchas.

Kimo

Postado
Postado Originalmente por Kimo@15 de fevereiro de 2006, 19:12

Papamike,

Para trabalhar com o DVD Architect, o ideal é demultiplexar o arquivo MPEG2, ou seja, fazer o demux, separar o áudio do vídeo. Isso evita que o programa carregue o áudio duas vezes, dando a falsa notificação de que o projeto de DVD é muito maior do que o arquivo que está sendo trabalhado.

Se você prestar atenção nas mensagens de erro que o programa lhe mostra, quando começa o processo de finalização pra provável renderização e posterior compilação, vai poder entender melhor onde errou. Mas, pelo sintomas, adianto que você não deve ter prestado atenção nas propriedades do seu projeto. Suas caracteristicas (sistema de cor, resolução, tipo de audio, etc), provavelmente, não estão coincidindo com as do arquivo que você está tentando autorar.

Saudações gaúchas.

Kimo

Hiiiiiii !!!

Realmente não prestei atenção nas propriedades do projeto não, onde posso formatar e qual a melhor propriedade? Demultiplexar, eu faço com o Vobedit?

desde já grato.

Postado

Folks,

O DVD Architect 3.0c aceita o AC3, com certeza.

Para abrir a janela de propriedades do projeto, tecle Alt+Enter.

Para não ter que renderizar novamente o seu projeto, observe com atençaõ o formato de vídeo e sistema de cor, além do formato de aúdio. Por exemplo: se você estiver usando um arquivo NTSC 720x480 e nas propriedades ajustar para PAL 720x576, o Architect vai precisar renderizar todo o arquivo de vídeo pra que seu projeto saia de acordo com a definição. Sendo assim, use as propriedades de projeto iguais às propriedades de seus arquivos.

Papamike,

Para adicionar áudio ao seu projeto, clique duas vezes no nome de seu arquivo de mídia (representado por uma tirinha de filme verde) que está na janela do projeto (à esquerda, em cima) e abra a caixa de diálogo "Media Properties". Nesta caixa, selecione "Track Media". Clique sobre a coluna "audio 1" e depois na "seta pra baixo", que vai aparecer à direita. Selecione "replace" e adicione a mídia, indicando o endereço no "browser" que vai aparecer. E está feito.

Se aparecer alguma mensagem de erro, grave e poste aqui para que possamos descobrir o que está acontecendo.

SG.

Kimo

Postado

Papamike,

Li sobre isso também. Mas as proteções que ele permite inserir são as comuns (Macrovision, etc...) e você tem que comprar os programas que geram essas proteções.

Não me interessei pelo assunto. Talvez algum colega possa dizer mais a respeito disso.

Saudações gaúchas.

Kimo

Postado

Rapaz, tô eu aqui enchendo o saco novamente.

:ZZZ: gostaria de saber se há como autorar um DVD e depois personalizar o mesmo, tipo assim, eu filme um grupo um grupo de 20 alunos e autoro o dvd, depois dos menus prontos e tudo mais, mudar por exemplo o clip de abertura e os backgrounds dos menus dando a cara do detentor do DVD, sem precisar renderizar tudo novamente pelo DVDA. :ahh:

Se for possível como faço?

Valeu mesmo!!!!!!

Postado

Papamike,

A solução mais rápida é salvar os "menu themes" e alterá-los de acordo com os novos dados. Agora, compilar todo o projeto novamente é necessário. Renderizar, só os menus. Tem uma diferença entre renderizar e compilar. Pesquise sobre isso pra entender melhor.

SG.

Kimo

Postado

tudo bem pessoal ??

preciso da ajuda de vocês . é o seguinte estou montando um DVD do aniversário da minha filha , tem dois videos ( festa de aniversáro e slideshow ) no slideshow quero colocar a opção de escolher musicas de fundo ( total de 5 opção de musicas ).

como faço para quando selecionar a musica , já começa rodar o video com o audio selecionado .

grato !

• 3 meses depois...
Postado

Olá pessoal;

Há uma semana que estou brincando com o dvd architect 3.0 e fiquei simplesmente estarrecido com o poder de fogo do software. Fantástico. Já gravei e regravei meu dvd-rw pra ir aprendendo por etapas e já aprendi a trabalhar com ele fazendo um slideshow com fotos e fundo musical (vários canais de fundo musical) com todos os comandos de controle remoto que eu queria, com capítulos e uma animação na introdução que fiz no 3ds max. É um programa sensacional. E nem usei o Sony Vegas. Eu uso o After Effects, o 3ds max, o photoshop e o Sound forge. O Architect é simples, mas poderoso. Ainda não conheco o programa Maestro mas se for melhor que o architect então...é demais.

Só queria me expressar sobre isso.

Até +

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:

Postado

:-BEER Olá Amigo é possível sim colocar um video de abertura em seu DVD com o "ARCHITECT" logo à sua esquerda Onde fica armazenado tudo que você está usando em seu dvd Ex: Videos Audios Menu etc....tem um menu com várias ferramentas dentre eleas uma estrelinha sobreposta por um sinal de + . Ao pairar o rato sobre ela temos esta informação:"Inert Introduction Media" É nela que devemos clickar e procura a abertura desejada para nosso DVD .............Obs: eu descobrir isto sozinho! Antes de radicalizarmos primeiro devemos pelo menos tentar descobrir tudo que um software nos oferece para somente depois jugá-los ao ponto de dizer se presta ou não.........esperimente também o Ulead DVD WorkShop é muito bom e simples já o Ulead DVD Movie Factore já te dar de cara essa opção de qual filme vais usar para abertura de teu DVD......Quaquer dúvida Fique a Vontade...........

[email protected]

Postado

:bandeira:

Olá trotfoxbr, estou com uma dúvida.

Como faço para fazer o sentido inverso da resposta que você deu ao Cabece.

Isto é, você ensinou como fazer para que vídeos independentes uns dos outros, mudem para o próximo vídeo.

Então... como fazer para que o botão Previous(controle remoto) retorne para o vídeo anterior.

Obrigado pela atenção.

Postado

Ola a todos.

Procurei mas não achei uma maneira de colocar transicao (como fade in e fade out) entre os menus no DVDA, assim como tem no DVD LAB, onde e possivel inserir diversas transicoes, deixando as mudancas de menus mais suaves. Alguem pode me ajudar?

obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!