Ir ao conteúdo

Com KVCD/VCD existe overscan. E com DVD, existe ?

Posts recomendados

Postado

É o seguinte.

Eu baixo animes e converto eles para o formato KVCD para uma pessoa ver no dvd da sala dela. Acontece que a TV faz overscan: ou seja, ela estica a imagem para preencher todo o tubo.

Prevendo isso eu já encodo o video de uma maneira que o video fique menor para quando for esticado ele fique bem encaixado na tela da TV sem que a visualização das legendas fique prejudicada.

Bom, acontece que agora eu vou gerar com os mesmos animes, arquivos de formato próprio do DVD (.IFO .BUP .VOB) usando o DVD Lab.

Agora vem a pergunta fatal :D

Será que, fazendo o formato em DVD, haverá overscan ? Ou em outras palavras, será que eu ainda vou precisar encodar os videos prevendo o mecanismo da TV de esticar a imagem ?

Postado

Creio que não será necessário, mas não se esqueça de manter o video da mesma fonte que ele veio: se for WD, mantenha WD. Com FullS mesma coisa.

Tente o TMPGenc DVD Author 1.6 se não for utilizar legendas, pois ele é mais rápido.

Merlin,

Postado

Olá!

É, fiz o teste com um DVD LG.

Possui overscan mesmo :(:(:( A imagem foi tão esticada que a legenda ficou no limite mesmo eu tendo colocado uma compensação.

obs: Achei um programa excelente que determina o quanto de overscan você precisa colocar. Chama-se FitCD. Acompanhe a discução aqui:

http://www.videohelp.com/forum/archive/t262833.html

Tente o TMPGenc DVD Author 1.6 se não for utilizar legendas, pois ele é mais rápido.

Valeu pela dica! Vou tentar

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!