Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 2000 compartilhar pasta com o


Newton A.N.

Posts recomendados

Bom... para compartilhar pastas entre os dois sistemas, basta q ambos estejam em partições no formato FAT32, pois eles irão enxergar as partições normalmente, caso o w2k esteja em NTFS, o Win98 não irá enxergar a partição.

Para instalar um programa para q apenas o Administrador tenha acesso, basta entrar como administrador e indicar o caminho para instalação de documentos e settings ==> Administrator ==> Menu Iniciar... assim os outros usuários não terão acesso a ele quando fizerem seu logon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando a informação do mestre Jose, com relação ao acesso aos programas, na pasta onde o programa estiver instalado restrinja o acesso somente ao grupo Administradores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitando este tópico, gostaria de perguntar se, é possível fazer a instalação do Windows 98Se em um computador que já possui Windows 2000 funcionando em  NTFS ou apenas o inverso seria verdadeiro. Estou com um problema com um volante de corrida que  não funciona com o 2000 e por isso vou precisar instalar o windows 98. Sei que deveria ter instalado o 98 primeiro mas, a besteria já está feita e preferia tentar outra solução a ter que refazer toda a instalação novamente. Se alguém tiver alguma sugestão, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já fiz isto e deu certo, o que você vai perder é o boot do 2000. Mas explicar aqui é complexo, seria mais ou menos assim:

-Instale o 98 numa partição, pronto o boot do 2000 já era.

-Inicie a instalação do 2000, ai processo inicia-se, quando for reiniciar a primeira vez, já vai aparecer o boot do 2000 com o 2000 anterior, o 98 e a instalação que está em andamento, pare por aí. e edite o BOOT.INI na linha que está descrito a instalação que você começou e depois apague a pasta i386 ou um nome quase igual a este, que seria a pasta de instalação que iria começar.

Fiz duas vezes este processo, mas não me recordo exatamente dos detalhes, mas lembre que eu tinha isto como experiência e perder tudo não era problema só que ficou perfeito.

Abraço,

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O mais importante é a segurança que o FAT32 não tem.

Com NTFS você pode definir quais usuários terão acesso a pasta ou a arquivo específico, no mais o NTFS você pode fazer compactação de dados, encriptação, definir cotas de disco para usuários e também o NTFS é mais seguro pois trabalha com log de transação, ou seja, começa um processo, tipo cópia, cai a energia, quando reiniciar ele sabe onde parou pois é verificado a transação que não foi feita, é mais seguro.

Celso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Obrigado pelas respostas. Ainda não fiz a alteração sugerida por falta de tempo, além disso, não tenho muita experiência com a instalação de sistemas operacionais e por isso, se puder contar com uma ajuda um pouquinho mais detalhada dos amigos, ficaria muito grato.

A dúvida maior é como proceder após a instalação do 98. Pelo que entendi, devo entrar no modo dos pelo 2000 que já está na máquina, instalar o 98 em uma partição FAT32, (em meu caso uso um HD partido em 2, sendo a primeira parte NTFS onde está o 2000 e a segunda FAT32) após, começar a instalar novamente o 2000 e no primeiro pedido de reinício, fazer alterações no BOOT.INI para cancelar esta nova instalação do 2000 e fazer prevalecer a instalação anterior que não quero perder ... Eis aí onde começam minhas dúvidas e gostaria de pedir mais detalhes de como proceder.

O detalhe principal em que gostaria que os amigos me ajudassem aqui seria, como editar este BOOT.INI? Que linha alterar e como? O grande problema aqui é que, não posso perder está instalação do 2000 que está na máquina e por isso não posso errar.  

Uma vez mais, obrigado pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei realizar o processo mesmo sem os detalhes que pedi pois, procurando na net, encontrei outras informações que, somadas a estas acima, me deram coragem prá tentar. Usei um disco de boot que criei em outro computador que tenho aqui e que usa o win98 e dei inicio ao processo de instalação. A primeira coisa estranha que acontece é que, criei um diretório na parte D do HD e coloquei lá o Win98. Quando estou no ambiente Dos e indico esta partição D como local onde está o 98, o sistema retorna aquela mensagem dizendo que o diretório é incorreto. Sendo assim, tentei indicar a Parte C do HD, onde também há um diretório de instalação do 98 e bingo. Acho isso estranho pois, pensei que está parte estaria invisivel pro sistema. Aceitei a situação como estava e continuei com o processo mas, infelizmente a coisa toda para quando se vai realmente começar a instalação do Win98. O sistema retorna uma mensagem dizendo ser impossível instalar este sistema pois, deve haver na máquina outro sistema operacional tal qual o Win Nt e que para por o 98 eu teria que criar uma partição DOS para o 98... Fiquei boiando aqui e abortei a instalação. Se os amigos aqui não puderem me dar uma força, acho que terei que comprar uma nova HD, só prá por o 98. Conto com um socorro em tempo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tentei realizar o processo mesmo sem os detalhes que pedi pois, procurando na net, encontrei outras informações que, somadas a estas acima, me deram coragem prá tentar. Usei um disco de boot que criei em outro computador que tenho aqui e que usa o win98 e dei inicio ao processo de instalação. A primeira coisa estranha que acontece é que, criei um diretório na parte D do HD e coloquei lá o Win98. Quando estou no ambiente Dos e indico esta partição D como local onde está o 98, o sistema retorna aquela mensagem dizendo que o diretório é incorreto. Sendo assim, tentei indicar a Parte C do HD, onde também há um diretório de instalação do 98 e bingo. Acho isso estranho pois, pensei que está parte estaria invisivel pro sistema. Aceitei a situação como estava e continuei com o processo mas, infelizmente a coisa toda para quando se vai realmente começar a instalação do Win98. O sistema retorna uma mensagem dizendo ser impossível instalar este sistema pois, deve haver na máquina outro sistema operacional tal qual o Win Nt e que para por o 98 eu teria que criar uma partição DOS para o 98... Fiquei boiando aqui e abortei a instalação. Se os amigos aqui não puderem me dar uma força, acho que terei que comprar uma nova HD, só prá por o 98. Conto com um socorro em tempo. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows 98 só funciona na partição 1 do disco 1 que tem (c:\) que ser fat ou fat32. Dual boot entre o 98 e qualquer sistema NT (2000, XP ou o próprio NT) tem que se instalar o 98 primeiro. Não tem truque só funciona deste jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta amigo. Realmente meu Windows 2000 está instalado na primeira partição do disco e eu estava tentando por o 98 na Segunda Partição. Infelizmente como você diz, é caso perdido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...