Ir ao conteúdo

Vu meter. Duvidas a respeito!

atomx

Posts recomendados

Postado

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img183.echo.cx/img183/8711/vudeledprasom7ys.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Pessoal...

Duvidas a respeito deste circuito.

1. Este circuito realmente funciona, já foi testado?

2. Onde posso encontrar este CI´s, para compra na internet e quanto custa?

3. Fica fácil utilizar uma placa de protótipo para montá-lo, caso sim de que tamanho devo utilizar?

Tenho o intuito de montá-lo para utilizar em um de meus projetos.

No caso da utilização de uma placa universal, do tipo:

http://www.lasershape.com.br/produto.php?id=72

http://www.lasershape.com.br/produto.php?id=74

Isso porque não desejo adquirir produtos para confeccionar o mesmo!

Eu preciso corroê-la ou como funciona?

Estive analisando está placa e parece que cada furo tem um fragmento de cobre, sendo assim o circuito seria montado usando algum tipo de fio como ponte?

Obrigado!

Postado
1. Este circuito realmente funciona, já foi testado?

Funciona sim, é bem parecido com o exemplo no datasheet, se quiser conhecer mais procure o LM3914 no site www.alldatasheet.com

2. Onde posso encontrar este CI´s, para compra na internet e quanto custa?

Tem na Farnell e custa R$8,68

3. Fica fácil utilizar uma placa de protótipo para montá-lo, caso sim de que tamanho devo utilizar?

Essa Placa Universal que você postou dá e sobra, você monta da mesma forma que o protoboard e pelo tamanho acredito que seja possivel montar os 2 circuitos nela

você pode mudar o funcionamento do circuito(bar/dot), para que apenas 1 led acenda por vez, ligando o pino 9 ao terra ao invés de +12V :-BEER

você vai montar esse circuito para usar no PC? Não é mais fácil instalar um plugin no winamp e ligar os leds na porta paralela?

Postado
Postado Originalmente por Medx@20 de junho de 2005, 18:48

Sim, é este o CI, pode compra-lo  :D

Desse jeito todos os leds acendem, se quiser modificar é só desconectar o pino 9  :-BEER

Muito legal, e dessa forma eles irão acender de acordo com a intensidade do sinal?

valeu.

Postado

Uma sugestão para a montagem desse circuito:

Utilize um soquete para o CI sem utilizar a placa de circuito impresso, fazendo as ligações diretas no soquete do CI para o soquetes dos leds.

Resistores e capacitores podem ser também ligados diretamente em seus terminais deixando apenas de fora os capacitores eletrolíticos, diodos e transistores para uma possível reposição em caso de defeito.

Utilize alguma dessas colas de mistura para secagem rápida em alguns minutos (araldite, epox, etc.) e preencha o circuito com ela sem que a mesma penetre nos terminais onde serão inseridos o Circuito integrado e os Leds.

João Bôsco TC

Qualquer dúvida envie-me um E-mail

[email protected]

Postado

OK.. gostei muito disto! Só que ficaram algumas dúvidas.

1 - Este CI é fácil de achar?

2 - Tem como adicionar um interruptor pra ligar ou desligar os leds?

3 - Onde liga o plug P2? Naquela saída azul da placa de som?

4 - Confirmando... os leds ficam TODOS acesos quando tem som?

Hehe.. parece questionário de entrevista... hehe.. mas acho que sabendo isso e tendo respostas favoráveis vou desmontar meus leds e fazer deste jeito.

EDIT: Opa Opa... esquecendo de mais perguntas!! Hehe

5 - Pode ser montado isto sem uma placa de circuito impresso? Simplesmente soldando os terminais ou unindo com fios? É que eu colocaria isto no meu case e daí fica com 6 leds embaixo (na horizontal) e 4 no fundo (na vertical), todos eles fixados em uma régua plástica. Tem problema de deixar o CI fora de uma placa ou mesmo fora de um soquete? Ele esquenta?

6 - Tenho um capacitor de 10uF x 250V... pode ser?

Postado

Mais coisa ainda...

Meus leds são de 3,4V... assim já dá certo?

E no lugar do resistor de 1.2k eu posso fazer uma associação com os de 470? Calculei uma que dá 1175 ohms. Pode? É assim: duas séries de 5 resistores de 470 ligadas em paralelo

Postado

beleza Moçada?

Eu postei este esquema em outro post aqui no fórum e estou com esta mesma duvida que o atomx.

Só que agora fui numa loja de eletrónica aqui no centro e o cara que trabalha lá disse que tinha dois VU digitais e estéreo, com 6 leds para cada canal, que eles tiraram de aparelhos de som que não teve conserto, só que eles não tinham certeza se estava funcionando e se não estivesse funcionando eu deveria conserta-los. O preço que eles me ofereceram foi 15 reais em cada VU.

Agora ficou uma duvida.

Será que vale a pena comprar estes VU?

Mesmo se estiver com defeito, será que num vale a pena consertar?

Eu estive olhando este esquema de VU e sai mais caro montar este esquema do que comprar os dois VU que o cara me ofereceu.

Peço a opinião de vocês sobre isto pois to na duvida entre montar (o que tá me parecendo mais caro) ou comprar e consertar.

O que vocês acham?

Abraços

Igor Hugo. :huh:

Postado
Postado Originalmente por ihugo@21 de junho de 2005, 19:51

beleza Moçada?

Eu postei este esquema em outro post aqui no fórum e estou com esta mesma duvida que o atomx.

Só que agora fui numa loja de eletrónica aqui no centro e o cara que trabalha lá disse que tinha dois VU digitais e estéreo, com 6 leds para cada canal, que eles tiraram de aparelhos de som que não teve conserto, só que eles não tinham certeza se estava funcionando e se não estivesse funcionando eu deveria conserta-los. O preço que eles me ofereceram foi 15 reais em cada VU.

Agora ficou uma duvida.

Será que vale a pena comprar estes VU?

Mesmo se estiver com defeito, será que num vale a pena consertar?

Eu estive olhando este esquema de VU e sai mais caro montar este esquema do que comprar os dois VU que o cara me ofereceu.

Peço a opinião de vocês sobre isto pois to na duvida entre montar (o que tá me parecendo mais caro) ou comprar e consertar.

O que vocês acham?

Abraços

Igor Hugo. :huh:

Eles sabem a ligação do VU? Se sim peça para eles testarem SE funcionar você compra, eu faria o circuito :-BEER

Postado
Postado Originalmente por marlon89@21 de junho de 2005, 13:09

OK.. gostei muito disto! Só que ficaram algumas dúvidas.

1 - Este CI é fácil de achar?

Sim, você encontra em qualquer loja de componente e pode até comprar pelo site que ele postou

2 - Tem como adicionar um interruptor pra ligar ou desligar os leds?

É só usar o interruptor para ligar/desligar a alimentação (12V)

3 - Onde liga o plug P2? Naquela saída azul da placa de som?

Na saída de audio da placa de som, o certo é você fazer 2 circuitos 1 para cada canal

4 - Confirmando... os leds ficam TODOS acesos quando tem som?

Acendem de acordo com a intensidade do audio, quanto mais alto mais leds acendem

5 - Pode ser montado isto sem uma placa de circuito impresso? Simplesmente soldando os terminais ou unindo com fios? É que eu colocaria isto no meu case e daí fica com 6 leds embaixo (na horizontal) e 4 no fundo (na vertical), todos eles fixados em uma régua plástica. Tem problema de deixar o CI fora de uma placa ou mesmo fora de um soquete? Ele esquenta?

Pode, pode mas fica dando mal contatos compra uma placa universal ou faz uma placa normal.

O CI NÃO esquenta

6 - Tenho um capacitor de 10uF x 250V... pode ser?

Pode ele funciona como um filtro, pode usar

7- Meus leds são de 3,4V... assim já dá certo?

E no lugar do resistor de 1.2k eu posso fazer uma associação com os de 470? Calculei uma que dá 1175 ohms. Pode? É assim: duas séries de 5 resistores de 470 ligadas em paralelo

Faz um teste, talvez você tenha que alterar alguns resistores para aumentar a corrente, isso é de menos :D

A tolerância dos resistores é grande, você pode usar associações mas é melhor se você conseguir os resistores no valor para facilitar a montagem(e a aparência é melhor também) :-BEER

Postado

OK... mas então é o seguinte. Existe algum outro CI que eu posso usar ou modificar algo pra que TODOS os leds acendam JUNTOS com som??

E já que eu tenho que ligar na saída da placa de som eu tenho que usar um adaptador pra ter 2 P2 fêmea ligado na placa?

Postado

Uma pergunta... que tensão e corrente ele oferece em cada pino destes que liga o led? Porque pensei numa coisa.. Se eu quero que todos liguem juntos eu posso ligar todos em paralelo ao mesmo pino, para que quando o nivel necessario para que ativasse o led daquele pino acendesse todos, assim eu poderia controlar a sensibilidade trocando o pino em que os leds são ligados....

A tensão e a corrente seriam sufucientes? Teria que alterar mais alguma coisa?

Postado
Postado Originalmente por marlon89@22 de junho de 2005, 12:18

OK... mas então é o seguinte. Existe algum outro CI que eu posso usar ou modificar algo pra que TODOS os leds acendam JUNTOS com som??

E já que eu tenho que ligar na saída da placa de som eu tenho que usar um adaptador pra ter 2 P2 fêmea ligado na placa?

Caro amigo, creio eu; que uma pequena modificação no circuito fará com que todos os LEDS, acendam ao mesmo tempo, só não sei ao certo qual. Quanto ao plug P2, você irá utilizar apenas um, sendo que; cada plug tem três terminais, + lado L, + lado R e -. Quando a tensão que ele fornece para cada led, acho que; depende do resistor que você estará utilizando, espere a ajuda de alguém mais esperiente.

Espero ter sido util.

:D

Postado

OK, tomara mesmo que eu consigo fazer da maneira que quero, no meu case ia ficar bem massa.

Será que desta maneira que falei ligando todos os leds num único pino funciona? Ou então ligar os leds da régua de baixo (6 leds) em um pino e os outros 4 em outro? também fica massa eu acho...

Postado

Focou 2 dúvidas pra mim

1 - qual a diferença entre dot/bar no funcionamento? O que eu quero não seria o dot?

2 - como seria feito o aterramento?

Postado
Postado Originalmente por marlon89@22 de junho de 2005, 21:37

Focou 2 dúvidas pra mim

1 - qual a diferença entre dot/bar no funcionamento? O que eu quero não seria o dot?

2 - como seria feito o aterramento?

1.Dot/Bar, se não me engano, seria; os leds piscando de acordo com a musica, ou seja, acendendo de acordo com a intensidade do sinal.

2.O aterramente é feito simplesmente ligando ao fio - da fonte, creio eu; que simplesmente ligando a lata do seu case, funcione legal; afinal as fontes levam os fios ground a sua carcaça que por sua vez; da contato com o case.

Espero ter sido útil!

Postado

eu se fosse a vocês comporava placas com furaçao horizontel,umas k teem umas especies de tivas de cobre k unem os boracos assim era mais fácil confecionar o circuito as placas k eu touy falando sao assim:

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

| | | | | | |

__________|

• 3 semanas depois...
Postado

e aê galera beleza,

eu montei esse circuito e funciona, só que eu acho que os led estão piscando muito fracos eu queria que eles piscassem com mais luminosidade o que eu faço????

• 9 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!