Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Duvidas, duvidas e duvidas!


aboriani

Posts recomendados

Espero que após a resposta de alguns aqui, eu me torne menos iniciante no assunto :muro::P

Seguinte... minha memória atual é uma SAMSUNG 512MB PC3200 400. Processador P4 2.4GHz. Placa mãe é ASUS P4P800

Fui fuçar na BIOS e vi que o freqüência externa do processador está em 133 e a memória esta em 333.

Agora as perguntas.

- porque se a minha memória é 400, ela vai até 333? Por causa do processador? Ou o 333 atual não tem nada a ver com o 400?

- Fiz as comparações da memoria do EVEREST e vi que minha memória fica sendo uma PC2700. Que que isso significa? Q fui enganado? Ou ela não está funcionando na sua capcidade plena?

- Esse 133 do processador é o limite dele? Alem disso é overclock?

- A configuração do meu PC (freqüências e tal) está boa, ou ta ruim? Será que existe uma opção escondida na BIOS a qual "milagrosamente" vai melhorar o desmepenho, ou pelo menos fazer rodar o PC em sua capacidade plena? (ehuaeha a esperança é a ultima q morre)

Relembro que não sou fera no assunto... expliquem como se fosse para uma criança de 5 anos :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aboriani@24 de junho de 2005, 11:34

Espero que após a resposta de alguns aqui, eu me torne menos iniciante no assunto   :muro::P

Seguinte... minha memória atual é uma SAMSUNG 512MB PC3200 400. Processador P4 2.4GHz. Placa mãe é ASUS P4P800

Fui fuçar na BIOS e vi que o freqüência externa do processador está em 133 e a memória esta em 333.

Agora as perguntas.

- porque se a minha memória é 400, ela vai até 333? Por causa do processador? Ou o 333 atual não tem nada a ver com o 400?

- Fiz as comparações da memoria do EVEREST e vi que minha memória fica sendo uma PC2700. Que que isso significa? Q fui enganado? Ou ela não está funcionando na sua capcidade plena?

- Esse 133 do processador é o limite dele? Alem disso é overclock?

- A configuração do meu PC (freqüências e tal) está boa, ou ta ruim? Será que existe uma opção escondida na BIOS a qual "milagrosamente" vai melhorar o desmepenho, ou pelo menos fazer rodar o PC em sua capacidade plena? (ehuaeha a esperança é a ultima q morre)

Relembro que não sou fera no assunto... expliquem como se fosse para uma criança de 5 anos  :D

Seu cpu tem FSB ( front side bus ou clock externo do cpu ) de 133mhz (QDR 533mhz)..., sua placa mãe suporta o recurso dual-channel..., quer dizer..., para aproveitar ao máximo os 533mhz do seu cpu..., você terá de instalar dois módulos de 266mhz ( um módulo no 1 soquete e outro módulo no 3 soquete ).., vai ser como sua memória estiver no mesmo clock externo do cpu de 533mhz.... :ZZZ:

Agora, se você tiver apenas um módulo de DDR 400mhz..., vai no setup e configura em 400mhz PC 3200( que é taxa máxima teórica de transferência de dados dessa memória ).....

Abraços. :rolleyes:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, dual channel será em breve... ja tenho outro topico falando disso, e você me ajudou lá tb hehe

quanto a config da memo, la na BIOS a freq. maxima que consigo setar para memoria é 333.... tem 2 opções pra falar a verdade... 333 e outra inferior (acho 166, não lembro)

De qualquer maneira, em dual channel, você disse q ficaria 533... então quer dizer que usando esse meu processador, seria besteira comprar 2 pentes de 400, pois nunca chegarei a 800 né? 2 pentes de 266 seriam "perfeitos"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aboriani@24 de junho de 2005, 12:57

Bom, dual channel será em breve... ja tenho outro topico falando disso, e você me ajudou lá tb hehe

quanto a config da memo, la na BIOS a freq. maxima que consigo setar para memoria é 333.... tem 2 opções pra falar a verdade... 333 e outra inferior (acho 166, não lembro)

De qualquer maneira, em dual channel, você disse q ficaria 533... então quer dizer que usando esse meu processador, seria besteira comprar 2 pentes de 400, pois nunca chegarei a 800 né? 2 pentes de 266 seriam "perfeitos"?

Olha só, sua placa mãe e´essa certo?

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://geocities.yahoo.com.br/vatofoz/p4p800_l.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Então, ela tem sim no setup as três opções para configurar as memórias...

DDR 400mhz

DDR 333mhz

DDR 266mhz

Olha no site da asus para você ver:

http://pt.asus.com/products/mb/socket478/p4p800/overview.htm

Ela tem suporte a FSB de 800mhz( Para atingir em dual-channel DDR 800mhz ( teórico)..., você eventualmente terá de trocar de cpu que tenha FSB de 800mhz... :ZZZ: ).....

Veja la certinho no setup e posta aqui depois.....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então... fui la na BIOS e os unicos campos para configuração de memoria são DRAM Frequency (em Advanced/Jumperfree Conf/AI Overclock/Manual); as opções disponiveis são 266Mhz, 333Mhz e AUTO.

Outro campo para configurar a memoria achei em Memory Acceleration Mode (em Advanced/Chipset); as opções são Auto e Enabled (sinceramente, não faço ideia o que seja isso).

Nada de 400MHz...

Será que tem alguma outra opção na BIOS que esteja limitando a freqüência da memoria?

quanto a atingir 800Mhz, ja sabia... comprei o PC ja imaginando que algum dia iria trocar o processador para um HT talvez para pegar os 800...

De qualquer maneira, resolvendo esse problema ou não, cara... quero te agradecer pela ajuda e pela dedicação... pô, ate foto tu postou! (q alias, é essa mesma a placa) hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aboriani@24 de junho de 2005, 15:09

então... fui la na BIOS e os unicos campos para configuração de memoria são DRAM Frequency (em Advanced/Jumperfree Conf/AI Overclock/Manual); as opções disponiveis são 266Mhz, 333Mhz e AUTO.

Outro campo para configurar a memoria achei em Memory Acceleration Mode (em Advanced/Chipset); as opções são Auto e Enabled (sinceramente, não faço ideia o que seja isso).

Você ja configurou em AUTO?..., configura assim pra ver..., mas é muito estranho cara..., deveria ter a opção DDR 400mhz.... :(

Só conheço sua placa pela descrição no site da asus..., fica difícil dizer quais são as configurações que devem ser feitas no setup para sua memória...

Aqui na minha placa mãe, essa configuração no setup fica em MEMORY FREQUENCY....

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pois é... aqui ja ta configurado em AUTO, e no everest (e outros tb) diz a mem ta funfando em 333 mesmo...

vou tentar habilitar aquele memory acceleration mode, reiniciar e ver no q da... vai q aparece a opção... ou talvez keime tudo heuhauehua

EDIT: hmmm... aumentei o FSB do processador de 133 para 150 (15% a mais). O processador foi de 2400 para 2700. Temperatura aumentou de alguns graus, mas nada alarmante (de 30 para 33). Em compensação a memória passou automaticamente de 333 para 300, ou seja, diminuiu. No everest agora da PC2400...

vou fazer mais testes e postar aqui... se de repente não houver mais mensagem novas, ja sabem o que que aconteceu :P

EDIT: Ok... FSB 160, 2.9 GHz, temp diminuiu (???). Memoria ta a 320MHz... ate agora, melhor config é a original... vou tentar fazer um undeclock do processador...

EDIT: Ja saquei... quando aumento o FSB para 200, a opção de 400mhz para memoria aparece... só q o pc nem liga usando o fsb em 200... q q faço? é nessas horas que me da vontade de jogar um tijolo na placa-mãe...

EDIT (ultimo por sinal): acabei de descobrir q a memoria só funcionaria a 400MHz SOMENTE SE o processador suportasse um FSB de 200MHz (800MHz QDR), coisa impossivel pro meu processador... então deixa kieto, joguei din-din fora comprando memoria a 400MHz... podia ser uma 333 q dava na mesma...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...