Ir ao conteúdo

Compartilhar conexão de banda larga.

nandojff

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal,

To pensando em por uma conexão banda larga aqui em casa, mas to achando muito $algado o preço.Alguem me deu a ideia de dividir a conexão entre outros moradores do predio, mas tenho uma duvida.

já vi que poderia dividir a conexao do Velox(Sistema da Telemar) com o TW100-S4W1CA ou com o Tw100-W1CA da  Trend Net(www.trendware.com.br), porém não sei se quando dividir a conexão por "x" moradores a velocidade tambem sera dividida por "x".

Os produtos citados acima são roteadores para internet banda larga.

Se eu usar um desses roteadores de internet banda larga e alguns  switch's ou hub's e dividir a uma conexão de 256Kbps por 10 moradores por exemplo, cada um ficaria com 25,6Kbps? ou pelo fato de ter um roteador de internet banda larga cada um dos 10 moradores teriam praticamente os 256Kbps?

Outra duvida q tenho é: qual a diferença fundamental entre hub e switch?Me falaram q os hub's congestionam mais a rede, q seria melhor usar somente switch's, isso é verdade?

Mais umas vez agradeço muiiiito pela ajuda.

Um super obrigado a todos do forum e um abraço,

Fernando

Postado

Fernando...

1º com uma conexão dessas eu não faria o q sugeriram a você... compartilhar uma conexão de 256k em um edificio vai ser só dor de cabeça... pois você não irá dividir o sinal em proporção igual pra todos, exceto fazendo uso de algum software para isso, porém, digamos q todos estejam usando a net ao mesmo tempo, sendo q pelo menos uns 4 estão baixando arquivos grandes ou fazendo upload na mesma proporção... sua conexão vai ficar uma horrivel, muito lenta... para compartilhar dessa forma, eu aconselharia a você adquirir no minimo uma conexão de 512kbps... assim já dá uma melhorada ou adquiria logo 2Mbps...

quanto a diferença entre Hub x Switch, vou usar uma explicação dada por outro usuário do forum, o qual não me recordo agora o nome, mas é o seguinte...

"Imagine uma rua estreita, onde só cabe um carro por vez, ou seja, se alguem estiver passando você para e espera q ele passe, certo? isso é o HUB... ele verifica se algum pacote esta sendo transmitido naquele momento e aguarda q o caminho esteja livre para enviar outro pacote de dados, a informação ainda fica solta... passa por todos os pontos da rede até chegar em seu destino. Agora imagine uma via dupla ou até maior... carros seguindo tanto de um lado, como de outro, em sentidos oposto ou não... isso é um switch, ele também leva o pacote direto para o seu destino, sem sair de ponto em ponto... por isso é muito mais rápido".

Mas existem switchs e os chamados "Mini-switchs", onde o primeiro é muito bom, fazendo o seu trabalho de forma rapida e segura, o segundo é um Hub melhorado, q usa algumas funções dos switchs de verdade, mas é mais limitado.

Postado

Valeu José,

quando citei os 256Kbps, foi so como exemplo, se colocar mesmo isso aqui no prédio pretendo por a de 512Kbps(o Velox só vai até 512Kbps, não chega a 2Mbps infelizmente ).A conexão de 512Kbps deve ser dividida por uns 8 moradores no máximo.o que, se entendi bem, faria com q cada um ficasse com

(+ou-) 64Kbps, em caso de todos usarem ao mesmo tempo, certo ?

Em relação a diferença de hub e switch , gostei da explicação, foi bem clara, excelente!!!!Tinha uma ideia q era algo desse tipo, mas certeza nenhuma.

Muito obrigado pelos esclerecimentos.

Um grande abraço,

Fernando(nandojff) :D

• 4 semanas depois...
Postado

E aí nandojff.......

hoje instalaram o velox aqui em casa na velo de 512K.... realmente é ráááááááááááápido..... clicou, carrega a página toda.....

Consegui compartilhar direto pelo switch com o modem Speedstream 5200..... pela net o pessoal comentava q não era possível com esse modelo.....

Fiz uma pequena experiência de download simultâneo aonde baixei um arquivo de 9,5M em 5'12'' com média de 37KBps e no outro pc um arquivo de 12,9M em 9' com média de 23KBps..... o pc 1 é um P4 1.8 e o 2º é um P3 550........

estou satisfeito.......

* Estas velocidades dizem respeito a taxa de transferência e não velocidade de conexão q está em torno de 450kbps.....

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...