Ir ao conteúdo

Qual de vocês possue Note Refurbished?

Marcelo Casa Nova

Posts recomendados

Postado

Galera, gostaria de saber quem de vocês tem Notebook Recondicionado(Refurbished) assumidamente ou não e o que têm pra dizer dele.

Tá contente?? deu problema? deu sorte?

Na verdade, diante das respostas eu queria montar um placar de positivo e negativo com as respostas. De uma certa forma servirá até como parametro pra outras pessoas saber realmente como é se aventurar na compra de notes desse tipo.

Outra coisa! Num quero envergonhar quem se deu mal nisso não, o que eu quero e ter referencias. Que esse tópico seja realmente isso: Um "bate papo".

Abraços.

Postado

Olá Marcelo, Boa Noite.

Achei interessante este seu post, pois já postei inúmeras vezes neste fórum, bem como em outro, exemplificando o que significa cada um dos termos citados por você. Espero que os administradores do fórum permitam que os amigos do fórum se manifestem com sua opiniões a respeito.

No intúito de colaborar com sua pesquisa, vou exemplificar detalhadamente o que significa cada um desses termos. Termos estes, usados no mercado Norte Americano e importado para cá:

1 - NOVO (Zerado) = Equipamento adquirído em loja de departamento por um cliente. O lojista ao emitir a nota fiscal para pagamento posterior no caixa, anota o "SERIAL NUMBER" constante no equipamento na referida nota, entrega ao cliente e avisa-o que a garantia é de 1 ano, caso haja algum problema de devolução deste equipamento, é necessário que seja devolvido com sua caixa(Embalagem). Algumas lojas acrescem mais 3 ou 6 meses de garantia ao equipamento, dada esclusivamente pela loja aos seus clientes, sem contar é claro, da garantia de 1 ano do fabricante.

2 - REFURBISHED (Não há tradução) = Equipamento novo (zerado) adquirído pelo cliente (como descrito ítem 1), mas por qualquer razão, o cliente não o deseja mais. O procedimento do lojista é o seguinte:

Dependendo da loja, é cobrado uma taxa de devolução do cliente para cobrir custos operacionais. O equipamento é devolvido junto com a caixa e nota fiscal ao fabricante, para que o mesmo faça uma revisão no equipamento. Após essa revisão, o equipamento é devolvido a loja, ou vendido pela própria fábrica no seu site oficial, esclarecendo aos futuros compradores, que se trata de um produto "REFURBISHED", portanto, sua garantia é de apenas 6 meses. O "SERIAL NUMBER" é alterado pelo fabricante. Geralmente é mantido o mesmo número serial, acrescido de uma letra no seu início, esta letra varia de fabricante para fabricante, normalmente a letra é "R" de "REFURBISHED", mas não posso garantir se todos os fabricantes utilizam esta mesma letra.

Por que o "Serial Number" não é alterado? Para controle do fabricante e do lojista na hora da devolução e posterior revenda.

RECONDITIONED (Recondicionado) = Equipamento adquirído por um cliente em loja de departamento novo na caixa, mas que apresentou algum defeito de fabricação dentro de sua garantia.

O procedimento é o mesmo do ítem "2", mas nesse caso, como houve troca de peça ou peças do equipamento, são duas as letras acrescidas no ínicio do "SERIAL NUMBER" (RD, RR, RP, etc..) e não uma como no caso do "REFURBISHED". Na maioria dos casos, o lojista não recebe mais este equipamento, ele é ofertado a lojas especializadas em equipamentos de "Segunda mão". Raramente é encontrado no site oficial do fabricante um produto "RECONDITIONED", pois sua garantia é de apenas 3 meses.

Tentei explicar numa linguagem bem simples aos amigos do fórum, o procedimento praticado nos Estados Unidos para equipamentos desta natureza. Espero que todos entendam e reflitam antes de adquirir, produtos vendidos muito aquém dos que normanmente são praticados no mercado.

Espero ter colaborado com sua pesquisa amigo Marcelo.

Desejo a todos Boa Sorte.

Postado

JC2056, aproveitando que você colocou essas informações(Aliás eu tinha quase certeza que você apareceria aqui rsrsrs), eu queria tirar uma dúvida: dá pra saber de alguma forma o que foi feito no note, no caso dele ter sido recondicionado?(tipo pelo serial na fabrica deve ter um historico...).

Aliás eu tenho percebido por aqui que as lojas colocam nos anuncios que ou são novos ou Refurbished, mas num colocam recondicionados... Diante da colocação sua as lojas num estão definindo claramente a condição do note, certo? Parece então que estão colocando tudo que não é novo como Refurbished. Pode ocorrer ainda de que você compra um refurbished e ele na verdade é remanufaturado/recondicionado(o que é pior). E ainda baseado na sua colocação, o Refurbished ainda pode ser levado em consideração numa compra porque teoricamente ele tá mais "inteiro" ou "menos mexido" do que um recondicionado, certo?? Corrijam-me se estiver errado?

valeu...

Postado

Marcelo, Boa Noite.

Respondendo mais uma vez as suas perguntas, acho que se fosse fora do Brasil, com certeza você teria esta informação, mas aqui é muito improvável, pois nem todas lojas informam através de documentos ou mesmo notas do fabricante o que foi trocado no equipamento.

A verdade é uma só amigo, "Não tem milagre", ao pensarem em adquirir um produto deste porte, ao menos tenham o trabalho de pesquisar nos sites oficiais dos fabricantes se os modêlos ofertados pelos lojistas, são realmente comercializdos pelos mesmos, canso de ver produtos vendidos em lojas de fabricantes que NÃO PODUSEM NO BRASIL, mas que o lojista garante que são; dão garantia da fábrica, mas não falam aos compradores que este produto apresentar defeito dentro da garantia, serão OBRIGATORIAMENTE ENVIADOS para fora do Brasil para serem reparados. Aí eu pergunto, quem arcará com os custos de envio e remessa do exterior para cá? Quem pagará pelos impostos que serão cobrados? O que eles informam, é que possuem técnicos na própria loja e que qualquer problema dentro da garantia o reparo será feito por eles. Volto a perguntar, este técnico foi treinado pela fábrica? tem credenciais que o habilite a consertar um aparelho deste? Além de serem vendidos por um valor muito aquém dos praticados pelo mercado sério e por aí vai....

Não quero que nenhum amigo do fórum que tenha algum negócio legal, se sinta constrangido, ou que todas as lojas são "picaretas" apenas faço um alerta aos amigos que desejam adquirir um note, que pelo menos pesquise antes de fechar o negócio, pois se apresentar algum defeito no aparelho após a compra, é ele quem pagará os custos. Nos sites dos fabricantes, existe e-mail e telefone para contacto, enviem e-mail's ou telefonem antes para saber da garantia dada por eles e não somente pela loja, assim farão uma compra consciênte.

Espero mais uma vez ter ajudado aos amigos do fórum.

Boa Sorte.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...