Ir ao conteúdo

Filtro Passa-Baixa...

Digão AMD

Posts recomendados

Postado

Salve galera!!

Meus caros amigos, gostaria de utilizar um filtro passa-baixa em meu amplificadorzinho, para que uma das caixas toque "normal", e a outra possa reproduzir com mais intensidade apenas os graves, NADA exagerado, pelo contrario, ate porque o amplificador é de apenas 10WRMS. :D

Sendo assim, quero montar algum filtro (o mais simples e eficaz) para poder desfrutar de um sonzinho assim, será então que alguém tem, ou pode me dizer como faço um filtro pra essas caracteristicas que mencionei, pode ser filtro ativo ou passivo, so desejo um bem simples, porque não quero nada Hi-Fi. :-BEER

É isso aí....agradeço de antemão a todos que puderem ajudar!

Grande Abraço. :bandeira:

Postado

Veja neste LINK, você vai encontrar vários tipos de filtros (ativos) com todas as equações para sua diversão :D

Coloque um filtro ativo na entrada do amplificador, não esqueça de simular (com o Proteus) antes de montar :-BEER

Postado

Salve galera!!

Meus caros amigos Medx e seccoxiru, muito obrigado! :-BEER

Agora, grande Medx, vou perguntar a ti, mas se alguém antes puder responder, sem problemas, fico grato do mesmo jeito, mesmo sabendo que minha pergunta é um tanto quanto *****, 'deve ser porque ainda sou um bebê na eletrônica, rss...

Mas é o seguinte:

- No link que você me passou amigo Medx, nos links dos respectivos filtros que la dispoe, quero mesmo é saber como interpretar o simbolo do triangulo com um + em cima, um - em baixo e na ponta do triangulo o out! Eu quero saber o que significa cada desses sinais iumaginando um Op amp tipo LM741 por exemplo! :bored:

É isso aí, muito obrigado a todos que colaboraram e possam ajudar ainda mais.

Sucesso.

abração. :bandeira:

Postado

Salve galera!!

Só ACRESCENTANDO:

Meu amigo seccoxiru, valeu mesmo pela indicação do Link, Muito Proveitoso!! Irei até imprimir, é bom ter guardado para futuras consultas!! :-BEER

Meu caro Medx, só mais uma coisa:

- você disse para que eu "instale" o filtro depois de pronto NA ENTRADA do amplificador, mas sendo assim, o mesmo ira aplicar esse sinal de baixa freqüência nos 2 falantes :( e eu gostaria de que apenas um dos falantes reproduzisse os graves. :P Por isso pensei em instalar o filtro na saída que vai pra um dos FTES, posso?! :bored:

Desculpe tanta ignorância pessoal...

Mas MUITO OBRIGADO Proferssores! :-BEER

Abraço a todos. :bandeira:

Postado

O filtro ativo tem que ficar na entrada do amplificador, atuando como um pré pois ele somente trabalha com sinais de baixa intensidade.

Você pode montar um filtro passivo na saida do amplificador.

O amplificador operacional é simbolizado por um triangulo, onde:

- é a entrada inversora

+ é a entrada não inversora

e a ponta é a saida :-BEER

Postado

Salve galera!

Meus amigos, obrigado mesmo...maninho seccoxiru, deley-_- e Medx! :-BEER

Agora, Medx, eu pra ser sincero sabia disso, so me diz uma coisa: qualquer filtro ativo, no caso usando o Op Amp, deverá sempre ser utilizado como "pré" ou seja, na entrada do amplificador?! :(

Em relação ainda ao simbolo do op amp, ele então não precisa receber "tensão" para funcionar? ou mesmo que no esquema so mostre o + de entrada não inversora, o - de entrada inversora e o OUT de saída, eu sou obrigado a ligar os respectivos pinos como exemplo de um 741 +VCC no positivo e GND no terra do circuito?!

Eu não sei se to complicando demais uma coisa que na verdade seria uma pergunta simples, de qualquer forma, é isso aí.

Mais uma vez, obrigado pessoal!

Abração. :bandeira:

Postado

Salve galera!

Em relação ainda ao simbolo do op amp, ele então não precisa receber "tensão" para funcionar? ou mesmo que no esquema so mostre o + de entrada não inversora, o - de entrada inversora e o OUT de saída, eu sou obrigado a ligar os respectivos pinos como exemplo de um 741 +VCC no positivo e GND no terra do circuito?!

É tão fácil assim que o pessoal nem tá se interessando em dar uma ajuda?! :(

Desculpem.

Grande Abraço. :bandeira:

Postado
Postado Originalmente por digam AMD@20 de setembro de 2005, 02:08

Salve galera!

Meus amigos, obrigado mesmo...maninho seccoxiru, deley-_- e Medx! :-BEER

Agora, Medx, eu pra ser sincero sabia disso, so me diz uma coisa: qualquer filtro ativo, no caso usando o Op Amp, deverá sempre ser utilizado como "pré" ou seja, na entrada do amplificador?! :(

Eu não sei se to complicando demais uma coisa que na verdade seria uma pergunta simples, de qualquer forma, é isso aí.

Mais uma vez, obrigado pessoal!

Sim, ele sempre funcionará como "pré", pois não trabalha com sinais de alta intensidade.

Como ele é ativo sempre vai precisar de alimentação, o esquema é teorico (no link) eles simplesmente omitiram.

Postado

Salve galera!!

Meu caro amigo Medx, rss....eu to rindo, mas é pra chorar né?! Fala sério que eu sou muito chato né não?!rss

A verdade é que há um tempo eu queria mesmo saber interpretar e ter essa certeza que você me deu, no caso, de que o esquema é apenas uma teoria onde se omite as devidas polarizacoes do Op Amp.

Mas desculpa mesmo por perturbar okay?!

Consegui stressar a galera...rss

Pra ter uma ideia Medx, nem utilizou no final esse gif --> :-BEER rsss.....

De qualquer forma, desculpe a brincadeira, mas na verdade fico é MUITO GRATO pela ajuda oferecida meu amigo.

Obrigado.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!