Ir ao conteúdo

FSB X HT

marciomantovani

Posts recomendados

Postado

Pessoal, vi em um anúncio no Boa Dica a respeito da Abit KV8 PRO que ela teria 'FSB 1600MHz e HT 2GHz'. No site do fabricante aparece algo diferente: FSB 1GHz e HT 2GHz. E mais: para a placa NF8V aparece apenas 'FSB de 1,6GHz'. Afinal, qual é o correto?

Já que a controladora de memória na plataforma 754 se encontra no DIE, o processador não precisa de ponte norte para acessar a memória RAM, certo? Então o que é esse 'FSB' nas especificações das placas?

Perguntando mais objetivamente: com qual velocidade a KV8 PRO se comunica com a memória e com o chipset? E a NF8?

Minha escolha depende disso, pois sei da qualidade do chipset Nvidia mas também gosto muito dos KT da VIA (vide assinatura, minha placa-mãe tem o outrora moderníssimo KT266A... <_< ).

Grato.

Postado

Vamos ver se eu consigo explicar direito

FSB não existe mais nos AMD 64bit.

O que ocorre é que por essa nomeclatura ter sido utilizada por muito tempo, muitos fabricantes (pensando nos consumidores :chicote: ), utilizam o FSB para nomear tanto o barramento HYPER TRANSPORT quanto o gerador de freqüencia, conhecido como HTT.

HYPER TRANSPORT é o barramento de comunicação utilizada em vários casos. Nesse caso, ele se refere à comunicação entre a CPU e a memória RAM.

HTT é como chamam o gerador de freqüencia nos A64. No caso, esses 2GHz seriam o clock do processador, tendo a mesma função que o FSB tinha para o clock das CPU´s antigas.

Caso você for fazer overclock em um A64, geralmente estará na BIOS da placa-mãe FSB frequency e não HTT frequency que na minha opinião seria o correto.

Espero ter explicado corretamente.

Aos amigos do fórum, me corrigam caso eu esteja errado em algum ponto.

Postado
Postado Originalmente por Sabrew+27 de setembro de 2005, 21:02-->
HYPER TRANSPORT é o barramento de comunicação utilizada em vários casos. Nesse caso, ele se refere à comunicação entre a CPU e a memória RAM.

O HyperTransport faz a comunicação com o tráfego I/O ( Input/Output ). Já a comunicação com as memórias, é feito diretamente atráves da controladora de memória que agora está presente no próprio processador, não mais no Chipset como nos sistemas com FSB ( Pentium 4, Celeron, K7 .... ).

Sabrew@27 de setembro de 2005, 21:02

HTT é como chamam o gerador de freqüencia nos A64. No caso, esses 2GHz seriam o clock do processador, tendo a mesma função que o FSB tinha para o clock das CPU´s antigas.

Caso você for fazer overclock em um A64, geralmente estará na BIOS da placa-mãe FSB frequency e não HTT frequency que na minha opinião seria o correto.

O HTT não tem a mesma função que o FSB, visto explicação anterior. Em alguns bios ambos os termos são usados, erroneamente, por que esse é o Clock base ou o Clock de referência ( que não é o clock de nenhum barramento ).

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por Enéias Antunes Ramos@27 de setembro de 2005, 20:18

O HyperTransport faz a comunicação com o tráfego I/O ( Input/Output ). Já a comunicação com as memórias, é feito diretamente atráves da controladora de memória que agora está presente no próprio processador, não mais no Chipset como nos sistemas com FSB ( Pentium 4, Celeron, K7 .... ).

Ok, mas essa comunicação não é em cima de um canal HYPER TRANSPORT?

Postado

Caramba! Está ficando ainda mais confuso que antes...

Até onde eu tinha pesquisado era mais ou menos assim (vão me corrigindo onde eu estiver errado): na plataforma 462 o processador se comunicava com a memória RAM (através da ponte norte) e com a ponte sul (responsável pela comunicação com portas IDE, slots PCI e AGP, portas de mouse e teclado, etc) através do mesmo canal, o FSB. OU era uma coisa, OU outra. Nunca as duas simultaneamente. Pelo que entendi, na plataforma 754 (e 939 também) passaram a existir DOIS canais distintos de comunicação: um com a memória (já sem a ponte norte, pois a controladora de memo se encontra no DIE do processador) e o outro com a ponte sul (que agora passou a ser de duas vias, ou seja, em vez de o processador somente mandar OU receber dados da ponte sul, agora ele manda E recebe ao mesmo tempo, numa espécie de mão dupla). Até aqui imagino estar certo. Agora, quem vem de fato a ser o HT? Não é o canal com a ponte sul? Isso deixaria a definição (mesmo que errônea) de 'FSB' para o canal com a memória. Quanto ao HT, eu estou ligado que é, em geral, de 800MHz para os 754 e de 1GHz para os 939. Por que as placas da ABIT para soquete 754 dizem então que seu HT é de 2GHz? Elas estão se referindo à comunicação com a memória, então? E já que o canal com a ponte sul é de 800MHz, mas de DUAS vias, como no padrão DDR das memórias, eles dizem que a velocidade é de 1600MHz? É isso?

E mais uma: já que as memórias continuam de 400MHz, o que vem a ser a velocidade de 2GHz referida acima? O clock do processador?

Já tô assim, ó: :tantan:

Grato.

Postado
Postado Originalmente por Sabrew@27 de setembro de 2005, 21:33

Ok, mas essa comunicação não é em cima de um canal HYPER TRANSPORT?

Não. O link HyperTransport não tem relação alguma com as memórias, se a comunicação fosse através deste, seria com nos sistemas com FSB. Como disse anteriormente, os K8 tem uma controladora exclusiva para essa comunicação.

Abraços.

Postado

Hypertransport é a comunicação com o chipset da placa. O canal entre o processador e a memória, esse sim parece ser o que estão chamando inapropriadamente de 'FSB'.

MInha dúvida é, na verdade, em relação às velocidades.

Confira nesse texto, do próprio Clube do Hardware:

Uma das principais diferenças entre os processadores Athlon 64 e Athlon 64 FX e todos os demais processadores existentes no mercado é que estes processadores possuem dentro deles um circuito chamado controlador de memória. Nos outros processadores este circuito não existe, e é o chipset da placa-mãe (mais especificamente um circuito chamado ponte norte) que efetua a tarefa de comunicação com a memória RAM. O Athlon 64 acessa a memória RAM transferindo dois dados por pulso de clock, fazendo com que a sua taxa de transferência máxima com a memória RAM seja de 3.200 MB/s, não por acaso a mesma taxa máxima das memórias DDR400/PC3200. Ou seja, para tirar o máximo de proveito deste processador este tipo de memória é requerida.

O Athlon 64 possui dois barramentos externos. Um para o acesso à memória RAM e outro para acesso ao chipset. Este segundo barramento é chamado HyperTransport.

Está bem claro.

Abraço.

(PS: continuo com as dúvidas a respeito das velocidades que aparecem no site da ABIT!)

Postado
Não. O link HyperTransport não tem relação alguma com as memórias, se a comunicação fosse através deste, seria com nos sistemas com FSB. Como disse anteriormente, os K8 tem uma controladora exclusiva para essa comunicação.

Legal, que o Hypertransport faz o link do CPU com o chipset eu sei, mas então qual é a nomeclatura desse barramento? pensei que fosse um HyperTransport dedicado para as memórias. :goff:

Em relação a placa da ABIT.. Também não entendi.. :blink:

Eu ACHO que 1Ghz FSB de lá é do V-link (ligação entre a ponte-norte e ponte-sul que a VIA usa) e o 2Ghz HT seria o HyperTransport. :blink::blink:

Não tenho certeza de nada pois essa parte do site tá muito mal explicada :chicote:

Postado

Pois é, Sabrew. Realmente está muito confusa a informação no site da ABIT.

Da forma mais resumida possível, o que entendi de toda essa celeuma foi isso:

HYPERTRANSPORT - barramento entre o processador e o chipset .

Hypertransport 1.1: 400, 800, 1200 e 1600MHz ;

Hypertrnasport 2.0 (já com suporte ao PCI express): 2GHz, 2,4GHz e 2,8GHz.

??? (antigo FSB) - barramento entre o processador e a memória (segundo o texto do Gabriel Torres, continua nos mesmos 400MHz da plataforma 462).

Mas essa sua sugestão do V-link faz sentido, já que a placa NF8, cujo chipset é da Nvidia, só tem uma velocidade relacionada no site e a KV8, com chipset VIA, tem duas diferentes.

Enfim, sei lá.

hehehehe

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...