Ir ao conteúdo

ATI Radeon 9800 PRO X Pentium


Silence

Posts recomendados

Postado

:blink: Vou narrar o meu caso a título de ajudar as pessoas e também para ver se alguém com maior conhecimento consegue esclarecer as dúvidas existentes:

CASO:

Tinha uma placa NVDIA instalada (FX 5200, 128 mega, 64 bit), rodando na placa mãe ASUS P4S800 (relativamente nova), com processador PENTIUM IV de 2,4; dois pentes de memória de 512 mb cada um totalizando 1 giga.

Comprei uma RADEON 9800 PRO 128 MEGA 256 BITS, BBA (chip da ATI).

Instalei, e.... problemas, trava no COUNTER STRIKE SOURCE e também no WARCRAFT 3.

Aparece a função recover da placa de vídeo dizendo que teve problemas com aceleração de hardware, tá tentando mudar para acelaração por software ... e nada... travado mesmo, só com reboot.

Olha ai o que fiz:

*** Minha FONTE é uma SEVENTEEN de 350, é boa, e tem cabo de alimentação para a placa de vídeo. A RADEON estava ligada de acordo, com a alimentação separada.

1) Formatei meu PC com WINXP Professional Service Pack 2, já com a placa ATI 9800 PRO BBA instalada no slot AGP 8X;

2) Baixei o driver atual da placa de vídeo (10.alguma coisa) direto da ATI e instalei;

3) Atualizei a BIOS da PLACA MÃE (ASUS P4S800) - conforme tutorial do clube;

4) Atualizei a BIOS da PLACA DE VIDEO (conforme tutorial do clube);

5) RESULTADO: nada, travava no CS SOURCE, travava no WARCRAFT3. o COUNTE STRIKE SOURCE automaticamente configura as definições de video de acordo com a capacidade de sua placa. Diminui todas elas e nada, travava ainda;

6) Rodeio o EVEREST Home Edition (sugestão do clube) para ver a descrição real da placa de video, com medo que estivesse sendo enganado. O resultado que apareceu foi RADEON 9800PRO 128 mega 256 bit, chip ATI;

7) Rodeio o MEMTEST86+ versão 1.6 (sugestão do clube) para ver se minhas memórias RAM estavam com defeito. Resultado: tudo ok (tenho 2 pentes de 512 mb cada um - não estão rodando em dual channel porque a placa mãe não aceita isto). o EVEREST acusou que minhas memórias estavam rodando a 200 mhz;

DÚVIDAS: :help:

- não sei mais o que fazer (aliás, devolvi para o fornecedor a placa de vídeo, o cara é gente boa e recomendo ele - tá no Mercado Livre);

- porque aconteceu isto? Sou leigo demais para entender o problema, mas o relatei aqui como ajuda a outros...

- acho que fiz todo o possível para resolvê-lo (o problema) mas não consegui;

FINALIZANDO;

Coloquei a minha velha FX5200 (video) com 128 megas e 64 bits e roda tudo, lógicamente que com resolução bem baixa e um FPS (no CS SOURCE) em torno de 30 a 45.

Será que o processador pentium não aceita bem as placas ATI RADEON?? :joia:

Valeu gente. :bandeira:

  • 3 meses depois...
Postado

Tenho o mesmo conjunto que você ( com excecao do proc), uma placa P4S800 e uma Radeon 9800 Pro 128MB e não tenho problemas nenhum com ela, porém olhando os passos que você fez, me parece que faltou um.

é o seguinte, antes de instalar os drivers da placa de video, você tem que instalar o "AGP Driver", ele vem junto com o cd da placa-mãe, mas o ideila é pegar o ultima versao no site da asus (www.asus.com).

Feito isso, continue o procedimento do jeito que listou que o seu problema deve acabar.

So para explicar, esse AGP driver, habilita as instrucoes AGP na placa-mãe, de modo que que a placa de video e a placa-mãe passam a operar a 8x no AGP, sem esse driver, sua placa de video nunca vai conseguir usar o Barramento AGP 8x, e quando você precisar transferir textura por esse barramento (caso de jogos 3D), você vai ter erro.

Espero ter ajudado.

abraços.

Marcelo

Postado

Eu estava com problemas de travamentos, Black screen, reinicialização e etc.

Fiz tudo o que você falou e ainda comprei uma Enermax de 535W só pra garantir.

No início era apenas quando eu entrava em qualquer coisa 3D.

Até o carrinho do catalyst travava aqui.

Depois meu PC passou a apresentar problemas quando iniciava o driver da ATI.

A duras penas descobrí que as memórias da minha MSI X600XT tavam ruins.

Reduzi o clock de 368 pra 295(x2). Depois editei a bios dela com a nova freqüência e fiz o flash.

Ta como nova, hehe.

Faça um underclock na sua pra ver se a VGA tem algum problema. Da pra testa-la em outra máquina?

Instale o ATI Tool e faça exaustivos testes pra ver se aparece algum artefato no clck padrão.

Abraço

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg


CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!