Ir ao conteúdo

Configuração de PC

djdedeh

Posts recomendados

Postado

Pessoal,

Venho novamente ao fórum para pedir ajuda aos mais entendidos!

Vou fazer um upgrade do meu PC, ou melhor, na verdade estou quase montando um novo com algumas peças do meu PC atual, como drivers de DVD, placa de vídeo, placa de som (paralela), hd secundário, e tal.

Eu precisaria de ajuda de vocês pra saber qual seria a melhor configuração de um PC para trabalhar com áudio, pesado, para produção musical. Para tanto gostaria de saber qual seria mais recomendado: AMD ou INTEL?!

Definindo o processador, qual seria a melhor configuração de placa-mãe, memórias, hd principal, cooler (de preferência silenciosos), e por aí vai.

Lembro que pretendo usar o computador para trabalhar com aúdio, captação, edição, montagem, finalização e gravação, e claro, outras aplicações, como fotos, imagens e vídeos. Mas o principal é áudio.

PS 1: Já possuo uma placa de aúdio externa de 24bits, com controlador midi, da m-audio, portanto não é necessário recomendações de placas de áudio.

PS 2: Não me interessa adquirir um MAC.

Conto com a ajuda de vocês. Obrigado.

Abs,

André

Postado

Grosso modo o Pentium 4 com HT tem sido a preferência na linha de audio e vídeo para o PC (já que você não quer o Mac), e na verdade, os sistemas baseados no processador da Intel não tem deixado muito a dever se comparados com o Mac. Porém, parta pra uma CPU com no mínimo 3GHz de clock; com relação a chipset, nada menos que 865 ou 875, com soquete de processador 478 (que já está ultrapassado e começando a ficar difícil de ser encontrado). Hoje, a maioria das placas que você encontra está baseada no chipset 915, e no soquete 775, que traz como desvantagem um maior aquecimento da CPU; parta para um cooler da Zalman, da linha 7000 e você estará bem servido.

Não compre uma placa de vídeo muito vagabunda, pois apesar de o seu objetivo não ser o de jogar, uma placa de vídeo muito fraca pode exigir mais trabalho da CPU, portanto parta para uma PV intermediária.

você vai precisar de no mínimo 1GB de memória RAM, podendo por mais, faça-o. Para os discos rígidos, trabalhe com dois, mas não em modo Raid, e sim um para as aplicações e outro para os seus arquivos de audio e vídeo, logicamente com interface SATA ao invés de IDE.

Se puder, compre uma fonte com PFC ativo, com no mínimo 400 Watts de potência real. O PFC ativo vai ajudar a manter o nível de harmônicos da rede elétrica num patamar mais baixo, e para isso realmente funcionar aterre bem toda a sua instalação elétrica, algo que é imprescindível para uma boa produção de audio e vídeo.

Com relação a gabinetes, já existem no exterior soluções bastante absurdas e caras para os estúdios; já vi um gabinete da Zalman, totalmente isolado acusticamente, que custa na faixa de 1000 dolares, lá fora. Infelizmente não temos nada igual aqui, porém você pode sempre tentar soluções com materiais isolantes nas paredes do gabinete. O problema passa a ser a ventilação, pois isola termicamente também não permitindo dissipação de calor.

Isso é o grosso das recomendações, e já exitem processadores da AMD com rendimento igual ou superior aos P4, com é o caso dos Athlon 64 X2, porém são mais caros.

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...