Ir ao conteúdo

Watercooler caseiro

defcon

Posts recomendados

Postado

Vi que algumas pessoas tavam perguntando  sobre water coolers caseiros!

então aí vai a pergunta:

Qual a maneira mais eficiente e mais barata de se fazer um watercooler caseiro?

Onde encontrar as peças?

Da pra aproveitar peças de alguns eletrodomesticos caseiros(nunca se sabe)?

falou aí galera quem souber colabore e quem não souber fica de olho que vai ser legal   :cool:

Postado

aí defcon, beleza???

Bom, eu também to querendo fazer um aqui, mas isso é coisa pro futuro...

O q você precisaria seria:

Uma bomba (eu achei uma de aquario com bom fluxo por 110 reais, achei caro, alguem sabe c o preco é esse mesmo??);

Um radiador (pode ser de carro tipo gol, palio q é pequeno, pode ser de moto, acho, num tenho certeza, q pode ser de ar-condicionado também...)

Um waterblock (a parte q vai no processador) q normalmente é feita de cobre, você pode fazer um, mas num deve ser fácil... eu to procurando um bloco de cobre, mas aqui na minha cidade eu num acho, alguem sabe onde eu poderia encomendar???

Mangueiras...

Um reservatorio pra ¨guardar¨ a agua

acho q é isso, num to lembrando de mais nada agora...

falou

P.S. reportei ao moderador pra poder mover pro forum coolers, fica melhor lá

Postado

Um bom WC sai por +- uns R$300,00 completo .

A receita vai aí :

Block :Moringa R$120,00

Radiador (procure em lojas de refrigeração , chama -se CONDENSADOR DE COBRE ) R$40,00

Bomba de água : Better 500L/h = R$30,00

Reservatório de água (mandei fazer um esses dias por R$25,00)

Mangueiras (facilmente encontradas em lojas de material de construção ) R$0,50/metro

Niples (pronuncia-se NIPELS , também facilmente encontrado em casas de parafusos e ferramentas) em media R$2,00 cada (você vai precisar pra colocar no reservatório pra conectar as mangueiras).

Se somar tudo não chega a R$300,00 e você obtém um bom resultado (dependendo do overclock que você pretende) com um WC desses .

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por MADMAX@10 Mai. 2003,20:08

A receita vai aí :

aí, a moringa é a parada que prende no processador?

Tem alguma diferenca entre soquetes?

E se eu quiser ligar na placa de video também?

E tipo, tem perigo de molhar as placas não? Tipo.. aquelas parada do ar quente bater na mangueira fria e criar umidade la dentro.

Conta aí um pouco da sua experiencia!  :;):

Teu case ficou muito show!

falou

Postado

tu quer dizer condensar ar???

isso eu vi q aconteceu com alguem ai do fórum q fez um WC caseiro..

acho q foi o Braun..

mas ele viajo no fato.. pego e coloco gelo no reservatório.. ai a água baixo da temp ambiente.. assim pode condensar..

agora se a agua tá na temp do ambiente não dá nada.. porque quando ela entra no processador tá na temp normal.. q quando sai tá um pouco mais quente.. isso não deixa condensar..

mas se ficar com medo usa uma daquelas mangueiras de refrigeração...

eu to pensando em fazer um block caseiro.. mas manda um carinha lá fazer na fresar...

alguem tem as medidas da base de um dissipador tipo V7 ou V9???

ai vou pega um pedaço maciço de cobre e manda fresa.. depois penso como vou fazer o resto.. ehehhe.

falou

Postado
Postado Originalmente por WolfSpirit+15 Mai. 2003,07:53-->
MADMAX@10 Mai. 2003,20:08

A receita vai aí :

aí, a moringa é a parada que prende no processador?

Tem alguma diferenca entre soquetes?

E se eu quiser ligar na placa de video também?

E tipo, tem perigo de molhar as placas não? Tipo.. aquelas parada do ar quente bater na mangueira fria e criar umidade la dentro.

Conta aí um pouco da sua experiencia!  :;):

Teu case ficou muito show!

falou

Isso , o moringa é um WATERBLOCK , ele é instalado em cima do processador , como se fosse um cooler comum (air cooler).

Tem diferença entre soquetes , o moringa tem duas versões , uma pra ATHLON XP e outra para P-4 (acho que já ta pronto)

Pra usar na placa de vídeo você teria que usar um outro waterblock , o moringa não serve . Mas pra fazer isso o seu WC tem que estar dimensionado pra isso (tamanho de radiador , potencia da bomba etc )

Como o prv-007 disse , só existe condensação se houver temperaturas abaixo da temp. ambiente , isso nunca vai acontecer com um WC comum .

No meu WC é possivel que isso aconteça porque ele tem potencia pra deixara aágua em 0°c !! Mas obviamente eu não deixo (mais) isso acontecer .

Abraços.

Postado

Existem algumas alternativas pra evitar que isso aconteça , mas ainda não vi nada que seja REALMENTE eficaz .

Eu usei no meu sistema , tubos de poliuretano (espuma) pra encapar as mangueiras  e resolveu o problema parcialmente porque é no processador que o bicho péga . Tentei vedar com vaselina solida , mas acho que a vaselina conduz eletricidade e dava uns paus (mas naumcondensava). Existe a graxa dielétrica , mas essa é difícil encontrar por aqui .Ela resolve , mas faz uma meleca danada (vaselina também) quando você tem que mexer no processador .

Por isso desisti de manter a minha cpu abaixo da temp ambiente . Eu conseguia manter a 13°c (numa temp ambiente de 32°c) .

Abraços.

Postado

bom então mad me diz ai..

eu estava certo com a minha teoria???

acho q vou faze então mesmo meu WC pra por meu celeron 366 em 550 numa pcchips..

hauhauhauha

sério... tem certeza  q não condensa??

se eu não acrescentar nada na água... no máximo uns produtos de radiador de carro.. mas nada q baixe minha temp da água.. isso inclui nada de gelo.. ehhehe

falou

Postado

Postado Originalmente por maovesga@17 Mai. 2003,11:59

13º!!!! NOssa , isso com OC???

Com overclock (eu nunca uso meu pc sem overclock  ??? ) e tensão em torno dos 1,85v (palomino na época).

Prv-007 , você está certo , pois não existe condensação se a temperatura estiver acima ou igual a ambiente .

você pode fazer o que quiser , se a temp não ficar abaixo não condensa de jeito nenhum . Mesmo que fique alguns grauzinhos abaixo e se você morar num local de clima seco (ao contrário de mim) não condensa .

A condensação é proporcional a diferença das temps, ou seja quanto mais baixa a temperatura da água maior seria a condensação .

Portanto podem ficar tranquilos .

No meu WC eu deixo a temp da água em 23°c(ambiente  32°c) e não condensa água nas mangueiras .

Abraços.

Postado

Opa colega mad max..

quando você usou a vaselina, você passou ela por cima de tudo!! soquete, cpu, e utilizou neoprene??

estou pra vazer um cooler semelhante ao seu, mas ao invés de usar agua, será direto no cpu, algo semelhante ao prometeia

mas o fantasma da condensacao ainda incomoda..

mas para  a metade do ano pretendo seguir adiante com isso..

Por isso gostaria que me passasse todos os dramas quje a condensacao lhe causou..

Postado
Postado Originalmente por Braun@20 Mai. 2003,01:03

Opa colega mad max..

quando você usou a vaselina, você passou ela por cima de tudo!! soquete, cpu, e utilizou neoprene??

estou pra vazer um cooler semelhante ao seu, mas ao invés de usar agua, será direto no cpu, algo semelhante ao prometeia

mas o fantasma da condensacao ainda incomoda..

mas para  a metade do ano pretendo seguir adiante com isso..

Por isso gostaria que me passasse todos os dramas quje a condensacao lhe causou..

Fala Braun , a condensação é flórida !! Hehehehehehe.....

Mas posso te contar minha experiência .

Fiz assim :

Peguei a vaselina e coloquei dentro do sosquete , depois coloquei o processador em cima . Por cima do processador coloquei mais vaselina e depois coloquei o WB.

Com o WB já instalado preenchi as laterais do WB com mais vaselina (usei um potinho todo) e com o auxilio de um palito de sorvete fui "rebocando" as laterais de forma que ficasse bem vedado.

Dessa forma não tive problemas de condensação , mas tive problemas de instabilidade (provavelmente porque a vaselina conduz eletricidade , mas ainda não sei bem se é isso mesmo) .Acredito que ao invés de vaselina o ideal é a tal graxa dielétrica mesmo .

Nas mangueiras o tubo de espuma resolveu com bastante eficiencia .

Se preicsar de mais detalhes é só perguntar .

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por MADMAX+19 Mai. 2003,02:00-->
maovesga@17 Mai. 2003,11:59

13º!!!! NOssa , isso com OC???

Com overclock (eu nunca uso meu pc sem overclock  ??? ) e tensão em torno dos 1,85v (palomino na época).

Prv-007 , você está certo , pois não existe condensação se a temperatura estiver acima ou igual a ambiente .

você pode fazer o que quiser , se a temp não ficar abaixo não condensa de jeito nenhum . Mesmo que fique alguns grauzinhos abaixo e se você morar num local de clima seco (ao contrário de mim) não condensa .

A condensação é proporcional a diferença das temps, ou seja quanto mais baixa a temperatura da água maior seria a condensação .

Portanto podem ficar tranquilos .

No meu WC eu deixo a temp da água em 23°c(ambiente  32°c) e não condensa água nas mangueiras .

Abraços.

se ta a quanto de OC mesmo??

Mais tipo como você regula a temp do WC??

Vleuz!!!

Postado
Postado Originalmente por maovesga@20 Mai. 2003,21:04

se ta a quanto de OC mesmo??

Mais tipo como você regula a temp do WC??

Vleuz!!!

Regulo a temp da água atraves de um termostato ...quando ela atinge a temperatura "programada" ele desliga o compressor .

quanto ao meu overclock ta na minha assinatura :P

Postado

Opa colega mad max..

agradeco e muito pela preciosa indicacao..

realmente, eu estou pensando em usar graxa dieletrica mesmo, pois a vaselina que eu encontrei aqui eu não gostei muito dela não, e você dizendo que suspeita que o coeficiente de dieletricidade da mesma não seja bom, já desanimei e parti pra graxa..

uma pergunta a mais, a espuma vedante do cano é o neoprene mesmo??

Postado

Regulo a temp da água atraves de um termostato ...quando ela atinge a temperatura "programada" ele desliga o compressor .

quanto ao meu overclock ta na minha assinatura :P

Postado
Postado Originalmente por Braun@21 Mai. 2003,00:43

Opa colega mad max..

agradeco e muito pela preciosa indicacao..

realmente, eu estou pensando em usar graxa dieletrica mesmo, pois a vaselina que eu encontrei aqui eu não gostei muito dela não, e você dizendo que suspeita que o coeficiente de dieletricidade da mesma não seja bom, já desanimei e parti pra graxa..

uma pergunta a mais, a espuma vedante do cano é o neoprene mesmo??

É Braun , sempre que eu vedava com vaselina , a makina ficava doida ! não sei se a vasola isolava algum contato do processador com o soquete , ou ela dava curto e endoidava ,mas o fato é que o micro ficava lokão !

Eu esqueci de dizer que eu enchia os furinhos do soquete(onde entram os pinos do processador) com vaselina também , porque eu ficava com medo de condensar ali .

Os tubos de espuma que eu usei não não são de neoprene não , pois o neoprene é muito caro (é o mesmo material usado na confecção de roupas de mergulho e PNEUS DE AUTOMODELOS DE COMPETIÇÃO) o material desses tubos é poliuretano mesmo ...

Custam R$4,00 e vem com quase 2m !!

Tem nas medidas de 3/8 e 5/16 e é facilmente encontrado nas lojas de refrigeração .

Abraços.

Postado
Postado Originalmente por maovesga@21 Mai. 2003,14:23

OBS: Desculpa o tanto de pergunta , e que nessa parte de refrigeração eu to meio boiano ainda!!

Vleuz!!!

Pode perguntar à vontade !

não vem no compressor , alias o compressor vem PELADO.

Num sistema igual ao meu , você tem que usar um compressor , um condensador , uma cuba especial (já envolvida com a serpentina de cobre etc..) e o TERMOSTATO.

O termostato nada mais é do que um sensor que fica dentro da água e um mecanismo que DILATA/CONTRAI -LIGANDO/DESLIGANDO  o sistema de eletricidade .

Abraços.

Postado

Opa colegas..

eu estava pensando em utilizar um compressor para faezr um sistema semelhante ao seu, porém, depois de analisar um pouco, estou para conseguir um peltier, e se o bicho for fortinho, pretendo utilizar ele ao invés do comrpessor, e assim ainda aproveito meu water cooler.. q q acham??

o ruim que consguir peltier no Brasil é complicado

Postado

cara, um dos meus sonhos seria ter um pc resfriado com peltier, mas tem q ser peltier bom mesmo! pra ficar abaixo de 0!!!

O problema é condensacaum (o q pode ser resolvido) e a fonte! você precisa de uma fonte bem forte pro bicho!

Mas, imagina um "prometeiacooled" peltier!!! IA SER O MAXIMO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postado
Postado Originalmente por Braun@24 Mai. 2003,18:46

Opa colegas..

eu estava pensando em utilizar um compressor para faezr um sistema semelhante ao seu, porém, depois de analisar um pouco, estou para conseguir um peltier, e se o bicho for fortinho, pretendo utilizar ele ao invés do comrpessor, e assim ainda aproveito meu water cooler.. q q acham??

o ruim que consguir peltier no Brasil é complicado

Pois é Braun , um peltier é uma boa pedida ,mas sempre esbarramos na MALDITA CONDENSAÇÃO DÁGUA !

Ao contrário do que o yoda pensa ,a condensação é fó... de resolver , é por isso que muita gente desiste de temperaturas muito baixas , eu mesmo sou um dos que desistiu , acho que não vale a pena o trabalho que dá pois eu atualmente consigo ótimos resultados de overclock com o meu sistema e ele é relativamente simples de construir .

Mas se você encontrar uma maneira realmente eficiente de vedar o processador vá em frente com o peltier !

Abraços.

Postado

POis é colega mad max..

O bicho da condensacao é complicado de resolver.. eu estou orocurando bastantes reportagens sobre o prometeia, para tentar ver se consigo saber a solucao que eles deram pro problema.. pois o sistema deles em alguns lugares chega a -51 graus, o que chega a ser absurdamente frio..

Postado

com certeza a condensacaum é um ##### dum problema, mas e esses tutoriais q dizem ter resolvido??? eu achei q colocando a graxa dieletrica, aquele "plastico" e tudo + era 100 problemas... =[

falou

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...