Ir ao conteúdo

Vinil - corrigir som metalizado

Posts recomendados

Postado

Estou tentando gravar discos de vinil com o AUDACITY, através da entrada auxiliar.

A eliminação de ruídos eu tirei de letra. :palmas: Até já dei dica para uma colega em apuros.

O meu problema :( é que o som fica meio metálico - quando uma pessoa fala ou canta, por exemplo, o som dos "esses" se transformam num chiado. Os agudos estão reforçados e os graves atenuados.

Já testei os vários efeitos do AUDACITY e a qualidade do som só piora :muro: . Alguma dica?

Agradeço antecipadamente

:joia:

Postado
Postado Originalmente por 4nibal@19 de dezembro de 2005, 17:03

Estou tentando gravar discos de vinil com o AUDACITY, através da entrada auxiliar.

A eliminação de ruídos eu tirei de letra.  :palmas:  Até já dei dica para uma colega em apuros.

O meu problema  :(  é que o som fica meio metálico - quando uma pessoa fala ou canta, por exemplo, o som dos "esses" se transformam num chiado. Os agudos estão reforçados e os graves atenuados.

Já testei os vários efeitos do AUDACITY e a qualidade do som só piora  :muro:  . Alguma dica?

Agradeço antecipadamente

:joia:

Para tentar ajudar preciso perguntar... 1) Qual o aparelho de som que você está usando para tocar o LP que vai gravar? 2) de onde está tirando o som? 3) Quando você. toca o LP para reproduzir no próprio aparelho de som e qualidade é melhor?

Reforço nos agudos e atenuação nos graves é coisa típica do sistema RIAA, usado na hora de gravar os LP pelas gravadoras. Depois, nos aparelhos de som, o circuito amplificador da cápsula fazia o processo inverso, levando o som ao normal.

Postado

Olá Hélio, :P

Obrigado pela atenção.

1) Eu uso um toca discos STANTON T.50

2) A reprodução em meu aparelho de som é perfeita - porém, há um pré amplificador entre eles - um Dual Compenser Stéreo BellTech. Originalmente eu também capturava daí para o computador mas aí sim que "estourava" todos os limites. Agora ligo direto o Stanton no "line in" da minha placa de som.

3) Hoje baixei o DC-Art Millenium onde encontrei uma função "Inverse RIAA" e consegui um resultado bem satisfatório. O equalizador gráfico me ajudou a dar um acabamento muito interessante.

4) O problema então passa a ser encontrar os mesmos recursos no AUDACITY, de vez que o DC-Art é uma versão trial.

5) Por último resta um ruído (que eu denominaria "ruído de linha") é um som contínuo originado no STANTON (se eu o deixar na posição de descanso e aumentar o volume do som, o ruído é audível) - esse ruído é contínuo, como se fosse uma campainha daquelas antigas com o volume bem baixinho. Usando o AUDACITY para remover o ruido ele realmente desaparece mas aí sim é que o som vai pro beleléu :bravo: .

:looka: Alguma dica???

Postado
Postado Originalmente por 4nibal@20 de dezembro de 2005, 20:12

Olá Hélio,  :P

Obrigado pela atenção.

1) Eu uso um toca discos STANTON T.50

2) A reprodução em meu aparelho de som é perfeita - porém, há um pré amplificador entre eles - um Dual Compenser Stéreo BellTech. Originalmente eu também capturava daí para o computador mas aí sim que "estourava" todos os limites. Agora ligo direto o Stanton no "line in" da minha placa de som.

3) Hoje baixei o DC-Art Millenium onde encontrei uma função "Inverse RIAA" e consegui um resultado bem satisfatório. O equalizador gráfico me ajudou a dar um acabamento muito interessante.

4) O problema então passa a ser encontrar os mesmos recursos no AUDACITY, de vez que o DC-Art é uma versão trial.

5) Por último resta um ruído (que eu denominaria "ruído de linha") é um som contínuo originado no STANTON (se eu o deixar na posição de descanso e aumentar o volume do som, o ruído é audível) - esse ruído é contínuo, como se fosse uma campainha daquelas antigas com o volume bem baixinho. Usando o AUDACITY para remover o ruido ele realmente desaparece mas aí sim é que o som vai pro beleléu  :bravo: .

:looka:  Alguma dica???

Não sei por que, mas não recebi notificação dessa suas respostas. Só

hoje recebi sua "cobrança".

Com o tal de "inverse RIAA" você. resolveu o problema tecnicamente.

Creio que não há solução melhor. Mas infelizmene não sei se há opção ou recurso no Audacity que faça a mesma coisa. Pela simples razão de que nunca usei esse programa. Fico devendo, mas como tenho um site onde divulgo programas gratuitos e vivo procurando por eles na Internet para incluir novidades, caso encontre algum o avisarei.

Problema mais difícil é o do Stanton: você já descobriu que o problema da "campainha" é dele. Se fosse um "ronco" diria que era problema de filtragem da fonte de alimentação. Mas som tipo "campainha"... Vejo duas hipóteses: ou é uma oscilação espúria que está sendo gerada no amplificador - e sua eliminação teria de ser feita no amplificador mesmo, por um técnico, ou - pode ser uma interferencia que está entrando pela rede elétrica. Nesse caso, um bom filtro de linha resolveria o problema. Essa "campainha" chega a aparecer quando voce está ouvindo a música gravada ou só nos interválos? Se ele se sobrepões à música, de fato, ao retira-lo você. estará retirando também freqüências da própria música. E o único jeito será mesmo acabar com ele na origem.

Acho que é so o que posso lhe dizer.

abraços

Postado

Olá Hélio,

Bom dia.

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Ao mensionar ronco, você dá a impressão de que se fosse ronco poderia haver solução. Se eu estiver errado e também não houver solução para o ronco, nem perca seu tempo (como já pode notar sou prolixo) lendo a vasta explicação abaixo. Se for o contrário, dê uma olhadinha pois temo que estejamos dando nomes diferentes ao mesmo fenômeno.

Mas, considerando sua experiência, acho que encontrei um meio de sabermos se, o que eu chamo de campainha e você de ronco, são coisas diferentes ou mera questão de denominação: se você desconectar o cabo de som da saida do toca discos, ligar o amplificador e encostar qualquer dos cabos em sua mão você terá o mesmo ruído (só que mais amplificado) saindo nas caixas de som - na verdade, o som produzido nesse caso fica um pouco mais grave enquanto que o som que falo fica um pouco mais "ardido". Também posso fazer o seguinte pensamento: sabe aqueles estalos provocados pela eletricidade estática? Se fosse possível abaixar o volume e juntar "n" estalos lado a lado, de modo a produzir um som contínuo, acho que teríamos o mesmo efeito que chamo de "som de campainha" (esta, na verdade, com um som mais grave).

Outra coisa: em certos momentos, ao pegar o braço do toca discos, o mesmo efeito se produz e, mais ainda, percebi que ajustando manualmente a cápsula ao braço, esse efeito se agudiza ou se ameniza (aparentemente, com o tempo, a cápsula afroxa - nesses momentos, ao levantar o braço, ela se movimenta e provoca o problema - que desaparece com o reaperto.)

Pois bem, esse bendito (ou melhor, MALDITO) ruido é permanente. Ele fica quase inaudível quando a cápsula está perfeitamente ajustada. Mas se aumentar o volume do som (sem estar tocando nada) o ruído aparece. Nas gravações, o ruído aparece. Nos estremos, é simples: eu corto o pedaço com o ruído. Mas, no meio da música, em momentos de volume menos intenso, dá pra notar o danado ao fundo.

Ah... não tem nada a ver com o amplificador. Como o som ficava muito alto eu coloquei um switch na saida do toca discos: uma posição direciona a saida para o pré-amplificador/aparelho de som e a outra faz uma "ligação direta" com o "line in" do computador.

Consegui me fazer entender? Isso muda alguma coisa?

Abraços,

Anibal

Postado
Postado Originalmente por 4nibal@22 de dezembro de 2005, 08:35

Olá Hélio,

Bom dia.

Mais uma vez, obrigado pela atenção.

Ao mensionar ronco, você dá a impressão de que se fosse ronco poderia haver solução. Se eu estiver errado e também não houver solução para o ronco, nem perca seu tempo (como já pode notar sou prolixo) lendo a vasta explicação abaixo. Se for o contrário, dê uma olhadinha pois temo que  estejamos dando nomes diferentes ao mesmo fenômeno.

Mas, considerando sua experiência, acho que encontrei um meio de sabermos se, o que eu chamo de campainha e você de ronco, são coisas diferentes ou mera questão de denominação: se você desconectar o cabo de som da saida do toca discos, ligar o amplificador e encostar qualquer dos cabos em sua mão você terá o mesmo ruído (só que mais amplificado) saindo nas caixas de som - na verdade, o som produzido nesse caso fica um pouco mais grave enquanto que o som que falo fica um pouco mais "ardido". Também posso fazer o seguinte pensamento: sabe aqueles estalos provocados pela eletricidade estática? Se fosse possível abaixar o volume e juntar "n" estalos lado a lado, de modo a produzir um som contínuo, acho que teríamos o mesmo efeito que chamo de "som de campainha" (esta, na verdade, com um som mais grave).

Outra coisa: em certos momentos, ao pegar o braço do toca discos, o mesmo efeito se produz e, mais ainda, percebi que ajustando manualmente a cápsula ao braço, esse efeito se agudiza ou se ameniza (aparentemente, com o tempo, a cápsula afroxa - nesses momentos, ao levantar o braço, ela se movimenta e provoca o problema - que desaparece com o reaperto.)

Pois bem, esse bendito (ou melhor, MALDITO) ruido é permanente. Ele fica quase inaudível quando a cápsula está perfeitamente ajustada. Mas se aumentar o volume do som (sem estar tocando nada) o ruído aparece. Nas gravações, o ruído aparece. Nos estremos, é simples: eu corto o pedaço com o ruído. Mas, no meio da música, em momentos de volume menos intenso, dá pra notar o danado ao fundo.

Ah... não tem nada a ver com o amplificador. Como o som ficava muito alto eu coloquei um switch na saida do toca discos: uma posição direciona a saida para o pré-amplificador/aparelho de som e a outra faz uma "ligação direta" com o "line in" do computador.

Bom dia Anibal:

Uma coisa ficou esclarecida: o problema do RIAA. Ao retirar o sinal direto do toca-discos, o circuito que compensa o aumento dos agudos e redução dos graves feita no momento da gravação, ficou desativado, uma vez que ele se encontra no amplificador.

Quanto ao que parece ser mesmo o que chamo de "ronco" a coisa sempre é difícil.

Nem sempre acabar com ele, mas sim descobrir onde ele se origina.

O jeito é tentar por eliminação: Sugestões: 1) desligue o cabo da placa de som, grave alguns segundos (sem música nem nada ligado na entrada in-line) e ouça o que foi gravado para ver se aparece ou não tal ronco. Se aparecer, ele estará entrando direto pela placa de som do computador.

2) Experimente gravar um trecho de música ligando o toca-discos direto na placa de som, sem o switch que você colocou. Pode parecer bobagem, mas há uma possibilidade do ronco entrar através das ligações do switch - é bem comum até.

Note que o toca-discos vai ligado à rede de energia elétrica com um fio e o amplificador com um outro fio (não é assim?) Isso pode estar causando o ronco.

Pelo que você disse, dá para imaginar que esse ronco está no toca-disco, sendo captado pela cápsula - que é um dispositivo MUITO sensível.

Depois me diga o que aconteceu. Nãp se desespere: trabalhei numa fábrica de amplificadores. existia um limite para o ronco que se ouvia com o volume todo aberto e sem NADA ligado nas entradas. E aí aprendi que até a posição de uma resistencia ou condensador, ou o comprimento de uma ligação podia fazer aparecer roncos em níveis bem acima do normal.

Bom divertimento

Helio (PS alterei meu cadastro no forum para ver se passo a receber as notificações, mais de qualquer forma amanhã estarei aqui, mesmo sem notificação...)

Consegui me fazer entender? Isso muda alguma coisa?

Abraços,

Anibal

Postado

Boa noite, meu caro.

Ao menos nos conseguimos fazer entender. Já é um grande passo.

Ao fazer os experimentos de conexão, vi que o switch é de péssima qualidade (só agora vi que é made in China) - ao soltar os cabos, ele trouxe jundo a cúpula metálica que reveste a "tomada", inutilizando o switch. Esse "desastre" me permitiu concluir que o ruído não se origina no danado.

Amanhã vou tentar encontrar algum com técnico da antiga que me construa um "Y", de tal modo que eu possa distribuir a saida para dois locais ao mesmo tempo (vai acabar ficando melhor que o switch que me limita a ouvir um ou outro - com dupla saida posso ouvir por dois lugares ao mesmo tempo).

Outra coisa, voltei a intercalar o pré entre o micro e o toca discos. Embora o volume seja excessivo, a qualidade é melhor.

Por outro lado, percebi claramente que o AUDACITY tem algumas ferramentas e o DC Art - Millenium tem outras que se complementam. No DC Art eu trabalho melhor a sonoridade (graves, agudos, etc.) e no AUDACITY descobri que diminuindo a sensibilidade para eliminação do ruído chego a um resultado bastante satisfatório.

Acho que ainda tenho algum "laboratório" para fazer mas creio já estar no caminho.

Obrigado pela ajuda.

Amanhã devo estar saindo de viagem e só volto no final de janeiro, portanto, "só te contarei as novidades" na volta.

Bom Natal e Bom Ano Novo.

Abraços,

Anibal

Postado
Postado Originalmente por 4nibal@23 de dezembro de 2005, 03:05

Boa noite, meu caro.

Ao menos nos conseguimos fazer entender. Já é um grande passo.

Ao fazer os experimentos de conexão, vi que o switch é de péssima qualidade (só agora vi que é made in China) - ao soltar os cabos, ele trouxe jundo a cúpula metálica que reveste a "tomada", inutilizando o switch. Esse "desastre" me permitiu concluir que o ruído não se origina no danado.

Amanhã vou tentar encontrar algum com técnico da antiga que me construa um "Y", de tal modo que eu possa distribuir a saida para dois locais ao mesmo tempo (vai acabar ficando melhor que o switch que me limita a ouvir um ou outro - com dupla saida posso ouvir por dois lugares ao mesmo tempo).

Outra coisa, voltei a intercalar o pré entre o micro e o toca discos. Embora o volume seja excessivo, a qualidade é melhor.

Por outro lado, percebi claramente que o AUDACITY tem algumas ferramentas e o DC Art - Millenium tem outras que se complementam. No DC Art eu trabalho melhor a sonoridade (graves, agudos, etc.) e no AUDACITY descobri que diminuindo a sensibilidade para eliminação do ruído chego a um resultado bastante satisfatório.

Acho que ainda tenho algum "laboratório" para fazer mas creio já estar no caminho.

Obrigado pela ajuda.

Amanhã devo estar saindo de viagem e só volto no final de janeiro, portanto, "só te contarei as novidades" na volta.

Bom Natal e Bom Ano Novo.

Abraços,

Anibal

Como dizem os mais velhos, "é sofrendo que se aprende". Roncos, ruidos e oscilações para serem eliminadas exigem sempre que se faça testes que permitam ir eliminando cada um dos possiveis causadores até chegar ao culpado. Dá trabalho! Como também dá trabalho "fuçar" num programa para descobrir como funcionam todos os recursos que oferecem e o que fazem.

Eu fico por aqui mesmo, com uma rápida passada na casa de uma cunhada para a reunião de família tradicional (e agradável).

Para você e família desejo um Bom Natal e um 2006 com muita paz, saúde, felicidade e grana. Boa viagem e até a volta.

• 5 semanas depois...
Postado

:-BEER

Valeu, meu caro.

Voltei das férias e só estou aproveitando para agradecer mais uma vez a sua ajuda e renovar o desejo de que tenhas um ótimo ano novo.

:bye:

Postado
Postado Originalmente por 4nibal@23 de janeiro de 2006, 11:03

:-BEER

Valeu, meu caro.

Voltei das férias e só estou aproveitando para agradecer mais uma vez a sua ajuda e renovar o desejo de que tenhas um ótimo ano novo.

:bye:

Salve! Espero que tenha aproveitado bem a viagem e as férias.

Não gosto de dar más notícias, mas sua ideia de fazer um "Y" para ligar a saida, pode dar algum problema: ao conectar a saída do som em duas entradas ao mesmo tempo, você vai descasar a impedância de saida. Dependendo das características dos aparelhos envolvidos e se o descasamento for muito grande, você. vai ter queda no volume e na potência e possível distorção. Pode perfeitamente que a coisa seja muito pequena e não prejudique absolutamente em nada. Mas só experimentando para vêr no que dá.

Se quiser algumas explicações extras sobre casamento de impedâncias, é só dizer.

abraços

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!