Ir ao conteúdo

Overclock em um Athlon XP 2400+

Guiep

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Athlon XP 2400+ com uma placa mãe A7V8X-X (1013) , uma ATI Radeon 9600, 512 de memória DDR400 (mas pretendo colocar outro pente identico a esse), e gostaria de saber qual tipo de overclock eu poderia fazer.

Eu li aqui mesmo no forum q com o overclock no fsb eu estaria fazendo também um overclock dos demais componentes (pelo menos foi isso q eu entendi), e quanto ao overclock no multiplicador ele vale a pena?

Obrigado

Postado

Francamente acho que você deve tentar mais o over da MB, mas dá pra aumentar junto o multiplier. O problaem é q o multiplier joga muito pro alto, não dá pra controlar de pouquinho, é de 0,5x em 0,5x (0,5*fsb=100MHz). Na MB você faz de MHz em MHz da MB (1*mult=10)MHz

Eu não sei se essa placa tem AGP/PCI lock, e se não tiver, não recomendo fazer over na MB, pois pode danificar facilmente a sua placa de vídeo, pois a freqüência do AGP e do PCI sobem junto. Verifique isso antes de qualquer coisa.

Qual tua fonte? Esse também é um problema, se ela for de potencia real baixa. Mas de começo você pode tentar aumentar em 0,5 o multiplier, já que esse não aumenta a frequência dos outros componentes...

E cuida com a refrigeração... pega um programinha pra ficar monitorando a temperatura... Se ela subir mais de 10°C em relação ao stock, vai parando por aí, que ta ficando arriscado demais...

Lembrando que NÃO me responsabilizo por overclock algum, todos os overs são por conta e risco de qm os faz!

Postado

olha eu entendi mais ou menos, só pra confirmar eu devo aumentar o multiplicador, porque acho q minha placa não tem o AGP/PCI lock, ou tem?, se alguem puder confirmar eu agradeço; e caso ela tiver o aumento do fsb seria mais eficiente?

Só + uma perguntinha, esse overclock do multiplicador aumenta bem o desempenho do processador?

Obrigado

Postado

O FSB é melhor porque aumenta a memória, bus clock também, e o do processador não... Além do que, como eu disse, o do processador é mais brusco, ou seja, pode causar um superaquecimento ou um travamento pelo simples aoumento de 0,5x, que como eu disse, aumenta em 100MHz a velocidade... Aí você tá rodando ele a 2,2GHz, estável, aumenta em 0,5x, vai pra 2,3 e o cooler começa a não dar conta, ou fica instável demais... não tem valor intermediário pra testar, e isso é que é o ruim...

Varias pessoas chegam a baixar o multiplier pra poder aumentar mais o fsb da MB, e aumentar assim a velocidade da memória, já que no caso, o limitante do overclock é o processador...

Procure no site da asus veja se sua MB tem pci e agp lock...

Qual a freqüência do processador, e o vcore?

Postado

O meu é um AMD Athlon XP 2400+, eu vou passar algumas informações q eu tenho aqui (peguei pelo CPU-Z):

CPUID Output

------------------------------------------------------------------------------

Number of CPUs 1

Name AMD Athlon XP

Code name Thoroughbred

Specification AMD Athlon XP 2400+

Family/Model/Stepping 681

Extended Family/Model 7/8

Package Socket A

Core Stepping B0

Technology 0.13µ

Instructions Sets MMX, Extended MMX, 3DNow!, Extended 3DNow!, SSE

Features

Clock Speed 1990.3 MHz

Clock multiplier x15.0

Front Side Bus Frequency 132.7 MHz

Bus Speed 265.4 MHz

Stock frequency 2000 MHz

P-Rating 2400+

L1 Data Cache 64 KBytes, 2-way set associative, 64 Bytes line size

L1 Instruction Cache 64 KBytes, 2-way set associative, 64 Bytes line size

L2 Cache 256 KBytes, 16-way set associative, 64 Bytes line size

L2 Speed 1990.3 MHz (Full)

L2 Location On Chip

L2 Data Prefetch Logic yes

L2 Bus Width 64 bits

Chipset

Northbridge VIA KT400 (VT8377) rev. 00

Southbridge VIA VT8235 rev. 00

Graphic Interface AGP

AGP Revision 3.0

AGP Transfert Rate 8x

AGP SBA supported, enabled

Memory Type DDR

Memory Size 512 MBytes

Memory Frequency 199.4 MHz (FSB + 66 MHz)

DRAM Interleave 4-way

CAS# 3.0

RAS# to CAS# 3

RAS# Precharge 3

Cycle Time (tRAS) 7

Memory SPD

DIMM #1

General

Memory type DDR-SDRAM

Manufacturer (ID) Nanya Technology (7F7F7F0B00000000)

Size 512 MBytes

Max bandwidth PC3200 (200 MHz)

Part number M2U51264DS8HB3G-5T

Manufacturing date Week 45/Year 03

Attributes

Number of banks 2

Data width 64 bits

Correction None

Registered no

Buffered no

Timings table

Frequency (MHz) 133 166 200

CAS# 2.0 2.5 3.0

RAS# to CAS# delay 2 3 3

RAS# Precharge 2 3 3

TRAS# 6 7 8

acho q coloquei coisa ate d+ :tantan:

E acho também q minha placa não tem mesmo o AGP/PCI lock.

Postado

Eu acabo de pesquisar tua placa, e realmente ela não tem PCI/AGP Lock, dessa turma, só as com chipset da nForce2 tem... E aí, se você quiser overclockar, só na base do multiplier, porque um fsb de 150 já é muuuuito risco pra placa de vídeo. Se puderes troque-a por uma outra placa com agp/pci lock pra poder overclockar...

Ah, fica mais fácil colocar imagens ao invés de escrever tudo, não?

Abre 3 CPU-Zs e dá um screenshot, depois posta aí... tem um tutorial em todo o forum ensinando...

Postado

Eu peguri um screenshot do cpu-z pra você v:

Só pra finalizar de quanto +ou- eu devo aumentar o multiplicador, porque eu não tenho experiencia com overclock.

Obrigado

post-17677-1388490588276_thumb.jpg

Postado

Primeiro de tudo amigo, voce teria que verificar se o seu processador tem o Multiplicador destravado, mas acho que ele não tem. Então voce teria que fazer over pelo FSB.

Segundo voce tem que saber que a sua placa não tem agp/pci lock, e isso não é bom para overclock. Não é bom que a freqüência do PCI chegue ou passe dos 37mhz.

Verifique como está a temperatura do seu processador, pois tive um 2400+ aqui em casa e notei que ele esquenta muito!

Outro fator importante é a sua fonte, se ela for genérica não é bom voce fazer overclock, principalmente com essa placa mãe que tem a fama de ser um pouco cruel com fontes genéricas.

Ou seja, pra fazer overclock voce tem que tomar certo cuidados antes, senão é melhor não fazê-lo. :joia:

Postado

Tem outra, o vcore dele já é alto...

Nos meus overs, eu fui testando de pouco em pouco... cada processador é diferente, então, vá de 0,5x em 0,5x, (se ele não for destravado, troque tudo), e teste em um jogo pesado ou num stress (showtopic=362181), e fique de olho na temperatura... Esse teu processador guenta bem até 70°C, sem problema (cheque no site da amd, porque eu não sei se o limite máximo dele é 80, 90 ou 100).

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...