Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

LCD vs. Tratamento de Imagens

oleschmitt

Posts recomendados

Olá.

Pesquisei bastante o fórum mas não encontrei nenhum tópico com resposta à minha dúvida: os monitores LCD são bons para tratamento de imagens? Não distorcem as cores?

As respostas que encontrem referem-se a jogos. Também uso meu computador para jogar, mas o mais importante é a fidelidade das cores/contrastes de imagens estáticas (Photoshop, por exemplo).

Alguém saberia me recomendar um LCD para esse propósito?

Desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

• 2 semanas depois...

Como diria Jack, o Estripador, vamos por partes.

Os monitores de LCD estão evoluindo e, caminham para isso, irão substituir os CRT.

Acontece que, hoje, os LCD ainda não atingiram um nível "ótimo" de qualidade de exibição de cores. Mas existem algumas exceções: uma delas, o Apple Cinema, é certificado pela SWOP como 100% compatível com o sitema de prova digital. Ou seja, o que você vir em termos de cor no monitor da Apple, você verá na saída. independente de a imagem estar em CMYK, RGB, LAB, etc. O perfil do monitor é exato. Mas uma "criança" dessas custa (na menor opção, de 20") a bagatela de R$ 4.000,00. Na FNAC, você encontra por esse preço em 12x sem juros. Mas é muita grana pro uso doméstico. Fora que não é bom para ser usado em jogos. Os monitores da LeNovo também são ótimos pra trabalho sério.

Se você pergar um LCD desses de 700,00, não espere que ele seja fantástico no quseito cores: ele não terá a mesma gama que um CRT. Eu vi alguns Samsung e LG, com tempos de refresh de 12 e 8ms (a bem verdade, existem várias formas de medir esses "ms", assim como as empresas de som usavam PMPO no lugar de RMS). mas ainda sofríveis quando utilizados em jogos com muita movimentação.

Se alguém souber de um monitor "low cost" LCD que represente bem as cores, por favor, me avisem. Estou louco pra trocar meus já batidos de 19" CRT por pelo menos um 19" LCD.

Abraços a todos.

Link para o comentário

oleschmitt,

Se você tiver a oportunidade de ver um desses funcionando, pode ser que valha a pena:

Monitor Sony 17 LCD SDM HS75P

Um único detalhe: encontrei algumas reclamações sobre dificuldades de acerto de cores (tons de cinza e um pouco no vermelho).

Fora esse detalhe, a marca é muito boa, e as características técnicas são respeitáveis. Com o detalhe de que o preço abaixou (ele está custando o que custava a sua versão mais simples). Mas faça o teste visual antes de comprá-lo. E não esqueça que, no caso do LCD, ele tem resolução fixa (a samsung usa uma interpolação pra simular outras resoluções - praticamente, não muda nada), o que pode exigir uma placa de vídeo um pouco mais potente. E todos os modelos tem a melhor imagem quando utilizada a conexão DVI. Tive a oportunidade de assistir a alguns filmes em DVD "fullscreen" nos monitores de LCD de 15, 17 e 19 polegadas. O vídeo ficou melhor no de 15". Nos outros 2 o vídeo ficou visivelmente "pixelizado" (tanto o de 17" quanto o de 19" utilizam a mesma resolução), sendo mais aparente do de 19".

Em tempo: monitores de LCD tem um pequeno inconveniente chamado "dead pixel", ou seja, pontos do monitor que podem não acender. A Samsung, por exemplo, só efetua a troca caso hajam mais de 6 "pixels mortos" no monitor. É pouco, mas vale testar o monitor antes de levar (faça um "slideshow" com as cores branco, preto, azul, verde, vermelho e cinza).

Espero ter ajudado,

Abraços.

Link para o comentário

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!