Ir ao conteúdo

Problemas com partições!

Änarki

Posts recomendados

Postado

Seguinte:

Tenho um notebook Toshiba A105, com hd de 60gb. Particionei ele em 2 partes, uma de 20gb ntfs para windows e 40gb ntfs para meu arquivos pessoais.

Foi aí que eu inventei de instalar o Kurumin 6.

Sou leigo total em Linux.

Antes da instalação, ele pede para criar uma partição para o Linux, e tinha que ser duas, uma de uns 3gb e mais uma menor para Swapp (não sei o que significa).

Diminui a partição de 20gb destinada para o Windows, para uma de 10gb, sobraram 10 gb, aí dividi esses 10gb em 2 de 5gb. aí uma delas eu formatei para o Linux e aí ele instalor tudo normal... O problema, é que na hora de formatar a segunda parte, ele falava que não pode ser criada mais de 4 partiçoes primarias, então criei essa segunda particao, junto a particao secundaria ntfs de 40 gb, aí ele me tomou 5gb da partição de 40gb e agora eu não consigo mais eliminar a meledeta, já que ela num serve para nada!!!

Resumindo: Quero ficar com 3 partição, uma de 10gb ntfs para windows, uma 10gb primaria para linux e a minha de 40gb secundaria ntfs para meu arquivos...

Detalhe! Não posso formatar nenhuma partição, somente a do Linux!!

Como faço isso??

Outra pergunta: Porque quando jogo algum arquivo do linux no meu pendrive, o WINDOWS não lê, mas quando gravo um arquivo no pendrive o Linux lê???

Outra: Logo após a instalação, o Kurumin lia todos os arquivos da partçao ntfs, e agora não lê mais!!! Até achei que eu tinha feito alguma besteira e apagado tudo, mas quando volto para o Windows e tá tudo lá!!

AJUDA!!!!

Postado

Bem faz assim..

Usa o Partitiom Magic, deleta a do linux, e deleta esses 5GB que ele tomou da de 40Gb...

Ai deixa somente 10GB livre sem formatação nenhuma, e quando você for instalar ele vai fazer as partições dele nesse espaço (deixa ele fazer a swap que é a região que ele vai usar para memoria ram, semenhante ao arquivo de paginação do windows só que melhor).

Postado