Ir ao conteúdo

Problemas com partições!

Änarki

Posts recomendados

Postado

Seguinte:

Tenho um notebook Toshiba A105, com hd de 60gb. Particionei ele em 2 partes, uma de 20gb ntfs para windows e 40gb ntfs para meu arquivos pessoais.

Foi aí que eu inventei de instalar o Kurumin 6.

Sou leigo total em Linux.

Antes da instalação, ele pede para criar uma partição para o Linux, e tinha que ser duas, uma de uns 3gb e mais uma menor para Swapp (não sei o que significa).

Diminui a partição de 20gb destinada para o Windows, para uma de 10gb, sobraram 10 gb, aí dividi esses 10gb em 2 de 5gb. aí uma delas eu formatei para o Linux e aí ele instalor tudo normal... O problema, é que na hora de formatar a segunda parte, ele falava que não pode ser criada mais de 4 partiçoes primarias, então criei essa segunda particao, junto a particao secundaria ntfs de 40 gb, aí ele me tomou 5gb da partição de 40gb e agora eu não consigo mais eliminar a meledeta, já que ela num serve para nada!!!

Resumindo: Quero ficar com 3 partição, uma de 10gb ntfs para windows, uma 10gb primaria para linux e a minha de 40gb secundaria ntfs para meu arquivos...

Detalhe! Não posso formatar nenhuma partição, somente a do Linux!!

Como faço isso??

Outra pergunta: Porque quando jogo algum arquivo do linux no meu pendrive, o WINDOWS não lê, mas quando gravo um arquivo no pendrive o Linux lê???

Outra: Logo após a instalação, o Kurumin lia todos os arquivos da partçao ntfs, e agora não lê mais!!! Até achei que eu tinha feito alguma besteira e apagado tudo, mas quando volto para o Windows e tá tudo lá!!

AJUDA!!!!

Postado

Bem faz assim..

Usa o Partitiom Magic, deleta a do linux, e deleta esses 5GB que ele tomou da de 40Gb...

Ai deixa somente 10GB livre sem formatação nenhuma, e quando você for instalar ele vai fazer as partições dele nesse espaço (deixa ele fazer a swap que é a região que ele vai usar para memoria ram, semenhante ao arquivo de paginação do windows só que melhor).

Postado
Postado Originalmente por Änarki@22 de abril de 2006, 23:31

Onde eu consigo esse partition magic??

Ele é um software proprietário e não aceitamos pirataria por aqui, então, vamos deixar esse assunto por encerrado, oka?!

Sobre partições cada disco pode ter até 256 partições! Porém, apenas 4 podem ser primárias e para cada primária pode-se ter mais 63 unidades extendidas ( lógicas ).

Enão quando for criar as partições, lembre-se disso!

GNU/Linux não escreve(só lê!) em NTFS por isso, seria mais interessante deixar uma partição em FAT32 para você pode ler/escrever com sua distro GNU/Linux ou com o MS-Windows.

Se não tiver como fazer isso com o Particion Magic... e não tiver arquivo algum no HD.

Com o CD do XP ou do Win9x e mais algum CD de uma distro GNU/Linux dá pra ter o mesmo resultado!

é apenas mais demorado e mais cansativo! mas se faz a mesma coisa!

Felicidades!

:bandeira:

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!